Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Novo Estatuto do SNS anunciado por Marta Temido: centros de saúde terão autonomia para gerir e contratar

O novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde foi aprovado em Conselho de Ministros. Umas das principais mudanças é que a Direção Executiva do SNS ficará responsável por algumas tarefas das ARS e da ACSS

17:01 7 Julho, 2022 11:39 8 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde terá, no futuro, funções que hoje pertencem àAdministração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e às Administrações Regionais de Saúde (ARS).

Os Centros de Saúde, por sua vez, terão uma “alteração de fundo” do seu regime jurídico que lhes permitirá passarem a ter uma autonomia semelhante à que hoje têm os hospitais.

Nas instalações do Infarmed, na tarde desta quinta-feira, Marta Temido apresentou o novo estatuto do SNS, já aprovado em Conselho de Ministros, e que, segundo a ministra da Saúde, terá três linhas de intervenção essenciais: mais organização, mais autonomia para hospitais e centros de saúde e maior motivação dos profissionais de saúde.

PRIMEIRO “MAIS”: ORGANIZAÇÃO

A ministra não se coíbe de admitir. “Há um défice de organização nos vários serviços do SNS”. Por isso, a já anunciada criação de uma Direção Executiva para o serviço de saúde permitirá, segundo a ministra, fazer a coordenação operacional de toda a resposta assistencial, num funcionamento em rede e com dedicação exclusiva ao serviço público.

Para além de acumular a função de designar os conselhos de administração dos Hospitais E.P.E e os diretores dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), a Direção Executiva do SNS tirará tarefas a outras entidades.

“Irá assumir responsabilidades que hoje pertencem a outras entidades do SNS, como a ACSS e as ARS”, detalhou Marta Temido.Um exemplo é a gestão das redes nacionais de cuidados paliativos e de cuidados continuados, antes geridas pelas ARS, que ficarão nas mãos da Direção Executiva.

SEGUNDO “MAIS”: AUTONOMIA

No essencial, o novo Estatuto do SNS permitirá dar mais autonomia a hospitais e centros de saúde, mas esta novidade representa uma mudança mais “de fundo” para os segundos. Os ACES, antes “serviços concentrados das Administrações Regionais de Saúde (ARS)”, terão agora autonomia jurídica. Passam a ser institutos públicos de regime especial e deixam de ser prestadores de cuidados, o que permitirá, diz Marta Temido, “responder a uma aspiração antiga” que é a sua autonomia efetiva para gerir pessoas e serviços.

Os hospitais terão, igualmente, mais autonomia, principalmente para a contratação de recursos humanos, para “suprir contratações temporárias, necessidades temporais, substituições, e agora também para contratos de tempo indeterminado”, especifica a ministra.

TERCEIRO “MAIS”: MOTIVAÇÃO

Agregada à maior autonomia do SNS, haverá também uma facilidade em recorrer a mecanismos de gestão para motivar os profissionais de saúde. Assim espera Marta Temido, que não deixa cair o tema da dedicação plena, ainda a ser conversado com as estruturas sindicais, e que se iniciará pela classe dos médicos.

Como já deixou de ser novidade, no “esqueleto”, este regime será essencialmente voluntário, de implementação gradual e baseado numa carta de compromisso individual. Incompatível com funções de direção de atividades do setor social ou privado (excepto para consultório em nome individual), terá igualmente uma natureza obrigatória para os novos diretores de serviço.

Está também previsto, no documento, um regime excecional de trabalho suplementar, que permite a fixação de um valor específico, e um regime de incentivos para a fixação de profissionais em zonas carenciadas, idêntico ao anteriormente anunciado para os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, que inclui uma majoração salarial de 60%.

O novo Estatuto do SNS “seguirá agora os passos habituais” e, “podendo não ser o desenho perfeito ao qual, no fim, precisamos de chegar, trará respostas a problemas que se vinham sentido, que tinham sido identificados e que eram, há muito, reclamados”, acredita Marta Temido.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Algarve Ensino Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Bomba de gasolina.
Economia Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Economia

Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve

12:10 8 Maio, 2026 11:58 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve recebe nova campanha de recrutamento da McDonald’s com mais de 250 vagas até ao final de junho

Algarve, Ensino, Política

UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição

12:20 8 Maio, 2026 12:16 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito teve papel ativo na criação da Universidade do Algarve e no desenvolvimento do ensino superior na região

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Bomba de gasolina.
Economia, Nacional

Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis

10:20 8 Maio, 2026 00:35 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Petroprix abriu um novo posto em Frielas, Loures, e está a oferecer três litros de combustível no primeiro abastecimento

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Últimas Notícias

  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
    UAlg lamenta morte de Carlos Brito e recorda papel decisivo na criação da instituição
  • Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
    Há mais de 250 vagas da McDonald’s para o Algarve
  • É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
    É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
  • Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado
    Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

Opinião

  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal