Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mundo, Nacional

Quase um quarto das mortes no Algarve têm origem em cancros

O panorama geral no Algarve não é muito diferente do resto do país no que toca a óbitos provocados pelos diversos cancros que podem afectar as pessoas. 24% das mortes registadas no Algarve são devidas a tumores malignos, um pouco abaixo dos 24,3% de que a doença é responsável no quadro do país. Os […]

15:08 11 Junho, 2015 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O rasteio continua a ser a melhor arma para a detecção precoce do cancro e a sensibilização e informação as grandes armas de prevenção da doença

O panorama geral no Algarve não é muito diferente do resto do país no que toca a óbitos provocados pelos diversos cancros que podem afectar as pessoas. 24% das mortes registadas no Algarve são devidas a tumores malignos, um pouco abaixo dos 24,3% de que a doença é responsável no quadro do país.

Os últimos números do Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2013, mostram que em 27,8% dos homens e em 20% das mulheres algarvias a causa de morte esteve associada a doença oncológica, enquanto para os mesmos universos os números nacionais revelam valores de 28,5% e 19,9%. O mesmo é dizer que na região, os homens morrem um pouco menos de cancro do que no país e as mulheres ligeiramente mais.

O Algarve, que representa 4,9% da população residente total do país (443.374 habitantes face a um universo de 8.889.392), representa a nível nacional 4,4% dos casos de morte associados a cancro, uma diferença pouco significativa.

Os números absolutos das mortes por cancro

O INE evidencia 1.148 óbitos por cancro em 2013 no Algarve, com as mulheres a somarem 461 vítimas e os homens 687. Este é o retrato em números absolutos do flagelo da doença na região, mas no país 25.860 pessoas faleceram da mesma causa, dos quais 15.428 foram homens e 10.432 mulheres.

A idade, o cancro e os anos de vida perdidos

Já a idade média dos doentes que perderam a batalha contra os tumores malignos fixou-se nos 71,9 anos no Algarve, idade um pouco mais baixa do que a média nacional que se fixou nos 72,5 anos.

Sucumbiram ao cancro na região, uma vez mais no ano de 2013, 322 pessoas com menos de 65 anos e 827 com idade igual ou superior a 65 anos, com o país no todo nacional a ter também mais mortes por doença oncológica acima dos 65 anos de idade. Na região, os idosos representam 73% das mortes associadas ao cancro, enquanto no país o valor é superior, 73,1%.

O INE revela que, face à esperança média de vida, no Algarve e só durante 2013, se perderam 5.190 anos de vida com as mortes prematuras devidas a cancro, já no país a doença roubou 112.653 anos de vida aos portugueses.

Os cancros que mais matam no Algarve

Na região, os cancros que mais mortes causaram em 2013, de acordo com o INE, foram os do cólon (intestino), recto e ânus, com 194 óbitos, seguidos de perto pelo grupo de tumores malignos da traqueia, brônquios e pulmão, que vitimaram 191 pessoas.

No fim da lista estão o linfoma de Hodgkin, com apenas uma vítima neste ano e o melanoma maligno da pele com nove vítimas.

Nos homens, os cancros que mais vitimam no Algarve são os do grupo da traqueia, brônquios e pulmão (152) e os do grupo do cólon, recto e ânus (124), com o cancro da próstata a representar apenas 52 óbitos. Já nas mulheres o cancro da mama representa 84 óbitos e é o mais mortal, seguido de perto pelos tumores malignos do grupo do cólon, recto e ânus (70).

Em termos comparativos com o resto do país, o Algarve representa nos casos mais negros 6,3% dos óbitos por cancro do colo do útero, 6% das mortes por cancro do ovário e 5,7% dos cancros da bexiga. O peso da região no todo nacional é menor no caso do Linfoma de Hodgkin (2,4%), e nos cancros da próstata (3%) e do estômago (3,4%).

A evolução da prevalência de cancro

No que respeita à incidência de cancro a nível nacional, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) acompanha a Organização Mundial de Saúde no quadro pouco favorável que desenha. No relatório sobre doenças oncológicas de 2014 a DGS estima em 2015, cerca de 48 mil casos, e projecta em 2030, cerca de 55 mil casos de cancro.

Apesar de não haver análise do quadro futuro de incidência de cancro para o Algarve, a supor que a região terá uma incidência próxima do seu peso na população residente nacional, à semelhança do que tem em termos de mortalidade, o retrato fixa a incidência de cancro no Algarve previsivelmente em cerca de dois mil casos em 2015 e 2.400 casos em 2030.

Valores que não deixam dúvidas quanto ao peso real do flagelo do cancro no quadro regional e no que isso implica em perda de vidas, incapacidades e sofrimento e os impactos que a doença tem e terá em custos de saúde, custos económicos e encargos sociais.

O grande desafio do Algarve enquanto comunidade é o mesmo que se coloca a todos os povos do mundo nesta matéria. Prevenir é a palavra de ordem e significa bem mais do que rastrear incansavelmente a população, passa por uma aposta reforçada nos cuidados de saúde primários e acima de tudo por uma profunda mudança de hábitos em favor de comportamentos mais saudáveis e menos propiciadores do desenvolvimento do tão temido cancro.

+ Sobre este tema lei também “Alunas da UAlg levam luta contra o cancro para a rua” (VER)

A doença em números:

Peso das mortes por cancro face a outras causas*:

PT: 24,3%
ALG: 24%

Homens:
PT: 28,5%
ALG: 27,8%

Mulheres:
PT: 19,9%
ALG: 20%

Mortes por cancro*:

PT: 25.860
ALG: 1.148

Homens:
PT: 15.428
ALG: 687

Mulheres:
PT: 10.432
ALG: 461

Idade média das vítimas*:

PT: 72,5 anos
ALG: 71,9 anos

Homens:
PT: 71,6 anos
ALG: 71,4 ano

Mulheres:
PT: 73,7 anos
ALG: 72,8 anos

Mortes por tipo de cancro no Algarve*:

Cólon (intestinos), recto e ânus – 194
Traqueia, brônquios e pulmão – 191
Mama – 84
Estômago – 76
Bexiga – 53
Próstata – 52
Vias biliares e fígado – 46
Pâncreas – 45
Leucemia – 32
Ovário – 23
Colo do útero – 13
Melanoma (pele) – 9

* Fonte INE; últimos dados disponíveis, relativos a 2013.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve Cultura Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Algarve, Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve, Cultura, Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento