Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

A atual geração tem que fazer muito para que no futuro tudo seja melhor

Artigo de opinião de Desidério Silva sobre as várias notícias que têm vindo a público nos últimos dias sobre Saúde e Racismo

17:38 19 Fevereiro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Desidério Jorge Silva;
Ex-presidente da Câmara de Albufeira
e da Região de Turismo do Algarve

Nos dias de hoje somos bombardeados e assaltados com todo o tipo de notícias que muitas vezes nos deixam a pensar como chegamos a este estado de coisas.

Notícias alarmantes face a natureza de realidades que há uns anos atrás não imaginávamos que fosse possível. Estes últimos dias então têm sido mesmo férteis em tudo isso.

Desde o Coronavírus, que continua a devastar vidas e a criar situações alarmantes em todo o mundo. Entretanto, por cá, felizmente, os resultados têm sido negativos e o governo e a Diretora Geral de Saúde têm tido uma postura e atitude muito positiva.

No outro prato da balança está um Serviço Nacional de Saúde pelas ruas da amargura. Sim, só pode ser isso. Como se justifica que em 2021 aconteçam duas mortes nos serviços de urgências nos hospitais portugueses?

Um homem em Lamego com seis horas à espera de ser atendido e não resistiu. Outro em Beja também nas urgências sem ser atendido também faleceu. Os dois com pulseira amarela.

Casos para pensar, reflectir e até para preocupar cada vez mais quem entra nas urgências e que é presenteado com uma pulseira dessa cor. Não será de rever todo este procedimento?

Acreditamos que os profissionais de saúde são todos muito competentes e são mesmo. Então o que funciona mal entre a triagem e a verificação pelo médico?

Esta perceção é a que existe nas pessoas, mas aqui não se trata do que se pensa sobre os serviços mas sim de vidas de pessoas que é preciso salvar e proteger.

Muita coisa terá que ser feita. Não só neste aspeto, mas em todo o Serviço Nacional de Saúde. No Algarve muito mais do que no resto do País.

O SNS debate-se com falta de infraestruturas, equipamentos e de material de primeira necessidade.

Para além dos excelentes profissionais que estão ao serviço existe uma grave carência em várias áreas e daí a necessidade urgente de respostas imediatas, para além de outras estruturantes como o novo Hospital Central. Mas até que se resolva a situação imediata de modo a servir as pessoas e a salvar vidas.

Outra situação de momento tem a ver com o racismo e a atitude de Marega no jogo entre o Porto e o Vitória de Guimarães. A atitude, segundo Marega, teve a ver com a forma como o mesmo foi tratado e insultado, antes e durante o jogo, por alguns apoiantes do Vitoria.

Percebendo a atitude do jogador, é difícil entender o não apoio dos colegas de equipa do mesmo jogador.

Será que pensaram primeiro nos três pontos antes da solidariedade com o colega?

Isto não foi um caso isolado no futebol português, nem a nível internacional. O que foi diferente foi o jogador sair do campo. A partir de agora outros momentos vão acontecer, e aí vamos ver quem tem coragem de ser solidário.

Este mundo está cheio de hipocrisia, demostrada em várias atitudes, e cada vez mais vista e analisada pelos meios de comunicação social.

Cada dia que passa, o futebol é uma indústria milionária que funciona cada vez mais com as transmissões diretas.

Vamos ver os estádios cada vez mais vazios se não forem tomadas medidas que levem à contenção e a razoabilidade dos espectadores perante aqueles que têm a classe e o saber para nos envolver enquanto espectadores de um desporto que cativa e envolve autênticas multidões.

Portanto, nestes últimos dias estiveram, e estão em cima da mesa, temas que nos envolvem e nos preocupam cada vez mais. Saúde em várias vertentes e Racismo

Ora, uma sociedade deve ser fruto dos valores e das várias intervenções dos seus antecedentes. Parece que o passado teve algumas fragilidades e não assegurou que o presente atual estivesse livre de lidar com estas situações.

Isto leva-me a pensar que a atual geração tem que fazer muito, mesmo muito, para que no futuro tudo seja melhor e muito mais transparente.

Os nossos filhos e nossos netos agradecerão, é muito.

Pensem nisso.

O Algarve agradece!

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião da TAP.
Mundo Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve Cultura

Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal

06:50 26 Junho, 2026 07:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município destaca o valor histórico, cultural e arquitetónico do edifício situado na Avenida da República, ligado à memória de Olhão

Algarve Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Avião da TAP.
Mundo, Nacional

Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro

07:00 26 Junho, 2026 17:37 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há 11 elementos da tripulação da TAP retidos em Caracas depois dos fortes sismos que atingiram a Venezuela

Algarve, Cultura

Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal

06:50 26 Junho, 2026 07:08 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Município destaca o valor histórico, cultural e arquitetónico do edifício situado na Avenida da República, ligado à memória de Olhão

Algarve, Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Praia fluvial odeleite. Crédito: CM Castro Marim
Algarve, Vida & Lazer

Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

20:12 25 Junho, 2026 19:54 25 Junho, 2026 | João Luís

Nova praia fluvial do Algarve inaugura esta sexta-feira, depois de anos de espera e de uma seca que atrasou a abertura do espaço

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Últimas Notícias

  • A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin
    A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin
  • Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro
    Tripulação da TAP está retida na Venezuela e há um ferido ligeiro
  • Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal
    Olhão classifica edifício da República 14 como Imóvel de Interesse Municipal
  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal