Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Projeto LIFE vai ajudar a preservar aves e vegetação das ilhas da Ria Formosa

As capturas acidentais de aves em artes de pesca é uma das preocupações do projeto, que “vai procurar trabalhar com os pescadores” para testar soluções que permitam evitá-las

19:53 4 Fevereiro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As ilhas barreira, com mais de 18.000 hectares, são um importante refúgio para algumas aves marinhas

Avaliar o nível de ameaça e traçar medidas para melhorar a preservação das aves e vegetação das ilhas barreiras da Ria Formosa é o objetivo do projeto LIFE, hoje apresentado em Olhão.

“O objetivo é promover a conservação das ilhas barreira de modo a proteger as espécies e os ‘habitats’ nelas existentes” revelou à Lusa Joana Andrade, coordenadora do projeto LIFE Ilhas Barreira, que terá a duração de quatro anos.

O projeto, apresentado hoje no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão, no distrito de Faro, teve início em setembro de 2019 mas só agora vai para o terreno para levar a cabo a caracterização das áreas de vegetação e de zonas de erosão das cinco ilhas.

A ideia, adiantou a bióloga, é perceber “como tem sido a evolução ao longo do tempo”, mas também “intervir e potenciar algumas ações de conservação” deste ecossistema que se estende por cinco concelhos algarvios.

Para tal, vão “identificar os fatores de pressão” que estão a causar o desaparecimento dos ‘habitats’, para perceber como serão capazes de “acompanhar os atuais cenários de alterações climáticas e subida do nível do mar”.

As ilhas barreira são um conjunto de cinco ilhas – Barreta (conhecida como Deserta), Culatra, Armona, Tavira e Cabanas – e duas penínsulas, do Ancão e de Cacela, que, como o nome indica, formam uma barreira entre o mar e a Ria Formosa.

Este sistema, com mais de 18.000 hectares, é um importante refúgio para algumas aves marinhas, cuja estrutura “está constantemente a ser redefinida” pelos agentes naturais de dinâmica costeira.

A ilha Deserta, no concelho de Faro, é “o único local” do país onde nidifica a gaivota-de-audouin, sendo que as restantes ilhas albergam, igualmente, populações importantes de andorinha chilreta, ilustrou Joana Andrade.

O LIFE Ilhas Barreira irá estudar “o estado das populações destas espécies”, bem como a dinâmica entre as gaivotas e as dunas, bem como avaliar a “necessidade de medidas de conservação”, referiu a bióloga.

As capturas acidentais de aves em artes de pesca é outra das preocupações do projeto, que “vai procurar trabalhar com os pescadores” para testar soluções que permitam evitá-las.

O objetivo é avaliar o impacto destas capturas e perceber, por exemplo, como este problema está a afetar uma das espécies de aves criticamente ameaçadas na Europa, a pardela balear.

As espécies invasores são consideradas como uma das maior ameaças à biodiversidade e, por isso, pretende-se fazer um controlo de algumas plantas, como o chorão e a acácia, para que as dunas possam ter as espécies nativas destes ‘habitats’.

No final dos quatro anos do projeto, que envolve 25 especialistas, pretende-se perceber quais as melhores técnicas para “recuperar as dunas” onde seja necessário e caracterizar toda a vegetação das várias ilhas.

Outro dos objetivos é ter uma “melhor informação sobre as populações nidificantes” da gaivota-de-audouin, da qual “ainda se sabe muito pouco”, acrescentou a coordenadora do projeto.

Joana Andrade adiantou que estão programadas ”centenas de atividades” com escolas e a instalação de câmaras para que alguns os ninhos possam ser seguidos em direto, “aproximando as pessoas dos valores naturais que caracterizam as ilhas barreira”.

O diretor regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no Algarve, Joaquim Castelão Rodrigues, afirmou à Lusa que este é mais um projeto que vem “acrescentar conhecimento científico”, envolvendo a sociedade civil na “salvaguarda e proteção dos valores naturais na Ria Formosa”.

O Projeto LIFE Ilhas Barreira é cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com o Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens (RIAS), Animaris, ICNF e as universidades do Algarve e de Coimbra.

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Algarve Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘forte’ e descida das temperaturas: ar frio vai ‘invadir’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

12:40 3 Maio, 2026 23:40 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ar frio proveniente do Atlântico Norte vai chegar a Portugal neste dia, com descida das temperaturas e ocorrência de chuva

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas

20:20 3 Maio, 2026 17:37 3 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução pode parecer válida, mas há um detalhe que está a levar a multas até 600 euros. Saiba o que deve verificar

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Tech

Banco de Portugal avisa: este é o limite máximo que pode pagar com cartão sem PIN

19:00 3 Maio, 2026 15:44 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco de Portugal recorda que os pagamentos com cartão sem PIN têm limites definidos por razões de segurança

Algarve Cultura

Jovens aprendem croché em oficina promovida pelo Município de Silves

09:00 3 Maio, 2026 16:48 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves promove oficina gratuita de croché para jovens a 16 de maio, com participação de familiares no âmbito do Mês da Família

Algarve Desporto

Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta

19:35 3 Maio, 2026 19:34 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A vitória do Farense sobre União de Leiria por 3-0 complica as aspirações de subida dos leirienses na II Liga

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Nacional

Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves

19:45 3 Maio, 2026 19:40 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois homens mortos e feridos graves em despiste na EN387. Detalhes sobre o acidente em Ferreira do Alentejo

Picos da Europa. Crédito: Pexels
Europa Vida & Lazer

“Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses

19:50 3 Maio, 2026 19:44 3 Maio, 2026 | Luís Santos

Este destino considerado o mais bonito do mundo fica perto de Portugal e continua a surpreender quem o descobre

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Funcionária a abandonar Mercadona. Crédito: Foto AI
Europa

Gerente da Mercadona com 30 anos de casa despedida por usar linguagem ofensiva e insultar colegas: tribunal ‘validou’ decisão

11:00 3 Maio, 2026 13:32 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona despediu uma gerente com 30 anos de casa por linguagem ofensiva. Caso foi a tribunal espanhol e a decisão manteve-se

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Algarve, Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘forte’ e descida das temperaturas: ar frio vai ‘invadir’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

12:40 3 Maio, 2026 23:40 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ar frio proveniente do Atlântico Norte vai chegar a Portugal neste dia, com descida das temperaturas e ocorrência de chuva

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas

20:20 3 Maio, 2026 17:37 3 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução pode parecer válida, mas há um detalhe que está a levar a multas até 600 euros. Saiba o que deve verificar

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Tech

Banco de Portugal avisa: este é o limite máximo que pode pagar com cartão sem PIN

19:00 3 Maio, 2026 15:44 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco de Portugal recorda que os pagamentos com cartão sem PIN têm limites definidos por razões de segurança

Algarve, Cultura

Jovens aprendem croché em oficina promovida pelo Município de Silves

09:00 3 Maio, 2026 16:48 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves promove oficina gratuita de croché para jovens a 16 de maio, com participação de familiares no âmbito do Mês da Família

Algarve, Desporto

Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta

19:35 3 Maio, 2026 19:34 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A vitória do Farense sobre União de Leiria por 3-0 complica as aspirações de subida dos leirienses na II Liga

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Nacional

Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves

19:45 3 Maio, 2026 19:40 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois homens mortos e feridos graves em despiste na EN387. Detalhes sobre o acidente em Ferreira do Alentejo

Picos da Europa. Crédito: Pexels
Europa, Vida & Lazer

“Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses

19:50 3 Maio, 2026 19:44 3 Maio, 2026 | Luís Santos

Este destino considerado o mais bonito do mundo fica perto de Portugal e continua a surpreender quem o descobre

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Funcionária a abandonar Mercadona. Crédito: Foto AI
Europa

Gerente da Mercadona com 30 anos de casa despedida por usar linguagem ofensiva e insultar colegas: tribunal ‘validou’ decisão

11:00 3 Maio, 2026 13:32 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona despediu uma gerente com 30 anos de casa por linguagem ofensiva. Caso foi a tribunal espanhol e a decisão manteve-se

Últimas Notícias

  • Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas
    Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas
  • “Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses
    “Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses
  • Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves
    Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves
  • Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta
    Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta
  • Já se pode reformar aos 60? Estas são as regras que entraram em vigor em 2026
    Já se pode reformar aos 60? Estas são as regras que entraram em vigor em 2026
  • Controlo aumenta em Espanha: grande número destes veículos não cumpre novas regras e está a ser apreendido
    Controlo aumenta em Espanha: grande número destes veículos não cumpre novas regras e está a ser apreendido

Opinião

  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal