Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Profissionais de saúde exaustos com pandemia. Dormem menos de seis horas diárias

Um inquérito realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública/UNL revela que mais de 72% dos profissionais de saúde apresentam exaustão emocional e que quase 43% dorme menos de seis horas. O estudo diz ainda que 80 dos 523 trabalhadores testados (15,3%) tiveram um teste covid-19 positivo

15:31 28 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O cansaço emocional dos profissionais de saúde é o principal foco deste estudo

A Escola Nacional de Saúde Pública/UNL realizou três questionários acerca da situação física dos profissionais de saúde em tempos de pandemia, onde o principal objetivo era avaliar o seu cansaço e condições de trabalho.

É certo que desde que a covid-19 surgiu em Portugal, que os profissionais de saúde estão em contacto próximo com os casos suspeitos e doentes infetados pelo SARS-CoV-2. Por isso mesmo, este estudo reflete as condições de trabalho dos profissionais da linha da frente, onde a proteção é a palavra de ordem.

O terceiro inquérito por questionário, onde surgem também conclusões dos anteriores, decorreu entre 30 de abril e 8 de maio de 2020 e teve a participação de 532 profissionais de saúde. Os resultados foram divulgados no dia 15 de maio. Do total de inquiridos, mais de um terço (35,1%) participou pela primeira vez, totalizando 5.365 os profissionais de saúde inquiridos nos três questionários de todas as regiões de Portugal, com predomínio da região de Lisboa e Vale do Tejo.

O contacto dos profissionais de saúde com doentes ou casos suspeitos do novo coronavírus pode ter repercussões a nível psicológico, concluiu-se nos outros dois questionários. Quase três quartos dos respondentes apresentam níveis de ansiedade elevados ou muito elevados como resposta às situações de stress que estão a viver e 14,6% tinham mesmo níveis de depressão moderados ou elevados.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DORMEM MENOS DE SEIS HORAS DIÁRIAS

No terceiro questionário, concluiu-se que quase três em cada quatro inquiridos (72,2%) apresentam níveis médios ou elevados de exaustão emocional e valores semelhantes de ‘burnout’, revelando um agravamento dos já elevados níveis reportados nestes grupos profissionais.

As conclusões do estudo da Escola Nacional de Saúde Pública/UNL, mostram que, aproximadamente, metade dos profissionais de saúde (42,6%) dorme menos de seis horas diárias. Associados a esta afirmação, estão a sensação de fadiga que é reportada como intensa ou muito intensa por quase três em cada cinco profissionais (58%). Popularmente, a palavra “esgotamento” é utilizada como sinónimo destes sintomas e significa que existe um cansaço intrínseco em quem está na luta contra o vírus.

O inquérito concluiu ainda que um terço (33,3%) dos 5.365 profissionais de saúde não realiza a automonitorizaçao diária, que deveria ser regra, quer da sua proteção, quer da redução da probabilidade do risco de contágio. Cerca de 13% dos profissionais de saúde inquiridos foi ainda considerado caso suspeito e, nos três questionários, 80 dos 523 trabalhadores testados (15,3%) tiveram um teste positivo.

No que se refere aos efeitos da carga de trabalho sentida pelos profissionais na última semana, destaca-se que 30,6% considera o seu nível de fadiga semelhante ao da semana anterior, enquanto 45,3% apresentaram maiores níveis de fadiga e 12,7% fadiga extrema. De realçar ainda que quase metade dos profissionais de saúde não praticou exercício físico na última semana (48,8%).

Como conclusões finais, o estudo alerta que “não é possível um bom combate à covid-19 sem bons, saudáveis e seguros combatentes, tal também não será possível sem técnicos de Saúde Ocupacional competentes exercendo a sua atividade em serviços igualmente capazes e valorizados pelas organizações onde desenvolvem a sua atividade”.

Portugal regista hoje 1.369 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na quarta-feira, e 31.596 infetados, mais 304, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Leia o artigo completo: Resultados do Questionário 3: Profissionais de saúde exaustos, para além de um número pouco aceitável de infetados?

RELACIONADO:

Estado de emergência foi fulcral para evitar colapso do SNS

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Cidade de Lagos. Crédito: Foto DR
Algarve Cultura

Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV

17:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pela sua proximidade com o Oceano Atlântico, esta cidada do Algarve era considerada o 'centro do mundo' na Era dos Descobrimentos

Algarve Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Homem conta dinheiro em casa.
Economia Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve

Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão

17:15 1 Setembro, 2026 17:15 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Erasmus+ reúne especialistas internacionais para estudar sismos, reconstrução, património e futuro das cidades históricas

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Cidade de Lagos. Crédito: Foto DR
Algarve, Cultura

Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV

17:30 1 Setembro, 2026 17:18 1 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pela sua proximidade com o Oceano Atlântico, esta cidada do Algarve era considerada o 'centro do mundo' na Era dos Descobrimentos

Algarve, Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Homem conta dinheiro em casa.
Economia, Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve, Cultura

Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação

17:40 1 Setembro, 2026 17:49 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição coletiva inaugura a 3 de setembro, no IPDJ de Faro, e funciona como antecâmara da 5.ª edição da ANIMAGORIA

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve

Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão

17:15 1 Setembro, 2026 17:15 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Erasmus+ reúne especialistas internacionais para estudar sismos, reconstrução, património e futuro das cidades históricas

Últimas Notícias

  • Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
    Vai haver cortes de luz entre 2 e 4 de setembro em Portugal: estas são as zonas afetadas
  • Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação
    Faro recebe exposição “Palíndromo” antes da Festa do Cinema de Animação
  • Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV
    Esta cidade algarvia foi em tempos o “centro do mundo” pela sua proximidade com o oceano e foi um mercado de escravos no século XV
  • Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão
    Sismos e futuro das cidades juntam especialistas e estudantes em Portimão
  • Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro
    Visitas ao Castelo de Silves terminam mais cedo nos dias 2 e 3 de setembro

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento