Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Uber Files: Portugal entre países onde Uber usou violência de taxistas para obter benefícios

Manifestações chegaram a ser realizadas, em simultâneo, em Lisboa, Porto e Faro. As ações de taxistas portugueses sucederam-se ao longo do segundo trimestre e voltaram a ganhar dimensão em setembro e outubro

00:20 11 Julho, 2022 00:20 11 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Uber usou em vários países, incluindo Portugal, a estratégia de aproveitar a violência de taxistas contra motoristas da Uber, como forma de promover a imagem da empresa e conseguir cedências por parte de governos, revela uma investigação jornalística.

O plano começou a ser desenhado em 2015, quando os estrategos da empresa norte-americana perceberam que poderiam beneficiar com os atos de violência contra os motoristas da Uber, ganhando a simpatia da opinião pública, revela a investigação Uber Files, conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês).

A investigação hoje revelada cita um dos lobistas da empresa, Christian Samoilovich, numa mensagem enviada a um colega, em março desse ano, onde reconhece que a Uber poderia usar a seu favor a violência contra os motoristas da empresa, depois de um conselheiro da Comissão Europeia ter escrito na rede social Facebook que um Uber em que viajara tinha sido atacado por taxistas.

Nessa semana, quatro motoristas da Uber foram atacados numa mesma noite por taxistas nos Países Baixos que protestavam contra os benefícios de que a empresa norte-americana estava a beneficiar, levando Niek van Leeuwen, gestor da organização para aquela região europeia, a relatar a situação ao então CEO, Travis Kalanick.

Com o aval da direção geral da empresa, Leeuwen fez chegar a sua reação de indignação perante estes casos junto dos ‘media’ dos Países Baixos, alimentando o caso na comunicação social e fazendo um relatório interno em que aconselhava: “Temos de manter esta narrativa da violência”.

A partir daí, a Uber começou a aconselhar os motoristas a fazerem frente à violência dos taxistas, lembrando-os que essa era a melhor forma de proteger os interesses da empresa para a qual trabalhavam.

Kalanick aparece em várias mensagens a defender que os motoristas da Uber fizessem frente aos taxistas, mesmo apesar do risco de serem agredidos fisicamente, aconselhando a que se mantivesse “a narrativa da violência”.

Um porta-voz do ex-CEO disse ao consórcio de jornalistas que essas declarações estão fora de contexto e que Kalanick nunca quis colocar em risco a vida dos motoristas da Uber, mas atuais dirigentes da empresa mostraram-se revoltados com estas práticas.

Um dos exemplos apresentados pela investigação do ICIJ – citado pelo jornal The Washington Post, um dos ‘media partners’ nesta investigação – ocorreu em Portugal, em 2015, quando taxistas cometeram “atos de violência” contra motoristas da Uber em diversas ocasiões, provocando ferimentos em vários e levando um deles a ser hospitalizado.

A contestação ao serviço Uber em Portugal, e à falta de regulação da sua atividade, cresceu de tom ao longo do primeiro semestre de 2015, culminando, no final do mês de junho, na confirmação de uma providência cautelar, apresentada pela Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), junto do Tribunal Central de Lisboa, para a suspensão da atividade da plataforma tecnológica.

As ações de taxistas portugueses sucederam-se ao longo do segundo trimestre e voltaram a ganhar dimensão em setembro e outubro, com manifestações que chegaram a ser realizadas, em simultâneo, em Lisboa, Porto e Faro.

Na altura, Portugal estava em vésperas de eleições legislativas, que levaram à mudança de Governo.

A regulação das plataformas tecnológicas para o transporte de passageiros viria a entrar em vigor em 2018.

De acordo com o jornal The Washington Post, que situa a ação em julho de 2015, Rui Bento, à altura gestor da Uber em Portugal, aparece citado num ‘e-mail’ a colegas a dizer que a empresa estava “a ponderar” apresentar a informação dos ataques e dos ferimentos aos meios de comunicação locais, na altura em que a ANTRAL, a maior associação de taxistas em Portugal, procurava contrariar a estratégia de expansão da Uber.

Na versão de Rui Bento, nas mensagens, a ideia por detrás da difusão das informações dos ataques dos taxistas contra motoristas da Uber era “criar uma ligação direta entre as declarações públicas de violência do presidente da ANTRAL (Florêncio Almeida) e estas ações, para degradar a sua imagem pública”.

Em resposta a esta mensagem de Rui Bento, Yuri Fernandez, gestor de comunicação da Uber, propôs que se investigasse o passado de Florêncio Almeida: “Para ver se temos alguma coisa ‘sexy’ para os ‘media’”, de acordo com os documentos citados pela investigação.

O jornal The Washington Post diz que Bento e Fernandez não responderam aos pedidos de comentários a este caso.

A investigação do ICIJ apresenta casos semelhantes noutros países, como a Suíça, onde um violento ataque de um taxista em Genebra contra um motorista da Uber foi analisado como podendo ter potencial para obter benesses do Governo de Berna.

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Nacional

DGS aconselha estas pessoas a ficar em casa: fenómeno está a afetar Portugal e prolonga-se até este dia

11:00 4 Setembro, 2026 18:40 4 Setembro, 2026 | João Luís

Alerta da DGS: há um fenómeno a degradar a qualidade do ar em Portugal e recomenda a estas pessoas que fiquem em casa

Algarve

GNR apreende 150 jerricans de combustível e detém oito homens em Loulé

16:20 4 Setembro, 2026 15:57 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Loulé visou suspeitas de contrabando de circulação e terminou com oito homens detidos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva para ‘dar e vender’ chega a Portugal sobretudo na tarde deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

15:40 4 Setembro, 2026 16:10 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Esta sexta-feira, a chuva ganha força a partir da tarde no arquipélago dos Açores e nas regiões Norte e Centro do país, segundo o IPMA

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Tempestade numa cidade costeira. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e trovoada: mau tempo chega nesta data e esta vai ser a região mais castigada

06:30 4 Setembro, 2026 08:53 4 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão poderá agravar o estado do tempo no arquipélago dos Açores nos próximos dias, segundo a Meteored, com chuva forte, vento e mar agitado

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carta de condução com 100 anos? Afinal, existe uma idade máxima para conduzir em Portugal?

20:30 4 Setembro, 2026 19:27 4 Setembro, 2026 | João Luís

Há uma idade a partir da qual é obrigatório deixar de conduzir em Portugal? Saiba o que acontece à carta de condução aos 70, 80 e 90 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Algarve

Silves lamenta morte de Lisete Romão, antiga vereadora e delegada de saúde

18:40 4 Setembro, 2026 17:50 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Antiga vereadora e membro da Assembleia Municipal, Lisete Romão exerceu também funções como médica e delegada de saúde

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Gastronomia Nacional

Nem robalo nem dourada: especialistas alertam que este peixe muito consumido em Portugal pode ter parasitas se for consumido desta forma

20:00 4 Setembro, 2026 14:04 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos peixes mais consumidos pelos portugueses pode apresentar um risco quando é servido cru ou mal cozinhado

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Nacional

DGS aconselha estas pessoas a ficar em casa: fenómeno está a afetar Portugal e prolonga-se até este dia

11:00 4 Setembro, 2026 18:40 4 Setembro, 2026 | João Luís

Alerta da DGS: há um fenómeno a degradar a qualidade do ar em Portugal e recomenda a estas pessoas que fiquem em casa

Algarve

GNR apreende 150 jerricans de combustível e detém oito homens em Loulé

16:20 4 Setembro, 2026 15:57 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Loulé visou suspeitas de contrabando de circulação e terminou com oito homens detidos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva para ‘dar e vender’ chega a Portugal sobretudo na tarde deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

15:40 4 Setembro, 2026 16:10 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Esta sexta-feira, a chuva ganha força a partir da tarde no arquipélago dos Açores e nas regiões Norte e Centro do país, segundo o IPMA

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Tempestade numa cidade costeira. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e trovoada: mau tempo chega nesta data e esta vai ser a região mais castigada

06:30 4 Setembro, 2026 08:53 4 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão poderá agravar o estado do tempo no arquipélago dos Açores nos próximos dias, segundo a Meteored, com chuva forte, vento e mar agitado

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carta de condução com 100 anos? Afinal, existe uma idade máxima para conduzir em Portugal?

20:30 4 Setembro, 2026 19:27 4 Setembro, 2026 | João Luís

Há uma idade a partir da qual é obrigatório deixar de conduzir em Portugal? Saiba o que acontece à carta de condução aos 70, 80 e 90 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Algarve

Silves lamenta morte de Lisete Romão, antiga vereadora e delegada de saúde

18:40 4 Setembro, 2026 17:50 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Antiga vereadora e membro da Assembleia Municipal, Lisete Romão exerceu também funções como médica e delegada de saúde

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Gastronomia, Nacional

Nem robalo nem dourada: especialistas alertam que este peixe muito consumido em Portugal pode ter parasitas se for consumido desta forma

20:00 4 Setembro, 2026 14:04 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos peixes mais consumidos pelos portugueses pode apresentar um risco quando é servido cru ou mal cozinhado

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Últimas Notícias

  • Carta de condução com 100 anos? Afinal, existe uma idade máxima para conduzir em Portugal?
    Carta de condução com 100 anos? Afinal, existe uma idade máxima para conduzir em Portugal?
  • Nem robalo nem dourada: especialistas alertam que este peixe muito consumido em Portugal pode ter parasitas se for consumido desta forma
    Nem robalo nem dourada: especialistas alertam que este peixe muito consumido em Portugal pode ter parasitas se for consumido desta forma
  • Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”
    Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”
  • Alemães anunciam fim desta marca de carros do Grupo Volkswagen que milhares de condutores portugueses usam
    Alemães anunciam fim desta marca de carros do Grupo Volkswagen que milhares de condutores portugueses usam
  • Produção de vinho no Algarve deverá crescer até 15% e aproximar-se de ano recorde
    Produção de vinho no Algarve deverá crescer até 15% e aproximar-se de ano recorde

Opinião

  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
  • Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende
    Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento