Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Saúde

Técnicos do INEM suspensos por desinfetarem na via pública ambulância (tinha transportado um doente com covid-19)

Os dois técnicos, ambos dirigentes sindicais, tinham sido condenados a penas de suspensão de 20 e 30 dias por violação do dever de zelo ao terem descontaminado na via pública, no Porto, no verão de 2020, uma ambulância que tinha transportado um doente com covid-19

21:49 14 Junho, 2022 21:49 14 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar entregou hoje providências cautelares para suspender os efeitos dos processos que condenaram dois destes técnicos por terem desinfetado na via publica uma ambulância do INEM e permitido filmagens por jornalistas.

Uma das duas providências cautelares entregue hoje, que se refere à suspensão de 30 dias (sem vencimento) aplicada ao trabalhador e presidente do sindicato Rui Lázaro, lembra que a pena foi confirmada pela tutela e já começou a ser cumprida em 08 de junho, o mesmo tendo acontecido com a pena aplicada ao outro funcionário.

No documento, a defesa pede a nulidade decorrente da “falta de fundamento da sanção aplicada, bem da omissão de pronúncia relativamente a factos suscitados no Recurso Tutelar que determinam um gritante erro na decisão”.

Os dois técnicos, ambos dirigentes sindicais, tinham sido condenados a penas de suspensão de 20 e 30 dias por violação do dever de zelo ao terem descontaminado na via pública, no Porto, no verão de 2020, uma ambulância que tinha transportado um doente com covid-19.

Esta desinfeção foi captada por um órgão de comunicação social, que emitiu uma reportagem sobre o assunto.

Contactado pela Lusa, o INEM explicou que o processo disciplinar foi instaurado “porque os dois trabalhadores violaram os procedimentos de limpeza e descontaminação do meio de emergência e os deveres gerais a que estão obrigados enquanto trabalhadores do INEM”.

“Promoveram a deslocalização do meio para a via pública, para local contrário ao preconizado, sem cumprirem com as normas que estão definidas para higienização de meios de emergência”, refere o instituto.

Diz ainda que os trabalhadores “violaram os deveres gerais de prossecução de interesse público e de zelo bem como o código de ética do Instituto, lembrando que já tinha sido apresentado recurso para o Ministério da Saúde, que manteve a decisão de aplicar a sanção disciplinar aos dois trabalhadores.

Apesar de não fazer referência à recolha de imagens da desinfeção na resposta que enviou à Lusa, esse foi um dos motivos apontados no processo disciplinar, segundo disse à Lusa o presidente do sindicato, indicando que o instituto considerou que teria havido conluio entre os trabalhadores e os jornalistas.

No despacho do Ministério da Saúde referente ao recurso interposto pelo presidente do sindicato, a que a Lusa teve acesso, é referido que o INEM instaurou o processo na sequência da exibição da reportagem e, mais à frente, explica que “os trabalhadores permitiram a gravação das imagens”.

Em declarações à Lusa, o presidente do sindicato explicou: “O INEM alega que deveríamos ter impedido a recolha de imagens, mas isso seria um atentado à liberdade de imprensa”.

A defesa aponta “erros crassos na condução do processo” e, quanto à desinfeção da ambulância na via pública, diz que ela apenas aconteceu naquele local por indicação do coordenador regional. Alega ainda que o ex diretor e o coordenador regional estiveram no local e não impediram qualquer filmagem.

Ainda sobre a recolha de imagens, a defesa lembra na providência cautelar que, em sede de recurso, juntou como prova uma gravação de um ‘webinar’ ministrado, na qualidade de encarregada de proteção de dados do INEM, pela instrutora do processo disciplinar e em que esta aconselhou os formandos “a não interferirem e impedirem a recolha de imagens por parte de jornalistas estando eles na via pública”.

À Lusa, Rui Lázaro, que acusa o INEM de perseguição de dirigentes sindicais, contou que há colegas a recusar preencher as escalas deixadas pelas suspensões decretadas e que estão a recolher fundos para minimizar o impacto financeiro desta decisão.

Disse ainda que ambos os trabalhadores vão avançar com queixas contra a jurista do INEM e contra o ex diretor regional e o coordenador.

Nacional

Líder de rede transnacional de narcotráfico detido pela GNR em Portalegre após 13 meses em fuga

08:20 19 Agosto, 2026 07:19 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação já tinha levado à detenção de 49 pessoas e à apreensão de mais de sete toneladas de droga, 11 armas e 18 embarcações

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Algarve Cultura Desporto

Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu

07:40 19 Agosto, 2026 06:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Clube Oriental de Pechão prepara três dias de animação com nomes como Boy Teddy e Turb’ó Baile, além de BTT e tradição religiosa

Opinião Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Mundo Nacional

Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções

07:50 19 Agosto, 2026 07:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Onze pessoas foram detidas na sequência da morte de um jovem português de 20 anos numa zona turística do sul da Albânia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Nacional

Líder de rede transnacional de narcotráfico detido pela GNR em Portalegre após 13 meses em fuga

08:20 19 Agosto, 2026 07:19 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A investigação já tinha levado à detenção de 49 pessoas e à apreensão de mais de sete toneladas de droga, 11 armas e 18 embarcações

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Algarve, Cultura, Desporto

Festas de Pechão regressam com música, BTT e tradição em honra de São Bartolomeu

07:40 19 Agosto, 2026 06:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Clube Oriental de Pechão prepara três dias de animação com nomes como Boy Teddy e Turb’ó Baile, além de BTT e tradição religiosa

Opinião, Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve, Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Mundo, Nacional

Jovem português morre na Albânia e investigação leva a 11 detenções

07:50 19 Agosto, 2026 07:10 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Onze pessoas foram detidas na sequência da morte de um jovem português de 20 anos numa zona turística do sul da Albânia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Últimas Notícias

  • Adeus Canárias: turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
    Adeus Canárias: turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
  • Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa
    Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa
  • GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé
    GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé
  • Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica
    Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

Opinião

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento