Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Mundo, Nacional

Som Riscado: festival desafia públicos em Loulé

Loulé prepara-se para receber, entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, um novo festival que promete ser uma verdadeira pedrada nas mansas águas do panorama geral da cultura no Algarve. Dizer que o Festival Som Riscado – assim se chama a nova data que pretende marcar a agenda anual da cultura […]

12:48 4 Março, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Dália Paulo, responsável pela programação do festival

Loulé prepara-se para receber, entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, um novo festival que promete ser uma verdadeira pedrada nas mansas águas do panorama geral da cultura no Algarve.

Dizer que o Festival Som Riscado – assim se chama a nova data que pretende marcar a agenda anual da cultura regional – é um festival que pretende unir a nova música portuguesa de cariz experimental e os universos da imagem e das artes visuais, é pouco, muito pouco, para definir o desafio que a Câmara de Loulé, presidida por Vítor Aleixo, quer lançar à região.

‘Som riscado’: um apelo à intervenção, uma provocação… mesmo uma afronta ao pensamento do espectador

É verdade que o festival quer unir a nova música nacional de linha minimal, psicadélica e electrónica e o desenho, a pintura, o graffiti e o cinema, bem como, a esta mescla quer chamar a fotografia, a arte digital, a imagem animada e o design. Mas o ‘Som Riscado’ quer ser muito mais do que isso, quer ser um apelo à intervenção, uma provocação… mesmo uma afronta ao pensamento do espectador.

Mais longe – depois da conversa do Cultura.Sul com Dália Paula, responsável pelo departamento de Cultura da Câmara de Loulé e uma das mentes por detrás de todo o festival – a verdade é que o ‘Som Riscado’ não quer espectadores tout court, quer em cada um dos que se deslocarem ao festival um verdadeiro interventor, um pensador, um deslumbrado activo e – porque não – um ‘fazedor de arte’ que não deixa por mãos alheias a interpretação e a definição do fenómeno cultural.

Por detrás deste entendimento pouco usual do espectador está a ideia de que a cultura é um factor estratégico de desenvolvimento do concelho de Loulé e a consciencialização dos programadores culturais locais de que a política cultural deve assentar num entendimento do território e da população, que se faz ouvindo as pessoas do concelho “numa perspectiva que recusa traçar rumos com decisões top-down e, antes, se obriga a ouvir e a apostar numa construção horizontal e transversal das decisões no campo cultural”, refere Dália Paulo.

O festival não pretende ser um programa cultural com data marcada, finito e fechado sobre si mesmo enquanto epifenómeno cultural. “O ‘Som Riscado’ é o ponto culminante de uma programação cultural que se fez e faz – e fará – ouvindo a população louletana e percebendo quais são as suas necessidades, ao mesmo tempo que, numa perspectiva macro, se vê o que faz falta no panorama cultural regional, quer em termos de oferta, quer em termos de resposta aos diversos públicos-alvo”, refere a responsável autárquica.

Um festival urbano para um público jovem e jovem adulto

“Percebemos que quer em Loulé, quer na região, havia uma falta de resposta para os públicos jovem e jovem-adulto que integrasse o que de novo na região e no país se vai fazendo na área da nova música portuguesa e na exploração de inovadores conceitos no mundo das artes visuais”, refere Dália Paulo, que encontrou a resposta na proposta “de verdadeiros e inovadores diálogos entre artistas das artes performativas e das artes visuais e plásticas”, onde o desafio lançado aos artistas foi o de se unirem em parcerias para a criação de obras verdadeiramente únicas e – não poucas vezes – irrepetíveis.

Implicar o espectador

Este é um dos aspectos inovadores do festival que importa realçar, mas não é o único. A ideia da equipa de programação do ‘Som Riscado’ é a de que o espectador deve ser implicado em todo o festival, mais do que assistir, deve propor, questionar, desafiar e participar no fenómeno cultural. Um verdadeiro desafio a quem assiste às performances ou vê as exposições ou ouve os concertos durante este festival.

“Começámos a fazer este caminho de implicar o público desde 2014 e apostámos nele em 2015 e 2016, para que a programação cultural do concelho seja o reflexo dos seus destinatários, que nela participam desde o início, e que culmina com este primeiro festival, que funciona como a cereja no topo do bolo deste percurso”, diz Dália Paulo.

“É este processo de audição da população que nos faz acreditar que o ‘Som Riscado’, formatado como foi para implicar os públicos, trará consistência e coerência a uma oferta cultural que estava em falta na região”.

O Cine-teatro Louletano será o centro de uma programação que visita toda a cidade de Loulé

A partir do Cine-Teatro Louletano num verdadeiro espectáculo constante pulverizado por toda a cidade

O festival, que promete espalhar-se pela cidade de Loulé, terá o seu centro nevrálgico no Cine-Teatro Louletano, mas a intenção para esta edição zero é que se pulverize por espaços abertos e fechados em toda a cidade.

“Este é um festival marcadamente urbano e jovem, mas que também terá programação para as famílias de jovens adultos com os seus respectivos filhos”, refere Dália Paulo, que não recusa – antes antecipa como provável – que o evento se espanda para além das fronteiras da cidade de Loulé em futuras edições.

Com menos de 30 mil euros de orçamento o ‘Som Riscado’ quer ainda lançar pontes entre artistas e artes que fomentem a criação cultural de forma continuada a nível transversal nas geografias, unindo artistas regionais e nacionais e criando condições para que este palco alargado seja uma plataforma de lançamento da produção cultural do Algarve para o mainstream nacional.

‘Maravilhem-se, impliquem-se e inquietem-se’

“Maravilhem-se, impliquem-se e inquietem-se” é a proposta – nada pouco ambiciosa – que Dália Paulo faz ao público na apresentação deste novo festival, que une conferências a exposições, música a projecções, instalações e leitura entre tantos outras propostas, numa programação que junta nomes como Marum Nascimento, Milita Doré, Susana de Medeiros, Menau, Vasco Célio, Carlos Barretto, João Frade, Simão Costa, Yola Pinto, Holy Nothing e Rui Monteiro, entre muitos outros.

Uma aposta na sustentabilidade

Tudo isto para um primeiro festival que não se esgota com o cair do pano e que promete manter-se vivo ao longo de toda a programação cultural de Loulé durante o ano, criando condições para uma “aposta sustentável na criação artística local e regional e no cruzamento desta com o todo nacional”, de forma a criar não só produtos culturais inovadores como públicos novos e implicados na vida cultural que os envolve”, refere Dália Paulo.

Quatro dias de artes várias e casamentos improváveis prometem assim animar Loulé enquanto ameaçam provocar o verdadeiro arrepio do som riscado nas consciências de quem se atrever a passar por Loulé a partir de 31 de Março.

Implique-se, vai ver que emoção é participar em alternativa a, simplesmente, assistir. Há propostas assim!

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve Economia Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho: “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”

10:00 12 Julho, 2026 10:26 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Supermercado da Mercadona.
Nacional

Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”

09:30 12 Julho, 2026 16:49 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Carta aberta dirigida ao presidente da Mercadona denuncia alegadas práticas laborais numa loja em Santarém

Algarve

GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão

07:10 12 Julho, 2026 04:57 12 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Viatura abandonada em Olhão leva GNR a descobrir três toneladas de cocaína, uma das maiores apreensões de cocaína do ano

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria

08:00 12 Julho, 2026 09:21 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os responsáveis defendem que a nova associação permitirá ao turismo algarvio falar finalmente a uma só voz

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho: “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”

10:00 12 Julho, 2026 10:26 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho: “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”
    Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho: “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”
  • Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
    Trabalhadores da Mercadona de Santarém escrevem carta aberta ao presidente da empresa onde se fala em “medo” e “abuso de poder”
  • Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria
    Algarve avança para fusão histórica das duas maiores associações da hotelaria
  • GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão
    GNR apreende três toneladas de cocaína em Olhão
  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

Opinião

  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal