Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Nacional

Unidade Avançada de Proteção Civil reforça apoio na prevenção e combate aos fogos florestais da serra algarvia

Após a aquisição do imóvel e de obras de remodelação e ampliação, um investimento do Município de Loulé orçado em meio milhão de euros, o espaço integra agora dois edifícios com diversas valências de apoio.

11:58 25 Maio, 2022 12:17 25 Maio, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O dispositivo municipal de prevenção e de combate aos fogos florestais de Loulé ganhou mais um reforço de peso. A Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, em plena Serra do Caldeirão, foi inaugurada esta terça-feira, e assume-se desde já como um importante apoio na prevenção, primeira intervenção e combate aos fogos florestais.

É ao quilómetro 704 da mítica Estrada Nacional Nº 2 que se encontra o edifício que, pela sua localização estratégica numa das principais manchas florestais do Algarve, mais sensível aos incêndios, servirá uma extensa área. Foi a pensar na defesa dos aglomerados populacionais dispersos, da riqueza ao nível da flora e fauna e do património natural e geológico que foi criado este espaço, “uma enorme mais-valia para o trabalho da Proteção Civil”, como sublinhou o autarca Vítor Aleixo.

Após a aquisição do imóvel e de obras de remodelação e ampliação, um investimento do Município orçado em meio milhão de euros, o espaço integra agora dois edifícios com diversas valências de apoio. Um deles é composto por gabinetes técnicos, dotados de meios e recursos para a atividade diária mas que poderão também converter-se em duas células distintas (Situação e Gestão de Emergência e Coordenação de Comando e Controlo). Isto caso haja a necessidade de materializar um Posto Comando Conjunto para os diversos agentes de proteção civil, por exemplo se houver acidente grave ou uma catástrofe, como explicou João Matos Lima, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé. Inclui também zonas de descanso para os operacionais e uma área multiusos para ações de formação e sensibilização.

A autarquia louletana destaca ainda “a valência das comunicações, uma vez que a Unidade ficará dotada com fibra ótica, internet, telefone fixo, rede de estações meteorológicas, Rede Rádio Municipal e Rede Rádio SIRESP”.

Já o segundo edifício permitirá criar aqui uma estrutura provisória – ZCAP – Zona de Concentração e Apoio à População – já que foi concebido para dar apoio à população ou reforço operacional. Integra ainda uma oficina para manutenção e reparação de viaturas.

Estarão aqui em permanência 20 pessoas afetas ao serviço de Proteção Civil, entre os quais os 6 elementos da equipa de Sapadores Florestais. Mas durante o período crítico, a partir de 15 de junho e até ao mês de setembro, ficarão nesta Unidade dois elementos da Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, incumbidos de fazer a vigilância na Serra do Caldeirão.

Como ressalvou o coordenador da Proteção Civil de Loulé, além da componente operacional, este espaço está à disposição da comunidade. A ideia é que “constitua um centro de partilha de conhecimento e que receba diversas atividades pedagógicas nas áreas da proteção civil, biodiversidade, ambiente, entre outras”.

A localização desta Unidade em Salir, a única freguesia do concelho de Loulé definida como “prioritária” no que respeita à gestão de combustível, e identificada como de maior vulnerabilidade à ocorrência de incêndios, faz parte de uma estratégia concertada que inclui também outros equipamentos e serviços neste território. São eles o dispositivo de vigilância do Exército Português na Escola Primária do Malhão, a sede dos Sapadores Florestais ou as instalações da Associação dos Produtores Florestais do Barranco Velho, onde no período crítico fica instalada uma Brigada dos Bombeiros.

“A cada ano que passa, o nosso dispositivo de prevenção e combate aos incêndios florestais está mais robusto, mais enriquecido, mais apetrechado, e está mais elástico e com mais conhecimento para melhor cumprirmos as nossas obrigações. Temos aqui dois compromissos: proteger a vida e de proteger a natureza, a nossa casa”, sublinhou Vítor Aleixo.

O autarca falou ainda do agravamento das alterações climáticas refletido no consequente aumento do risco de incêndio e da preocupação do Município em criar condições para promover o combate à desertificação nestas paragens.

“É para as populações serranas que nós trabalhamos, para lhes trazer melhores condições para que sintam mais seguros e para que a segurança possa ser um valor capaz de atrair as pessoas ao interior”, concluiu.

Após esta cerimónia inaugural decorreu ainda o 5º Encontro Municipal de Equipas de Vigilância e 1ª Intervenção”, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Um espaço de debate que permitiu, uma vez mais, uma reflexão e troca de ideias entre os vários agentes da proteção civil.

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve Cultura Desporto Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve

Faro recebe manifestação pela habitação e debate sobre crise no acesso à casa

15:30 26 Outubro, 2026 15:38 26 Outubro, 2026

Protesto pela habitação está marcado para 27 de outubro, às 19:00, em Faro, após uma conversa com o investigador Simone Tulumello sobre o tema

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve, Cultura, Desporto, Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve

Faro recebe manifestação pela habitação e debate sobre crise no acesso à casa

15:30 26 Outubro, 2026 15:38 26 Outubro, 2026

Protesto pela habitação está marcado para 27 de outubro, às 19:00, em Faro, após uma conversa com o investigador Simone Tulumello sobre o tema

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
    PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
  • Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027
    Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027
  • Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural
    Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural
  • Praia da Terra Estreita ganha máquina elétrica de limpeza após vencer concurso ambiental
    Praia da Terra Estreita ganha máquina elétrica de limpeza após vencer concurso ambiental
  • Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia
    Presidente da Câmara de Albufeira entronizado na Confraria do Frango da Guia

Opinião

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
  • Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos
    Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal