Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Autocarro da FlixBus.
Autocarro da FlixBus. Crédito: DR
Nacional

‘Guerra’ pelo terminal de Sete Rios agrava-se com nova ação judicial da FlixBus

Rede Expressos rejeita responsabilidade pelos atrasos e atribui a situação à falta de autorizações administrativas e operacionais

15:10 4 Setembro, 2026 15:47 4 Setembro, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A FlixBus avançou com uma ação executiva em tribunal e apresentou uma participação criminal contra os gestores da Rede Expressos, numa tentativa de assegurar o acesso ao terminal rodoviário de Sete Rios, em Lisboa, confirmou à agência Lusa o operador de origem alemã.

A iniciativa surge na sequência de uma decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa que determinou a “concessão imediata de acesso” da FlixBus ao terminal de Sete Rios, gerido pela Rede Expressos. Desde então, as duas empresas têm mantido contactos para dar cumprimento à sentença, embora a FlixBus acuse o operador do grupo Barraqueiro de sucessivos adiamentos na concretização da sua entrada na infraestrutura.

“Apesar de a FlixBus ter apresentado, de boa-fé, um plano faseado para a entrada no terminal, a Rede Expressos tem vindo a prolongar esta situação de indefinição, adiando a resolução do problema e criando apenas uma aparência de cumprimento da sentença de 08 de março do Tribunal Administrativo de Lisboa”, afirmou fonte oficial do operador.

Depois de o jornal Expresso ter noticiado o caso na quinta-feira, a FlixBus confirmou que voltou a recorrer à justiça, desta vez através de uma ação executiva destinada a obrigar a Rede Expressos a cumprir a sentença proferida em março.

FlixBus diz não ter garantia de entrada a 24 de setembro

Segundo a Flixbus, a Rede Expressos está a fazer depender o acesso do “levantamento da suspensão das autorizações” para novas linhas de serviços expresso no terminal de Sete Rios, determinada em maio de 2025 pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes e pela AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

“Tanto a AMT como o IMT já rejeitaram esta imposição da Rede Expressos e reconheceram que não devem ser autorizadas novas licenças relativas a linhas, horários ou serviços que possam aumentar a ocupação do Terminal de Sete Rios, o que aliás estava também subjacente à decisão do próprio tribunal”, explicou a mesma fonte.

Assim, a FlixBus afirma não ter a garantia de que a data de 24 de setembro, prevista para o início da operação, venha a ser cumprida. “E a prova disto é que não há ainda qualquer viagem da FlixBus à venda de e para este terminal”.

A última data de acesso, que chegou a estar acordada para 20 de agosto, acabou por ser adiada, com a Flixbus a queixar-se de que estão ainda por garantir serviços essenciais à operação em Sete Rios como “a disponibilização de uma bilheteira e ponto de apoio ao cliente, bem como pessoal da FlixBus no local, informação de partidas e chegadas nos ecrãs e nos cais, espaço para armazenamento de bagagem perdida e condições para limpeza e estacionamento dos autocarros dos operadores parceiros”.

Outro problema reside nas declarações de capacidade emitidas pela Rede Expressos para a FlixBus poder operar em Sete Rios, cuja validade de 60 dias se encontra prestes a caducar e que a Flixbus quer ver prorrogadas antes da sua entrada no terminal, de modo a não ficar “dependente de decisões unilaterais da entidade gestora”.

Por último, a Flixbus acusa a Rede Expressos de fazer depender o acesso a Sete Rios “do levantamento da suspensão de novas autorizações e, dessa forma, permitir não só a renovação das autorizações caducadas, mas também a apresentação de novos pedidos que possam vir a esgotar, ainda que artificialmente, a capacidade disponível do terminal”.

Rede Expressos rejeita responsabilidade pelos atrasos

Além do terminal lisboeta, a Flixbus continua sem acesso, “ou com acesso condicionado”, aos terminais de Coimbra, Évora, Faro, Albufeira, Fátima, Caldas da Rainha, Peniche, Santarém, Alcobaça, Beja e Torres Novas.

Contactada pela Lusa, a Rede Expressos atribuiu o atraso “às autorizações administrativas e operacionais necessárias para o início dos serviços que a FlixBus pretende transferir da Gare do Oriente para Sete Rios”, e rejeitou “qualquer responsabilidade pelo facto de essas autorizações não terem sido obtidas atempadamente pela FlixBus”.

A mesmo fonte afirmou que a empresa “não foi ainda notificada” sobre qualquer reclamação ou ação judicial da Flixbus, e adiantou que estão previstas novas “reuniões de trabalho cujas datas já foram propostas pela Rede Expressos”.

Diferendo entre as empresas começou em 2023

O diferendo entre as duas empresas começou com uma queixa da Flixbus à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) em 2023, quando a RNE recusou dar acesso à infraestrutura.

O regulador emitiu um parecer em 08 de maio de 2025 que foi favorável à multinacional alemã, ao verificar que o terminal de Sete Rios tinha capacidade disponível, o que deveria levar a Rede Expressos a facultar o acesso à Flixbus e a qualquer outro operador, dentro dos horários disponíveis.

Em junho de 2025, a RNE negou o acesso, o que levou a Flixbus, em julho, a solicitar ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes a suspensão temporária da concessão de autorizações de serviços expresso e, em outubro, a interpor a ação judicial entretanto decidida pelo Tribunal Administrativo de Lisboa em março de 2026.

Leia também: Procurado por tentativa de homicídio no Brasil acaba detido em Lisboa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Economia Edição Papel Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Economia, Edição Papel, Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
    Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
  • Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
    Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
  • Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027
    Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027
  • A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
    A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
  • Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes
    Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

Opinião

  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal