Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Lagos implementa medidas excecionais nos cemitérios municipais

Acesso de visitantes será permitido, estando sujeito a uma lotação máxima que é calculada em função da área de cada cemitério

17:45 29 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Nos acessos serão criados corredores diferenciados de entrada e saída, para impedir o cruzamento de pessoas

A Câmara de Lagos decidiu manter os cemitérios municipais abertos nos dias 31 de outubro e 1 de Novembro, das 9 às 17 horas, embora com medidas excecionais de funcionamento.

Para permitir que a população possa fazer a tradicional visita aos cemitérios para homenagear os seus entes queridos, a autarquia lacobrigense ouviu a Subcomissão Municipal de Proteção Civil e vai implementar uma série de medidas de forma a cumprir todas as normas da Direção-Geral de Saúde para prevenir a disseminação do vírus da Covid-19.

Segundo o procedimento de implementação de medidas de prevenção e proteção aprovado, o acesso de visitantes será permitido, estando sujeito a uma lotação máxima que é calculada em função da área de cada cemitério. Nesse sentido, o cemitério novo da cidade de Lagos terá uma capacidade máxima calculada de 1250 pessoas e o cemitério velho apenas comportará 342 pessoas. No entanto, apenas será permitida a permanência de duas pessoas em simultâneo por cada campa ou jazigo e por um período máximo de 45 minutos. O distanciamento físico de 2 metros entre pessoas deve ser cumprido.

Nos acessos serão criados corredores diferenciados de entrada e saída, para impedir o cruzamento de pessoas, e disponibilizados dispensadores com álcool gel, sendo obrigatória a higienização das mãos, assim como o uso de máscara (nos acessos e no interior dos cemitérios). Dentro dos recintos serão distribuídos mais contentores de lixo para colocação de resíduos como flores velhas, material de limpeza e luvas descartáveis.

Em caso de realização de funerais, os cemitérios lacobrigenses encerrarão ao público em geral uma hora antes da cerimónia fúnebre e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de aglomerados e o controlo da distância de segurança.

Se surgir alguém com sintomas característicos da Covid-19 essa pessoa será encaminhada para a área de isolamento definida em cada cemitério e estabelecido contacto para a linha Saúde 24.

Apesar de todas estas regras que visam garantir a segurança sanitária, a Câmara Municipal recomenda que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica, não se desloquem aos cemitérios neste fim-de-semana.

Estas medidas serão igualmente aplicadas nos cemitérios de Barão de São João (88 pessoas), Bensafrim (velho 23 pessoas, novo 49 pessoas), Luz (109 pessoas) e Odiáxere (128 pessoas), cujo funcionamento se encontra sob gestão das Juntas de Freguesia.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve Desporto Economia Vida & Lazer

Jogos do Mundial de Futebol vão ser transmitidos ao ar livre no Albufeira Terrace

08:00 6 Junho, 2026 09:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Transmissões de jogos, gaming, troca de cromos e animação prometem atrair adeptos durante mais de um mês

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Comboio histórico do Douro.
Nacional Vida & Lazer

Está a chegar mais uma edição desta viagem histórica de comboio em Portugal com vista para o rio e numa carruagem do século XX

11:30 6 Junho, 2026 15:45 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Comboio Histórico do Douro regressa em 2026 com viagens entre a Régua e o Tua, carruagens do século XX e paisagens do rio Douro

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Algarve Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Praia da Luz.
Algarve Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Algarve Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 09:30 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional, Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Algarve, Desporto, Economia, Vida & Lazer

Jogos do Mundial de Futebol vão ser transmitidos ao ar livre no Albufeira Terrace

08:00 6 Junho, 2026 09:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Transmissões de jogos, gaming, troca de cromos e animação prometem atrair adeptos durante mais de um mês

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Comboio histórico do Douro.
Nacional, Vida & Lazer

Está a chegar mais uma edição desta viagem histórica de comboio em Portugal com vista para o rio e numa carruagem do século XX

11:30 6 Junho, 2026 15:45 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Comboio Histórico do Douro regressa em 2026 com viagens entre a Régua e o Tua, carruagens do século XX e paisagens do rio Douro

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Algarve, Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Praia da Luz.
Algarve, Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Algarve, Política

Hugo Pereira formaliza candidatura à liderança do PS Algarve

09:40 6 Junho, 2026 09:30 6 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com a frase “Sim, pelo Algarve”, Hugo Pereira busca liderar o PS Algarve com uma proposta mobilizadora para a região

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia secreta do Algarve está escondida entre arribas e “parece saída de um filme”

21:00 5 Junho, 2026 15:50 5 Junho, 2026 | João Luís

Há uma pequena praia no Algarve escondida entre arribas, com acesso por trilho ou pelo mar. O cenário atrai caminhantes, canoístas e curiosos

Últimas Notícias

  • Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
    Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
  • Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal
    Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal
  • Está a chegar mais uma edição desta viagem histórica de comboio em Portugal com vista para o rio e numa carruagem do século XX
    Está a chegar mais uma edição desta viagem histórica de comboio em Portugal com vista para o rio e numa carruagem do século XX
  • Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo
    Olhão e Monte Gordo recebem provas de natação este domingo
  • Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados
    Vai mudar de emprego e tem férias por gozar? Saiba o que acontece aos dias acumulados
  • Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos
    Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal