Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Loulé é “exemplo na região e no país” nas políticas de habitação

Promoção da habitação trará efeitos positivos para a região, como o reativar da atividade económica, a criação de emprego, melhores condições para a coesão social e territorial

15:28 24 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve ontem na cidade de Loulé para participar num importante ato público para a implementação da nova geração de políticas para a habitação neste concelho algarvio: a celebração de um acordo com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) para a criação de 320 fogos, ao abrigo do Programa “1ºDireito”.

Acompanhado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o líder governamental marcou presença no Cineteatro Louletano para testemunhar um momento importante para aquele que é o desígnio nacional de “celebrarmos os 50 anos do 25 de Abril, em 2024, tendo assegurado às 26 mil famílias que ainda não têm habitação condigna, essa habitação”. Até porque, como frisou António Costa, Loulé é o sétimo município português a firmar este protocolo.

A par de pretender assegurar uma habitação para a população mais carenciada, o objetivo deste programa passa também por criar “condições de acesso à habitação em arrendamento acessível à classe média, em particular às novas gerações”. Estão assim mobilizados para o “1º Direito” 1.251 milhões de euros.

“Numa terra de tradições ciclísticas, esta é mesmo uma prova de contrarrelógio. Temos 3 anos para a assunção de compromissos e mais 3 anos para poder executar. Até ao final 2023 temos que ter todos os compromissos assumidos e, até final de 2026, todas as verbas devidamente executadas”, explicou o Primeiro-Ministro para quem a celebração deste protocolo “é um bom sinal”.

Loulé está assim no pelotão da frente no que respeita a esta segunda geração de políticas de habitação, pois, através da Estratégia Local de Habitação de Loulé, aprovada em maio de 2019, a Câmara Municipal pretende dar apoio a 1400 agregados familiares no acesso à habitação, dentro de uma década (2020/30).

Relativamente ao acordo de colaboração com o IHRU, estão previstas diferentes soluções habitacionais como a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais; a reabilitação e/ou aquisição de frações ou prédios habitacionais; e ainda a aquisição de terrenos e construção de um empreendimento em regime de habitação a custos controlados.

Este acordo prevê a resolução dos problemas habitacionais de cerca de 320 agregados familiares em todo o concelho, nos próximos 6 anos.

O investimento total rondará os 44 milhões de euros, com uma comparticipação não reembolsável do IHRU de 15 milhões de euros.

Neste quadro financeiro encontram-se ainda previstos 100 agregados familiares, enquanto beneficiários diretos, que poderão contar também com o apoio do IHRU, por exemplo, caso sejam proprietários de um prédio degradado.

Mas como adiantou Vítor Aleixo, a par deste programa de apoio público desenvolvido pelo Governo, a Autarquia tem em curso outros projetos para resolver os problemas habitacionais do concelho, seja através do arrendamento apoiado ou do arrendamento acessível.

Para levar por diante estes projetos, a autarquia, que promoveu uma consulta para a aquisição e arrendamento de imóveis destinados a habitação pública, adquiriu, em Loulé, 8 lotes de terreno para a implantação de 128 focos habitacionais para arrendamento apoiado e acessível, assim como imóveis no centro histórico de Loulé para reabilitação destinados a este programa de habitação.

A autarquia tem igualmente objetivos e projetos para vários pontos do concelho com vista a solucionar os problemas habitacionais dos seus munícipes, nomeadamente em Almancil, Quarteira, Boliqueime, Ameixial, Alte, Salir ou União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Numa das próxima reuniões camarárias será lançado o concurso público para a construção de 17 fogos no âmbito do projeto de moradias unifamiliares em Salir para renda apoiada e acessível. Já na cidade de Loulé, destaca-se a reabilitação do Bairro Municipal Frederico Ulrich (antigo bairro operário), composto por 48 fogos.

“Dentro de um ano, aproximadamente, estaremos a realojar as primeiras famílias”, assegurou o autarca louletano.

Vítor Aleixo manifestou ainda a sua satisfação na celebração de um protocolo que garantirá a realização de uma das linhas estratégicas da política municipal.

“Estar aqui hoje a assinar este acordo de colaboração com o IHRU para garantir 320 soluções habitacionais a quase 1000 dos nossos concidadãos é razão que justifica por si só, por que vale a pena estar na política para servir os que precisam de nós e das políticas que praticamos”, salientou.

Já o ministro que tutela a Habitação elogiou o trabalho realizado pelo município, considerando que “a Câmara de Loulé foi muito para lá daquela que era a política pública enquadrada no ‘1º Direito’.

“O trabalho que fizeram foi excelente do ponto de vista de estudo do mercado, da procura, do envolvimento da população, olhar para lá do próprio concelho. Loulé fez um trabalho extraordinário que gostávamos que servisse de exemplo para o país e também para o Algarve, a região mais afetada em termos de habitação, a par da zona metropolitana de Lisboa”.

Pedro Nuno Santos sublinhou ainda que a promoção da habitação trará igualmente outros efeitos positivos na região, como o reativar da atividade económica, a criação de emprego, melhores condições para a coesão social e territorial e tornará o Algarve mais atrativo e com maior capacidade para fixar população.

Numa altura em que o Algarve é uma das regiões mais atingidas pela crise económica em que o país mergulhou desde o início da pandemia, devido sobretudo à quebra no turismo, o Primeiro-Ministro anunciou em Loulé o reforço dos apoios financeiros à região.

“O Algarve vai dispor de mais 500 milhões de euros daquilo que tem sido nos últimos anos o recurso a 300 milhões de fundos comunitários, para executar ao longo de sete anos. Sem excluir a oportunidade que as autarquias e empresas do Algarve têm de aceder a outros programas específicos”, disse ainda António Costa, que assumiu igualmente o compromisso do Governo “com algumas necessidades estruturais da região” como a eletrificação da linha do Algarve, o projeto do novo Hospital Central e uma nova revisão do tarifário das portagens da Via do Infante.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Homem a comer batatas fritas.
Europa Nacional

PJ resgata homem escravizado em Espanha durante 30 anos que só tinha 40€ na conta e o desejo de comer batatas fritas

13:20 5 Julho, 2026 11:41 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Polícia Judiciária resgatou um homem explorado durante 30 anos por uma rede de tráfico humano entre Portugal e Espanha

Comboio parado na plataforma.
Algarve Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Agentes no Aeroporto de Lisboa. Crédito: Lusa
Algarve Nacional

Faro incluído no reforço da PSP nas fronteiras aeroportuárias

14:33 5 Julho, 2026 14:33 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reforço das fronteiras aeroportuárias inclui Faro: 367 novos agentes da PSP iniciam estágio após fim da missão da GNR em Lisboa

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 16:34 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional, Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Homem a comer batatas fritas.
Europa, Nacional

PJ resgata homem escravizado em Espanha durante 30 anos que só tinha 40€ na conta e o desejo de comer batatas fritas

13:20 5 Julho, 2026 11:41 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Polícia Judiciária resgatou um homem explorado durante 30 anos por uma rede de tráfico humano entre Portugal e Espanha

Comboio parado na plataforma.
Algarve, Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Agentes no Aeroporto de Lisboa. Crédito: Lusa
Algarve, Nacional

Faro incluído no reforço da PSP nas fronteiras aeroportuárias

14:33 5 Julho, 2026 14:33 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reforço das fronteiras aeroportuárias inclui Faro: 367 novos agentes da PSP iniciam estágio após fim da missão da GNR em Lisboa

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 16:34 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Últimas Notícias

  • Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
    Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
  • Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
    Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
  • Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos
    Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos
  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • “Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos
    “Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal