Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Trabalhadores da Lusa exigem suspensão de corte de subsídio ou avançam para greve

O plenário decidiu enviar ainda hoje uma moção a exigir a suspensão imediata do corte no subsídio de transporte, que tem efeitos no salário deste mês, dando o prazo de uma semana para obter uma resposta

20:55 27 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O dirigente sindical adiantou que os trabalhadores se sentem “quase que traídos” com esta “decisão unilateral” da administração

Os trabalhadores da Lusa decidiram hoje, em plenário, exigir ao Conselho de Administração da agência a suspensão imediata do corte de 30 euros no subsídio de transporte a partir de outubro, caso contrário avançam para greve.

“Os trabalhadores da Lusa marcaram desde já um plenário para a próxima semana e, se durante este prazo, de hoje até a uma semana, não houver nenhuma novidade, ou nenhum passo dado, tanto pela administração, como pelas tutelas, avançaremos para a marcação da greve, da forma que seja aprovada no próximo plenário”, adiantou o dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE), Silvestre Ribeiro, em conferência de imprensa, após o plenário que se decorreu esta tarde.

O plenário decidiu enviar ainda hoje ao Conselho de Administração da empresa uma moção, aprovada em maioria, a exigir a suspensão imediata do corte no subsídio de transporte, que tem efeitos no salário deste mês, dando o prazo de uma semana para obter uma resposta.

“Se não for reposto o valor nos 69,5 [euros] que era pago, vamos avançar para a greve, até que esta situação seja revista, porque não estamos de acordo com o corte de 29,5 [euros] no nosso salário e esperamos sinceramente que esta situação seja reposta o mais brevemente possível e com retroativos”, acrescentou Silvestre Ribeiro.

O dirigente sindical adiantou que os trabalhadores se sentem “quase que traídos” com esta “decisão unilateral” da administração, e lamentam que sejam “talvez os únicos trabalhadores em Portugal” penalizados pela descida do valor do passe social na Área Metropolitana de Lisboa.

Na sexta-feira, através de uma nota enviada pelo presidente do Conselho de Administração, Nicolau Santos, os trabalhadores da Lusa ficaram a saber que o subsídio de transporte passava a ser de 40 euros a partir deste mês, o que representa um corte de 30 euros.

Esta decisão decorre do parecer da sociedade de advogados Sérvulo Correia & Associados, da posição do secretário de Estado do Tesouro transmitida à administração da Lusa, do parecer da assessoria jurídica pedida pelo Ministério da Cultura e da decisão do Conselho de Administração.

Os representantes dos trabalhadores já pediram os pareceres, para que os possam consultar e analisar, mas, até ao momento, ainda não lhes foram facultados.

De acordo com uma nota enviada hoje aos trabalhadores pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da agência Lusa, Nicolau Santos, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, “reafirmou a vontade política de resolver a questão do subsídio de transporte”.

Segundo a mesma nota, o governante telefonou hoje ao PCA da Lusa e “pediu para que fosse transmitida aos trabalhadores a mensagem de que, após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, os dois secretários de Estado que tutelam a empresa (Tesouro e Cinema, Audiovisual e Media) se reunirão com o PCA para encontrar uma solução para o problema que seja aceitável para todas as partes”.

Para Silvestre Ribeiro, esta mensagem pode ser interpretada como “ações de diversão, tanto da administração, como das tutelas [Cultura e Finanças]”, uma vez que, apesar de demonstrarem vontade de resolver o problema, não são tomadas “as ações necessárias” para isso.

“Não houve vontade de resolver esta situação a seu tempo”, acusou.

Os sindicatos (Sindicato de Jornalistas, SITESE e SITE/CSRA – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas) foram informados da decisão de cortar 30 euros ao subsídio de transporte em 23 de outubro, numa reunião que decorreu na sede da Lusa, em Lisboa.

A Comissão de Trabalhadores da Lusa repudiou hoje a decisão da administração e lembrou que o subsídio de transporte é pago a todos os trabalhadores da Lusa, “independentemente de apresentarem ou não comprovativo da compra de passe social, pelo que se trata efetivamente de um suplemento remuneratório e o seu corte (justificado com o indexante) levanta dúvidas legais”.

Mais, a CT sublinhou que aquele subsídio surgiu como forma de compensar os trabalhadores pela ausência de aumento salarial durante vários anos.

“A solução para esta situação é fácil e está acordada entre a administração e os sindicatos desde janeiro deste ano: a inscrição dos 69,65 euros no Acordo de Empresa” (em vez da referência ao valor mais alto do passe da Área Metropolitana de Lisboa), defendeu a CT, apesar de esse acordo não ter sido ratificado pelo Conselho de Administração da Lusa.

O valor dos passes diminuiu no ano passado, com a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) em abril de 2019, sendo que o valor máximo atual do passe Metropolitano, que dá para viajar em todos os operadores em toda a área metropolitana de Lisboa, é de 40 euros.

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Via verde.
Auto Economia Nacional

Há condutores que estão a pagar mais do que ‘devem’ na Via Verde sem se aperceberem: este é o método para gastar menos no fim do mês

11:40 5 Maio, 2026 09:45 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Detalhe na Via Verde está a fazer com que muitos condutores estejam a pagar mais do que 'deviam' sem se aperceberem

Algarve Saúde

Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele

17:00 5 Maio, 2026 17:08 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios de pele regressam a Castro Marim com diagnóstico precoce e passam por várias localidades entre 20 e 22 de maio

Algarve Desporto

FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António

18:35 5 Maio, 2026 18:27 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional de padel regressa ao Algarve com FIP Silver em VRSA e reúne alguns dos melhores atletas do circuito mundial

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto Economia

Pneus ‘para a vida’: estas são as duas marcas que apresentam maior durabilidade

10:00 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | João Luís

Descubra neste artigo as marcas de pneus com maior durabilidade e da próxima vez que os tiver de substituir, já sabe por quais optar

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP

20:10 5 Maio, 2026 20:46 5 Maio, 2026 | João Luís

Usar o telemóvel no semáforo pode parecer inofensivo, mas a PSP entende que a infração também se verifica em filas e sinais vermelhos

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve Auto Vida & Lazer

Espanhóis destacam cidade algarvia que tem as melhores praias de Portugal como ‘local de peregrinação’ para fãs de motociclismo

08:00 4 Maio, 2026 17:42 3 Maio, 2026 | João Luís

Esta cidade oferece, assim, uma combinação perfeita de beleza natural, história e adrenalina, tornando-se um destino imperdível para qualquer visitante do Algarve

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Algarve, Economia

Terminal de Albufeira passa a receber autocarros da FlixBus

11:11 5 Maio, 2026 11:15 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Autocarros da FlixBus passam a sair do terminal de Albufeira, melhorando condições de viagem e reforçando ligações nacionais e internacionais

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva forte e trovoada deixam esta região em alerta laranja

09:00 5 Maio, 2026 14:54 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades meteorológicas já emitiram um aviso laranja para a região, num período que exige atenção redobrada devido à chuva forte

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

‘Um mal nunca vem só’: chuva alcança Portugal nesta data e vem acompanhada de vento e trovoada para deixar estas regiões a ‘sofrer’

06:00 5 Maio, 2026 23:44 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Previsão meteorológica para esta terça-feira, 5 de maio, indica chuva, vento e até trovoada em várias regiões do país

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem laranja, nem banana: é esta a fruta que uma médica coloca em destaque quando o objetivo é envelhecer bem

12:20 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma médica em longevidade analisou várias frutas e explica porque algumas protegem mais as células e o cérebro quando o objetivo é envelhecer bem hoje

Via verde.
Auto, Economia, Nacional

Há condutores que estão a pagar mais do que ‘devem’ na Via Verde sem se aperceberem: este é o método para gastar menos no fim do mês

11:40 5 Maio, 2026 09:45 5 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Detalhe na Via Verde está a fazer com que muitos condutores estejam a pagar mais do que 'deviam' sem se aperceberem

Algarve, Saúde

Castro Marim promove rastreios gratuitos ao cancro da pele

17:00 5 Maio, 2026 17:08 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rastreios de pele regressam a Castro Marim com diagnóstico precoce e passam por várias localidades entre 20 e 22 de maio

Algarve, Desporto

FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António

18:35 5 Maio, 2026 18:27 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional de padel regressa ao Algarve com FIP Silver em VRSA e reúne alguns dos melhores atletas do circuito mundial

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Pneus ‘para a vida’: estas são as duas marcas que apresentam maior durabilidade

10:00 5 Maio, 2026 09:20 5 Maio, 2026 | João Luís

Descubra neste artigo as marcas de pneus com maior durabilidade e da próxima vez que os tiver de substituir, já sabe por quais optar

Condutora no telemóvel enquanto conduz. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP

20:10 5 Maio, 2026 20:46 5 Maio, 2026 | João Luís

Usar o telemóvel no semáforo pode parecer inofensivo, mas a PSP entende que a infração também se verifica em filas e sinais vermelhos

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve, Auto, Vida & Lazer

Espanhóis destacam cidade algarvia que tem as melhores praias de Portugal como ‘local de peregrinação’ para fãs de motociclismo

08:00 4 Maio, 2026 17:42 3 Maio, 2026 | João Luís

Esta cidade oferece, assim, uma combinação perfeita de beleza natural, história e adrenalina, tornando-se um destino imperdível para qualquer visitante do Algarve

Últimas Notícias

  • Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP
    Condutor arrisca multa por estar no telemóvel quando o semáforo está vermelho? Veja o que dizem o Código da Estrada e a PSP
  • Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo
    Vizinho recusou pagar a derrama da caldeira do condomínio por não usar o aquecimento: tribunal avaliou e mandou pagar por este motivo
  • Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias
    Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias
  • FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António
    FIP Silver leva padel de topo a Vila Real de Santo António
  • Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
    Tensão aumenta neste país europeu: chefe de Estado reforça segurança e está em “proteção máxima” por risco de golpe
  • Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde
    Falta de médico leva Ferragudo a consulta pública sobre saúde

Opinião

  • Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
    Lagos: um exemplo vivo do equilíbrio entre valorização e identidade | Por Félix Bach
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
    Parlamento Europeu revela: este é o país que está ‘à porta’ para aderir à União Europeia
  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal