Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Saúde

Uso da máscara reavaliado nas próximas duas semanas, avança Governo

Portugal está com 577 casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos sete dias e o índice de transmissibilidade é inferior a 1.

21:17 19 Abril, 2022 21:17 19 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou esta terça-feira que o uso da máscara, nomeadamente nas escolas, vai ser reavaliado nas próximas duas semanas e terá em conta o índice de transmissibilidade e mortalidade da covid-19.

“Neste momento temos indicadores que podem permitir que nos próximos tempos, oito ou 15 dias, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reanalise todo este processo e, se estes indicadores se mantiverem, poderá aliviar estas restrições”, disse António Lacerda Sales.

O secretário de Estado sustentou que é importante neste momento passar o período da Páscoa, tendo em conta que é uma altura de maior mobilidade social, e também do início de aulas.

“É bom que se possa deixar decorrer estes próximos dias para se perceber se este período de maior mobilidade social teve algum impacto naquilo que é a incidência, que até agora se tem mostrado decrescente”, frisou António Lacerda Sales, referindo que atualmente Portugal está com 577 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos sete dias e o índice de transmissibilidade é inferior a um.

Segundo o governante, estes indicadores não têm provocado um impacto na mortalidade geral.

“Mediante estes bons indicadores e, se os mantivermos na próxima semana ou durante as próximas duas semanas, garantidamente que a DGS poderá reanalisar esta medida, nomeadamente o uso das máscaras, e poderá eventualmente dentro de uma ou duas semanas proceder ao alívio destas restrições, nomeadamente nas escolas”, sublinhou.

António Lacerda Sales ressalvou ainda que “esta decisão é iminentemente técnica” e que “as boas decisões políticas se apoiam sempre em boas decisões técnicas”.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE CONTRA CONTINUIDADE DO USO DE MÁSCARA NAS ESCOLAS

No dia em que começou o terceiro período do ano letivo, o Conselho Nacional de Saúde tornou pública a sua posição contra a manutenção do uso de máscara nas escolas, considerando que a infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 entre a comunidade educativa “não tem uma dimensão objetiva que o justifique”.

Aquele órgão consultivo do Governo liderado pelo epidemiologista Henrique Barros “vê com apreensão a insistência” no uso de máscara “no contexto das escolas e creches”, considerando que “esta medida de proteção individual”, sendo de “aplicação proporcional”, deve “restringir-se a outros contextos mais específicos”, como serviços de saúde ou lares, e “não à comunidade escolar, onde a infeção não tem uma dimensão objetiva que o justifique”.

Na quarta-feira, a diretora-geral da Saúde disse que, apesar de a covid-19 nas crianças ser “habitualmente ligeira”, o fim do uso da máscara nas escolas “é um risco ainda grande com a transmissibilidade que ainda existe”.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS SOBRE O USO DE MÁSCARA NAS ESCOLAS?

O início do terceiro período com a obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas divide os especialistas. A Direção-Geral da Saúde decidiu manter a medida devido ao elevado número de mortes por covid-19.

Os psicólogos alertam para a forma como a máscara tem alterado a comunicação e a socialização dos jovens e para os perigos de prolongar o uso.

Em Espanha, como noutros países da Europa, as escolas abandonam esta quarta-feira a proteção individual. Também em Portugal a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos, designadamente nas escolas, pode ter os dias contados.

Conselho Nacional de Saúde contra continuidade do uso de máscara nas escolas. Graça Freitas discorda
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
José Mourinho.
Cultura Desporto Mundo Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve Cultura

Oliver Sean promete noite memorável no Rock da Baixa Mar em Tavira

11:54 29 Julho, 2026 12:26 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estrela internacional promete uma noite de música ao vivo, marcada por grandes sucessos, colaborações e temas apresentados pela primeira vez

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Economia Nacional

Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões

12:40 29 Julho, 2026 12:38 29 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Hotelaria, procura robusta em Tavira e falta de casas para a classe média marcam o imobiliário algarvio no primeiro semestre de 2026

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Algarve Saúde

Autocuidado reúne psicólogos de Olhão no Parque Natural da Ria Formosa

08:39 29 Julho, 2026 08:39 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de intervisão desenvolvido em Olhão conquista reconhecimento nacional e será apresentado, em outubro, no Congresso Nacional de Psicologia

Cultura Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Algarve Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Arraial do Petisco.
Algarve Cultura Gastronomia

De 31 de julho a 2 de agosto há mais Arraial do Petisco com ensopado de borrego, feijoada de choco e doces algarvios

08:00 27 Julho, 2026 08:14 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Arraial do Petisco volta a Pêra entre 31 de julho e 2 de agosto com gastronomia algarvia, doces regionais, música ao vivo e entrada a 2€

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Algarve Auto Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

José Mourinho.
Cultura, Desporto, Mundo, Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Algarve, Cultura

Oliver Sean promete noite memorável no Rock da Baixa Mar em Tavira

11:54 29 Julho, 2026 12:26 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estrela internacional promete uma noite de música ao vivo, marcada por grandes sucessos, colaborações e temas apresentados pela primeira vez

Algarve

GNR detém três jovens e apreende droga, dinheiro e notas falsas no Algarve

10:39 29 Julho, 2026 11:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação especial de prevenção criminal mobilizou militares de investigação, intervenção e operações especiais da GNR

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Economia, Nacional

Acqua Portimão entre os maiores negócios do imobiliário com operação de 60 milhões

12:40 29 Julho, 2026 12:38 29 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Hotelaria, procura robusta em Tavira e falta de casas para a classe média marcam o imobiliário algarvio no primeiro semestre de 2026

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Algarve, Saúde

Autocuidado reúne psicólogos de Olhão no Parque Natural da Ria Formosa

08:39 29 Julho, 2026 08:39 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de intervisão desenvolvido em Olhão conquista reconhecimento nacional e será apresentado, em outubro, no Congresso Nacional de Psicologia

Cultura, Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Algarve, Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Arraial do Petisco.
Algarve, Cultura, Gastronomia

De 31 de julho a 2 de agosto há mais Arraial do Petisco com ensopado de borrego, feijoada de choco e doces algarvios

08:00 27 Julho, 2026 08:14 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Arraial do Petisco volta a Pêra entre 31 de julho e 2 de agosto com gastronomia algarvia, doces regionais, música ao vivo e entrada a 2€

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Algarve, Auto, Cultura

Motores americanos voltam a “rugir” em Faro com mais de 150 viaturas

16:55 28 Julho, 2026 16:55 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebe clássicos e modelos desportivos americanos, acompanhados por música, dança e um passeio automóvel pela cidade.

Últimas Notícias

  • Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão
    Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão
  • Primo atiçou o cão antes de matar camionista à facada: suspeito ficou em prisão preventiva
    Primo atiçou o cão antes de matar camionista à facada: suspeito ficou em prisão preventiva
  • Portugal tem um prato no pódio e três no top 10 dos melhores pratos de porco do mundo: veja a lista
    Portugal tem um prato no pódio e três no top 10 dos melhores pratos de porco do mundo: veja a lista
  • Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido
    Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido
  • José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês
    José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

Opinião

  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
  • Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire
    Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento