Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha técnica e contactos do Postal
Menu
Nacional

Mãe de jovem encontrado num poço em Setúbal avança com pedido de indemnização contra o Estado

A mãe requer ainda um tribunal de júri assim como que seja feita uma nova perícia médico-legal para aferir a causa da morte, o que implicará a exumação do corpo.

11:25 5 Junho, 2022 11:25 5 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mãe do jovem morto junto ao Centro Jovem Tabor, em Setúbal, em 2020, avançou com um pedido de indemnização contra o Estado, o centro de acolhimento, o Ministério da Segurança Social e os dois jovens acusados do homicídio.

O crime ocorreu em outubro de 2020 e em maio deste ano o Ministério Público decidiu levar a julgamento dois jovens, de 16 e 17 anos, colegas de Lucas Miranda, de 15 anos, na instituição de acolhimento, por homicídio qualificado e profanação de cadáver.

A mãe de Lucas, assistente no processo, avançou com um pedido de indemnização civil no âmbito do processo-crime no valor de 400 mil euros: 200 mil a título de indemnização por perda do direito à vida (dano morte), 100 mil euros a título de danos não patrimoniais sofridos pela vítima e 100 mil euros a título de danos não patrimoniais sofridos pela demandante (a mãe), segundo o pedido, a que a Lusa teve hoje acesso.

Os dois arguidos no processo-crime, Leandro Vultos e Ricardo Cochicho, vão responder pela prática do crime de homicídio qualificado, um como autor e outro como cúmplice, e ainda pela prática, em coautoria, de um crime de profanação de cadáver.

De acordo com a Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, os dois suspeitos terão consumado o homicídio num terreno abandonado, contíguo ao Centro Jovem Tabor, e arremessado o cadáver, embrulhado num lençol, para o interior de um poço seco, também perto da instituição onde a vítima e os arguidos estavam institucionalizados.

A mãe de Lucas solicita que os arguidos sejam submetidos a julgamento e condenados pela prática dos crimes de que vêm acusados e que o pedido de indemnização “seja julgado procedente, por provado”, condenando-os, assim como ao Estado, Ministério da Segurança Social e centro de acolhimento.

No pedido de indemnização é referido que “falharam todas as instâncias de controlos e dessas falhas resultou a morte de Lucas Miranda”, e que a mãe se sente “defraudada pela confiança que depositou no Centro Jovem Tabor e no Estado português, a quem acreditou que o seu filho estava confiado”.

O Centro Jovem Tabor é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sob a dependência da Diocese de Setúbal da Igreja Católica e acolhe cerca de duas dezenas de jovens com dificuldades de inserção na sociedade.

A mãe requer ainda um tribunal de júri assim como que seja feita uma nova perícia médico-legal para aferir a causa da morte, o que implicará a exumação do corpo.

Segundo o documento processual entregue, Lucas Miranda foi adotado em 2008 com dois anos e meio e a partir do 5.º ano começou a revelar alguns problemas comportamentais, típicos da adolescência, o que levou a mãe a recorrer a instituições públicas, nomeadamente à comissão de proteção de criança e jovens (CPCJ), passando o jovem a ser seguido por uma pedopsiquiatra.

O início da pandemia de covid-19, nos meses de março e abril de 2020, e a consequente quebra das rotinas da escola, do centro de explicações e dos treinos de futebol provocaram uma alteração mais violenta no seu comportamento, tendo começado a ser agressivo com a mãe.

Face a este comportamento, a mãe voltou a pedir ajuda e a participação deu origem à intervenção da CPCJ, culminando este processo na sua institucionalização no dia 02 de outubro de 2020.

Durante a sua permanência na instituição foram várias as fugas ocorridas.

Após o dia 15 de outubro de 2020, a mãe do jovem “ligou várias vezes, sem sucesso, para o Centro Jovem Tabor e para a CPCJ, na expectativa de pedir ajuda”, face ao desaparecimento do filho e o mesmo sucedendo para a PSP, “sendo que aí, apesar de atenderem o telefone, respondiam de forma agressiva e mal-educada”.

Quando soube da possibilidade de Lucas estar no fundo de um poço na zona da Moita, foi à PSP do Barreiro e mandaram-na aguardar no “fim da fila”.

Lucas Miranda, desaparecido desde o dia 15 de outubro de 2020, só foi encontrado no dia 17 de fevereiro de 2021, em avançado estado de decomposição.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 19:38 10 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Algarve Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados

22:20 10 Julho, 2026 19:23 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O INE reviu em alta a população residente em Portugal e vai refazer as tábuas de mortalidade. Estes cálculos influenciam a idade legal da reforma

Algarve

Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal

17:35 10 Julho, 2026 17:48 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município assumiu a recolha seletiva dos ecopontos e a recolha porta a porta comercial na sequência de protocolo com a ALGAR

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Apreensão GNR. Crédito: GNR
Nacional

Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva

22:00 10 Julho, 2026 20:16 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Treze suspeitos de uma alegada rede de tráfico de droga que atuava em vários concelhos de Aveiro e do Porto ficaram em prisão preventiva

Economia Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 19:38 10 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Algarve, Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados

22:20 10 Julho, 2026 19:23 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O INE reviu em alta a população residente em Portugal e vai refazer as tábuas de mortalidade. Estes cálculos influenciam a idade legal da reforma

Algarve

Recolha seletiva em Albufeira passa para gestão da Câmara Municipal

17:35 10 Julho, 2026 17:48 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município assumiu a recolha seletiva dos ecopontos e a recolha porta a porta comercial na sequência de protocolo com a ALGAR

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Apreensão GNR. Crédito: GNR
Nacional

Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva

22:00 10 Julho, 2026 20:16 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Treze suspeitos de uma alegada rede de tráfico de droga que atuava em vários concelhos de Aveiro e do Porto ficaram em prisão preventiva

Economia, Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro
    Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro
  • Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro
    Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro
  • Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão
    Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão
  • Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia
    Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia
  • Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados
    Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal