Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Mundo, Nacional

Som Riscado: festival desafia públicos em Loulé

Loulé prepara-se para receber, entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, um novo festival que promete ser uma verdadeira pedrada nas mansas águas do panorama geral da cultura no Algarve. Dizer que o Festival Som Riscado – assim se chama a nova data que pretende marcar a agenda anual da cultura […]

12:48 4 Março, 2016
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Dália Paulo, responsável pela programação do festival

Loulé prepara-se para receber, entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, um novo festival que promete ser uma verdadeira pedrada nas mansas águas do panorama geral da cultura no Algarve.

Dizer que o Festival Som Riscado – assim se chama a nova data que pretende marcar a agenda anual da cultura regional – é um festival que pretende unir a nova música portuguesa de cariz experimental e os universos da imagem e das artes visuais, é pouco, muito pouco, para definir o desafio que a Câmara de Loulé, presidida por Vítor Aleixo, quer lançar à região.

‘Som riscado’: um apelo à intervenção, uma provocação… mesmo uma afronta ao pensamento do espectador

É verdade que o festival quer unir a nova música nacional de linha minimal, psicadélica e electrónica e o desenho, a pintura, o graffiti e o cinema, bem como, a esta mescla quer chamar a fotografia, a arte digital, a imagem animada e o design. Mas o ‘Som Riscado’ quer ser muito mais do que isso, quer ser um apelo à intervenção, uma provocação… mesmo uma afronta ao pensamento do espectador.

Mais longe – depois da conversa do Cultura.Sul com Dália Paula, responsável pelo departamento de Cultura da Câmara de Loulé e uma das mentes por detrás de todo o festival – a verdade é que o ‘Som Riscado’ não quer espectadores tout court, quer em cada um dos que se deslocarem ao festival um verdadeiro interventor, um pensador, um deslumbrado activo e – porque não – um ‘fazedor de arte’ que não deixa por mãos alheias a interpretação e a definição do fenómeno cultural.

Por detrás deste entendimento pouco usual do espectador está a ideia de que a cultura é um factor estratégico de desenvolvimento do concelho de Loulé e a consciencialização dos programadores culturais locais de que a política cultural deve assentar num entendimento do território e da população, que se faz ouvindo as pessoas do concelho “numa perspectiva que recusa traçar rumos com decisões top-down e, antes, se obriga a ouvir e a apostar numa construção horizontal e transversal das decisões no campo cultural”, refere Dália Paulo.

O festival não pretende ser um programa cultural com data marcada, finito e fechado sobre si mesmo enquanto epifenómeno cultural. “O ‘Som Riscado’ é o ponto culminante de uma programação cultural que se fez e faz – e fará – ouvindo a população louletana e percebendo quais são as suas necessidades, ao mesmo tempo que, numa perspectiva macro, se vê o que faz falta no panorama cultural regional, quer em termos de oferta, quer em termos de resposta aos diversos públicos-alvo”, refere a responsável autárquica.

Um festival urbano para um público jovem e jovem adulto

“Percebemos que quer em Loulé, quer na região, havia uma falta de resposta para os públicos jovem e jovem-adulto que integrasse o que de novo na região e no país se vai fazendo na área da nova música portuguesa e na exploração de inovadores conceitos no mundo das artes visuais”, refere Dália Paulo, que encontrou a resposta na proposta “de verdadeiros e inovadores diálogos entre artistas das artes performativas e das artes visuais e plásticas”, onde o desafio lançado aos artistas foi o de se unirem em parcerias para a criação de obras verdadeiramente únicas e – não poucas vezes – irrepetíveis.

Implicar o espectador

Este é um dos aspectos inovadores do festival que importa realçar, mas não é o único. A ideia da equipa de programação do ‘Som Riscado’ é a de que o espectador deve ser implicado em todo o festival, mais do que assistir, deve propor, questionar, desafiar e participar no fenómeno cultural. Um verdadeiro desafio a quem assiste às performances ou vê as exposições ou ouve os concertos durante este festival.

“Começámos a fazer este caminho de implicar o público desde 2014 e apostámos nele em 2015 e 2016, para que a programação cultural do concelho seja o reflexo dos seus destinatários, que nela participam desde o início, e que culmina com este primeiro festival, que funciona como a cereja no topo do bolo deste percurso”, diz Dália Paulo.

“É este processo de audição da população que nos faz acreditar que o ‘Som Riscado’, formatado como foi para implicar os públicos, trará consistência e coerência a uma oferta cultural que estava em falta na região”.

O Cine-teatro Louletano será o centro de uma programação que visita toda a cidade de Loulé

A partir do Cine-Teatro Louletano num verdadeiro espectáculo constante pulverizado por toda a cidade

O festival, que promete espalhar-se pela cidade de Loulé, terá o seu centro nevrálgico no Cine-Teatro Louletano, mas a intenção para esta edição zero é que se pulverize por espaços abertos e fechados em toda a cidade.

“Este é um festival marcadamente urbano e jovem, mas que também terá programação para as famílias de jovens adultos com os seus respectivos filhos”, refere Dália Paulo, que não recusa – antes antecipa como provável – que o evento se espanda para além das fronteiras da cidade de Loulé em futuras edições.

Com menos de 30 mil euros de orçamento o ‘Som Riscado’ quer ainda lançar pontes entre artistas e artes que fomentem a criação cultural de forma continuada a nível transversal nas geografias, unindo artistas regionais e nacionais e criando condições para que este palco alargado seja uma plataforma de lançamento da produção cultural do Algarve para o mainstream nacional.

‘Maravilhem-se, impliquem-se e inquietem-se’

“Maravilhem-se, impliquem-se e inquietem-se” é a proposta – nada pouco ambiciosa – que Dália Paulo faz ao público na apresentação deste novo festival, que une conferências a exposições, música a projecções, instalações e leitura entre tantos outras propostas, numa programação que junta nomes como Marum Nascimento, Milita Doré, Susana de Medeiros, Menau, Vasco Célio, Carlos Barretto, João Frade, Simão Costa, Yola Pinto, Holy Nothing e Rui Monteiro, entre muitos outros.

Uma aposta na sustentabilidade

Tudo isto para um primeiro festival que não se esgota com o cair do pano e que promete manter-se vivo ao longo de toda a programação cultural de Loulé durante o ano, criando condições para uma “aposta sustentável na criação artística local e regional e no cruzamento desta com o todo nacional”, de forma a criar não só produtos culturais inovadores como públicos novos e implicados na vida cultural que os envolve”, refere Dália Paulo.

Quatro dias de artes várias e casamentos improváveis prometem assim animar Loulé enquanto ameaçam provocar o verdadeiro arrepio do som riscado nas consciências de quem se atrever a passar por Loulé a partir de 31 de Março.

Implique-se, vai ver que emoção é participar em alternativa a, simplesmente, assistir. Há propostas assim!

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Cultura Nacional

Roger Waters vem a Portugal este sábado para homenagear Luís Represas e promete momento inédito na Europa

17:10 23 Outubro, 2026 13:05 23 Outubro, 2026

O antigo membro dos Pink Floyd, Roger Waters, estará em Penafiel este sábado, 24 de outubro, para participar numa homenagem a Luís Represas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Cultura, Nacional

Roger Waters vem a Portugal este sábado para homenagear Luís Represas e promete momento inédito na Europa

17:10 23 Outubro, 2026 13:05 23 Outubro, 2026

O antigo membro dos Pink Floyd, Roger Waters, estará em Penafiel este sábado, 24 de outubro, para participar numa homenagem a Luís Represas

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal