Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nessebar, Burgas, Bulgária. Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Bulgária 2032, Burgas lança a sua candidatura | Por João Palmeiro

“Burgas tornou-se conhecida como um centro cultural que atrai dezenas de milhares de visitantes com os diversos e coloridos eventos culturais que tem para oferecer”

07:30 26 Dezembro, 2025 18:28 18 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em 2032, a Bulgária e a Dinamarca selecionarão as suas cidades para o título de Capital Europeia da Cultura. O procedimento será aberto em 2026, quando os dois países convidarão oficialmente as cidades para preparar as candidaturas.

E apesar de ainda faltar um ano para o lançamento oficial da campanha, há cidades na Bulgária que não têm estado paradas, sendo a mais ansiosa Gabrovo*, com a presidente da câmara, Tanya Hristova, a anunciar no ano passado que a cidade se preparava para disputar o título de Capital Europeia da Cultura. A bem-sucedida Casa do Humor e da Sátira de Gabrovo, juntamente com o centro Christo e Jeanne-Claude de arte moderna estarão entre os destaques do seu programa de candidaturas.

Agora, a cidade de Burgas**, no Mar Negro, também se junta à batalha pelo prestigiado título. O presidente da Câmara de Burgas, Dimitar Nikolov, anunciou há alguns dias que os preparativos para a candidatura da cidade já começaram. E o conselho municipal votou por unanimidade a criação de uma fundação Burgas 2032 para trabalhar na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

“Tenho informações não oficiais de que há outras 3 ou 4 cidades búlgaras a preparar-se também. Podemos ter sido os primeiros a anunciá-lo oficialmente, mas espero que outras cidades também façam a sua candidatura. Depois, durante o ano de 2026, mas o mais tardar até 2028, o candidato búlgaro tem de ser nomeado, e essa cidade terá três anos até 2032 para se preparar – o ano em que vai ser Capital Europeia da Cultura”, disse a vice-presidente da Câmara de Burgas, Diana Savateva, que é responsável pela fundação Burgas 2032,  disse em entrevista à Radio Bulgária.

Burgas tornou-se conhecida como um centro cultural que atrai dezenas de milhares de visitantes com os diversos e coloridos eventos culturais que tem para oferecer. Os festivais de verão com estrelas pop mundialmente famosas fizeram dela um dos principais palcos europeus de arte e entretenimento.

“Burgas é mais do que um destino turístico, é um centro multicultural onde pessoas de diferentes etnias podem encontrar oportunidades de desenvolvimento”, diz Diana Savateva e acrescenta:

“Somos a fronteira sudeste da UE. Nós, ao contrário de muitas outras cidades, somos capazes de transformar o facto de sermos uma cidade jovem em vantagem. Porque não somos como Plovdiv, não temos uma Cidade Velha (Plovdiv foi Capital Europeia da Cultura em 2019), mas temos espaços “escondidos” na área circundante com uma história que remonta a milhares de anos, e o que podemos fazer é torná-los mais visíveis. Burgas tem experiência como candidata a Capital Europeia da Cultura em 2019, quando todos os 13 municípios da região uniram os seus esforços num conceito comum. Agora, nossa cidade vez conta com parcerias com municípios vizinhos na costa do Mar Negro para nossa candidatura”, diz a presidente da Camara Diana Savateva.

Para já, Burgas e Gabrovo são as únicas cidades búlgaras que anunciaram oficialmente que vão concorrer a Capital Europeia da Cultura em 2032, mas espera-se que se juntem a Varna, Veliko Tarnovo e Russe, que estão atualmente a considerar a opção de participar no concurso para este prestigiado título europeu.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews.

JOÃO PALMEIRO

*Cidade na região centro da Bulgária conhecida como capital internacional do humor. Tem cerca de 70.000 habitantes.

**Burgas é a quarta maior cidade da Bulgária com 205.000 habitantes, nas margens do mar Negro. Os romanos conheciam na como a cidade das águas cálidas.

Leia também: Os ativos não explorados em África que vão redefinir o crescimento | Por João Palmeiro

Casal de idosos.
Economia Nacional

Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma

12:01 13 Janeiro, 2026 12:00 13 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Um requisito essencial pode impedir alguns pensionistas de receber a reforma. Saiba o que precisa cumprir para garantir o seu direito

Algarve Cultura

Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80

11:51 13 Janeiro, 2026 11:53 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido na Rádio Universitária do Algarve, o projeto tornou-se uma marca de referência com as Festas da Rua 80

Algarve Saúde

Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve

11:41 13 Janeiro, 2026 11:32 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca aprovação em Conselho de Ministros como passo decisivo para uma infraestrutura há muito reivindicada pelo Algarve

Repórter em preparação para um direto televisivo. Crédito: Freepik AI
Nacional

“Dei cabo da minha carreira”: imprevisto em direto deixou famoso repórter da TVI sem um dente

09:30 13 Janeiro, 2026 21:36 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um imprevisto em direto deixou um repórter da TVI sem um dente e marcou um momento insólito da televisão portuguesa

Algarve Política

Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros

12:11 13 Janeiro, 2026 12:11 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca habitação, água, ambiente e espaço público como prioridades para este ano

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

O tempo agravou e o temporal chegou: alerta amarelo indica que o mau tempo não vai ‘poupar’ estes distritos

06:00 13 Janeiro, 2026 21:23 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa, vento forte e possibilidade de neve levam à ativação de alerta amarelo em 17 distritos, segundo o IPMA

Ensino Opinião

A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo

07:30 13 Janeiro, 2026 19:10 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja tempo de a energia reivindicativa ser canalizada para aquilo que realmente importa: resolver a crise profunda do ensino em Portugal"

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno rigoroso ‘ganha força’: saiba quando e onde vão ser os ‘piores’ dias da semana

06:00 12 Janeiro, 2026 11:21 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Com o afastamento do anticiclone e a reorganização do Atlântico, o frio regressa e o Inverno volta a marcar presença, com mudanças no estado do tempo em Portugal ao longo da semana

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto Europa

Condutor foi apanhado 57 km/h acima do limite e pagou um ‘balúrdio’: conheça o valor da multa mais cara de sempre

15:20 12 Janeiro, 2026 19:12 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um condutor foi apanhado em excesso de velocidade na Suiça e acabou por pagar uma multa recorde devido às leis locais

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

06:30 11 Janeiro, 2026 15:37 9 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana que começa a 12 de janeiro traz vários avisos de cortes e perturbações no abastecimento de água, com operações longas

Dois homens a trabalhar numa peixaria. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Idoso arrisca perder a reforma e multa de 19.000 euros por ter ajudado o primo na peixaria: tribunal não teve dúvidas

18:00 12 Janeiro, 2026 15:50 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Pensionista italiano arriscou-se a perder parte da reforma e a pagar 19.000 euros por algumas horas de trabalho numa peixaria familiar

Mulher a realizar uma troca numa loja. Crédito: Freepik AI
Economia Lifestyle

A sua troca foi recusada? Conheça os casos em que a loja é obrigada a aceitar

16:00 11 Janeiro, 2026 16:59 9 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as recusas de troca são legais. Saiba quais os prazos, os direitos do consumidor e os casos em que pode pedir reembolso

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Europa

“Sinto-me bem e sou feliz no que faço”: médico obrigado a reformar-se aos 65 anos quer continuar a trabalhar por “realização pessoal”

20:40 12 Janeiro, 2026 20:26 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Obrigado a aposentar-se aos 65 anos, este médico reformado espanhol diz ter saudades de exercer a profissão que o fazia feliz

Algarve Desporto

Algarve em destaque na 51.ª Exposição Nacional de Columbofilia

07:40 12 Janeiro, 2026 07:39 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Representação algarvia vence títulos e alcança lugares de topo na 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

3 peixes e uma tábua. Crédito: Freepik
Saúde

Alerta de especialista: antes de consumir este peixe muito popular em Portugal deve fazer isto para tirar os parasitas

17:30 12 Janeiro, 2026 23:32 11 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um pescador expôs o local exato onde os parasitas se alojam num dos peixes mais consumidos em Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Burlaram-me em 200.000€”: homem de 66 anos apaixonou-se por mulher que não existe e entregou todas as suas poupanças

12:40 12 Janeiro, 2026 11:25 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Homem de 66 anos foi vítima de burla com inteligência artificial, tendo transferido 200.000 euros a uma pessoa que acreditava existir

Casal de idosos.
Economia, Nacional

Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma

12:01 13 Janeiro, 2026 12:00 13 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Um requisito essencial pode impedir alguns pensionistas de receber a reforma. Saiba o que precisa cumprir para garantir o seu direito

Algarve, Cultura

Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80

11:51 13 Janeiro, 2026 11:53 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido na Rádio Universitária do Algarve, o projeto tornou-se uma marca de referência com as Festas da Rua 80

Algarve, Saúde

Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve

11:41 13 Janeiro, 2026 11:32 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca aprovação em Conselho de Ministros como passo decisivo para uma infraestrutura há muito reivindicada pelo Algarve

Repórter em preparação para um direto televisivo. Crédito: Freepik AI
Nacional

“Dei cabo da minha carreira”: imprevisto em direto deixou famoso repórter da TVI sem um dente

09:30 13 Janeiro, 2026 21:36 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um imprevisto em direto deixou um repórter da TVI sem um dente e marcou um momento insólito da televisão portuguesa

Algarve, Política

Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros

12:11 13 Janeiro, 2026 12:11 13 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca habitação, água, ambiente e espaço público como prioridades para este ano

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

O tempo agravou e o temporal chegou: alerta amarelo indica que o mau tempo não vai ‘poupar’ estes distritos

06:00 13 Janeiro, 2026 21:23 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa, vento forte e possibilidade de neve levam à ativação de alerta amarelo em 17 distritos, segundo o IPMA

Ensino, Opinião

A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo

07:30 13 Janeiro, 2026 19:10 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja tempo de a energia reivindicativa ser canalizada para aquilo que realmente importa: resolver a crise profunda do ensino em Portugal"

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno rigoroso ‘ganha força’: saiba quando e onde vão ser os ‘piores’ dias da semana

06:00 12 Janeiro, 2026 11:21 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Com o afastamento do anticiclone e a reorganização do Atlântico, o frio regressa e o Inverno volta a marcar presença, com mudanças no estado do tempo em Portugal ao longo da semana

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto, Europa

Condutor foi apanhado 57 km/h acima do limite e pagou um ‘balúrdio’: conheça o valor da multa mais cara de sempre

15:20 12 Janeiro, 2026 19:12 11 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Um condutor foi apanhado em excesso de velocidade na Suiça e acabou por pagar uma multa recorde devido às leis locais

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados e estas serão as regiões afetadas

06:30 11 Janeiro, 2026 15:37 9 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana que começa a 12 de janeiro traz vários avisos de cortes e perturbações no abastecimento de água, com operações longas

Dois homens a trabalhar numa peixaria. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Idoso arrisca perder a reforma e multa de 19.000 euros por ter ajudado o primo na peixaria: tribunal não teve dúvidas

18:00 12 Janeiro, 2026 15:50 12 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Pensionista italiano arriscou-se a perder parte da reforma e a pagar 19.000 euros por algumas horas de trabalho numa peixaria familiar

Mulher a realizar uma troca numa loja. Crédito: Freepik AI
Economia, Lifestyle

A sua troca foi recusada? Conheça os casos em que a loja é obrigada a aceitar

16:00 11 Janeiro, 2026 16:59 9 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as recusas de troca são legais. Saiba quais os prazos, os direitos do consumidor e os casos em que pode pedir reembolso

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Europa

“Sinto-me bem e sou feliz no que faço”: médico obrigado a reformar-se aos 65 anos quer continuar a trabalhar por “realização pessoal”

20:40 12 Janeiro, 2026 20:26 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Obrigado a aposentar-se aos 65 anos, este médico reformado espanhol diz ter saudades de exercer a profissão que o fazia feliz

Algarve, Desporto

Algarve em destaque na 51.ª Exposição Nacional de Columbofilia

07:40 12 Janeiro, 2026 07:39 12 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Representação algarvia vence títulos e alcança lugares de topo na 51.ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbofilia

3 peixes e uma tábua. Crédito: Freepik
Saúde

Alerta de especialista: antes de consumir este peixe muito popular em Portugal deve fazer isto para tirar os parasitas

17:30 12 Janeiro, 2026 23:32 11 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um pescador expôs o local exato onde os parasitas se alojam num dos peixes mais consumidos em Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Burlaram-me em 200.000€”: homem de 66 anos apaixonou-se por mulher que não existe e entregou todas as suas poupanças

12:40 12 Janeiro, 2026 11:25 12 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Homem de 66 anos foi vítima de burla com inteligência artificial, tendo transferido 200.000 euros a uma pessoa que acreditava existir

Últimas Notícias

  • Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros
    Lagoa aprova “maior orçamento de sempre”, acima de 74 milhões de euros
  • Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma
    Atenção pensionistas: quem não cumprir este requisito perde o direito à reforma
  • Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80
    Rua 80 celebra 15 anos dedicados à música dos anos 80
  • Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve
    Loulé saúda avanço do Hospital Central do Algarve
  • Se tiver esta carta de condução só a pode apresentar em papel: formato digital não é válido
    Se tiver esta carta de condução só a pode apresentar em papel: formato digital não é válido
  • Assembleia Municipal de Tavira aprova voto de louvor à Federação Portuguesa de Ciclismo
    Assembleia Municipal de Tavira aprova voto de louvor à Federação Portuguesa de Ciclismo

Opinião

  • A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo
    A tortura dos sumários – Como um registo é divulgado como instrumento de opressão | Por José Figueiredo
  • Venezuela possui as maiores reservas de petróleo, cerca de 18% de todas as reservas do mundo
    Venezuela possui as maiores reservas de petróleo, cerca de 18% de todas as reservas do mundo
  • O Direito Internacional e a elasticidade dos fortes | Por Luís Ganhão
    O Direito Internacional e a elasticidade dos fortes | Por Luís Ganhão
  • Exercícios práticos para o despertar | Por Joaquim Caeiro
    Exercícios práticos para o despertar | Por Joaquim Caeiro
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Novas regras na carta de condução na UE: espanhóis preparam nova ‘idade mínima’ para conduzir que pode chegar a Portugal
    Novas regras na carta de condução na UE: espanhóis preparam nova ‘idade mínima’ para conduzir que pode chegar a Portugal
  • UE quer modernizar regras laborais para “empregos de qualidade”: saiba que trabalhadores e empresas podem ser afetados
    UE quer modernizar regras laborais para “empregos de qualidade”: saiba que trabalhadores e empresas podem ser afetados
  • Pode perder a carta de condução sem saber: esta regra da União Europeia apanha os condutores mais desatentos desprevenidos
    Pode perder a carta de condução sem saber: esta regra da União Europeia apanha os condutores mais desatentos desprevenidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal