Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Queda do PIB pode levar a recuperação muito lenta

A crise pós surto será feita por uma queda que terá efeitos que se prolongarão no tempo e que afetarão “a confiança dos agentes económicos”, diz Francisco Loucã

10:21 4 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A pandemia será responsável por uma crise económica em todos os países em que se fez sentir

A economia portuguesa poderá recuar entre 5% e 10% este ano, mas “mais próximo dos 10%” na sequência da covid-19, e há o risco de a recuperação ser “muito lenta”, adverte o economista Francisco Louçã.

Em entrevista à Lusa, o professor universitário diz que vê “muitos economistas a tratar esta crise como se fosse uma crise em ‘V’, em que há uma queda da produção devido a um choque exógeno e há, depois, uma rápida recuperação”.

Uma tese que Louçã diz ser a que aparentemente está a ser seguida “pelo Ministério das Finanças português”, mas que não passa de “uma história mal contada”.

O economista considera que há vários fatores que permitem antever uma forte queda da economia e uma recuperação lenta e que, devido a todas essas razões, a que acresce a pandemia, “é provável” virmos a ter uma combinação entre “uma queda do PIB entre 5% e 10%, mas mais próximo dos 10% em vários países, incluindo Portugal”, e uma crise do lado da procura.

Primeiro, explica o economista, esta queda terá efeitos que se prolongarão no tempo e que afetarão “a confiança dos agentes económicos”.

Uma queda desta magnitude pode representar, só num ano, “mais do que o efeito cumulativo da recessão de 2009 e anos seguintes”, lembra Louçã, acrescentando que haverá setores económicos, como o dos transportes aéreos, do alojamento local ou do turismo, setores de “especialização de Portugal nos últimos anos”, que “não se restabelecerão no mesmo nível”.

Aliado a esta queda do PIB e à decorrente falta de confiança dos agentes económicos, o antigo coordenador do Bloco de Esquerda diz ainda que vai começar a surgir, “não no imediato, mas no futuro, uma crise no lado da procura”.

Isto porque “a queda dos rendimentos” das famílias será “muito significativa” à medida que “as pessoas passam para ‘lay-off’ ou para o desemprego”, afirmou.

Tudo somado, Francisco Louçã diz que “o risco é que não tenhamos um ‘V’, mas que tenhamos um ‘L’, e que a recuperação seja muito lenta.”

O diagnóstico do professor universitário não resulta apenas dos efeitos económicos da pandemia. Francisco Loução recorda que este fator exógeno ocorre “num contexto em que já havia três ameaças graves muito evidentes” à atividade económica.

Primeiro, a economia mundial estava num novo “pico de intensidade especulativa”, algo que apenas tinha acontecido “nos anos 30 do século passado e na crise do Nasdaq em 2000”.

Em segundo lugar, em consequência das injeções de liquidez feitas pelos bancos centrais para salvar o euro, “tínhamos uma enorme inflação financeira”. Ou seja, explica o economista, como “não houve investimento, esses recursos foram utilizados para a valorização de títulos financeiros, criando uma bolha financeira e uma bolha imobiliária”.

Por último, “tínhamos um enorme crescimento do endividamento das empresas, uma bolha no mercado de obrigações”, acrescentou.

São estes três fatores que, segundo Francisco Louçã, explicam “por que é que um choque exógeno, como a pandemia que estamos a passar, não só afeta cadeias de produção, mas também afeta a estrutura da distribuição dos rendimentos”.

Os primeiros casos da covid-19 confirmados em Portugal foram registados no dia 02 de março. Desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril o país mantém-se em estado de emergência, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve Cultura Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros

19:50 27 Julho, 2026 17:56 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que o GPS era usado para controlar a atividade diária da trabalhadora, prática proibida pelo Código do Trabalho

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Últimas Notícias

  • Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
    Trabalha a partir de casa? Fisco pode negar este benefício no IRS ao vender o imóvel
  • Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
    Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento