Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Funcionária acusada de burlar Segurança Social em 631 mil euros confessou crimes

Perante a confissão integral da arguida, uma mulher de 50 anos, residente em Coimbra, o julgamento – que começou hoje – acabou por ficar resolvido em cerca de duas horas e a leitura do acórdão está agendada para dia 23

14:42 9 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A arguida justificou os seus atos por estar “desesperada” e sem “saber o que fazer” face a dívidas que alegadamente possuía

Uma antiga funcionária acusada de burlar a Segurança Social em 631 mil euros, através da criação de perfis falsos, confessou hoje perante o coletivo de juízes do tribunal de Coimbra todos os crimes de que é acusada.

Perante a confissão integral da arguida, uma mulher de 50 anos, residente em Coimbra, o julgamento – que começou hoje – acabou por ficar resolvido em cerca de duas horas e a leitura do acórdão está agendada para dia 23.

A mulher, Paula, falou logo no início da sessão, referindo que os factos constantes da acusação “são verdade”.

“É tudo verdade e quero esclarecer tudo”, frisou.

A arguida justificou os seus atos por estar “desesperada” e sem “saber o que fazer” face a dívidas que alegadamente possuía: “Foi um ato de desespero, não tinha dinheiro, não tinha nada, não tinha ninguém”, alegou.

Sobre os perfis de mulheres grávidas e de outros beneficiários do abono de família, que, segundo a acusação, lhe renderam 631 mil euros ao longo de mais de quatro anos, entre maio de 2014 e finais de 2018, a mulher (que chorou por diversas vezes durante as declarações que prestou ao tribunal) admitiu que eram todos fictícios.

“Foram inventados por mim”, afirmou Paula, justificando que o sistema informático do Instituto de Segurança Social a que tinha acesso “deixava fazer” os perfis falsos que ia “construindo”.

Questionada pelo juiz-presidente porque é que, a certa altura, deixou de o fazer, a arguida admitiu que o esquema terminou porque foi descoberta.

“Quando fui descoberta, foi um alívio, porque senti que não conseguia parar”, alegou.

Aos dois filhos, uma rapariga hoje com 18 anos e um rapaz com 28, a mulher terá afirmado que fez um empréstimo para justificar o dinheiro que passou a ter e que lhe garantia um rendimento de cerca de seis a sete mil euros mensais, segundo o tribunal.

Questionada sobre as alegadas dívidas, a mulher acabou por envolver o filho na justificação, argumentando que o rapaz “andava triste e meio agitado”, supostamente devido a ter dívidas de jogo que não conseguia pagar.

“Houve alturas em que o meu filho não tinha dinheiro para pagar dívidas [e eu] ia fazendo mais e mais. Com dinheiro, coisa que já não tinha há tanto tempo, fiquei iludida, queria dar coisas aos meus filhos para vestirem, para se sentirem bem”, afirmou.

“Se pudesse voltar atrás, voltava e não fazia nada disto”, garantiu a arguida, hoje operária fabril, voltando a chorar.

A arguida não conseguiu justificar onde gastou a totalidade dos 631 mil euros, montante do qual hoje não resta “nada”, admitindo, no entanto, que, para além das dívidas, o dinheiro serviu para a compra de uma viatura, paga em numerário, por cerca de quatro mil euros, viagens ao Algarve e ao estrangeiro e dinheiro dado ao filho “fanático da Académica” para este “gastar com amigos” em deslocações à Madeira e Açores a acompanhar a equipa de futebol.

Quando a advogada de defesa quis saber mais sobre as dívidas ao jogo do rapaz, a arguida respondeu que o filho “tinha de as pagar”.

“Se não pagasse, podia haver alguma desgraça e eu não queria”, argumentou.

Por outro lado, questionada pela sua advogada como reagiria o filho se lhe pedisse dinheiro e Paula não lho desse, nomeadamente se chegava a ser violento, a arguida explicou que o rapaz “é violento quando bebe”.

“Ainda vai sair daqui alguma certidão”, interrompeu o juiz-presidente, numa menção à possível prática de um crime, levando a advogada a mudar de assunto.

Nas alegações finais, a procuradora do Ministério Público (MP), embora destacando a “confissão integral e sem reservas” da arguida, criticou as explicações dadas por Paula sobre o móbil dos crimes de que é acusada, frisando que “não merecem qualquer credibilidade”.

“Aquilo que fez com o dinheiro foi para viver como bem lhe apeteceu”, rematou a procuradora do MP, lembrando que os 631 mil euros “são de todos nós”, que o dinheiro da Segurança Social é o que as pessoas necessitadas “têm para viver e para comer” e que “não é para isto” que Paula estava na função pública, intervenção secundada pela advogada do organismo estatal.

Sem se comover com o choro da mulher, a procuradora não se mostrou convencida do arrependimento manifestado: “Está arrependida é de ter sido apanhada. Se não tivesse sido apanhada, se calhar em vez de 631 mil euros estávamos a falar de milhões”, frisou a magistrada, que pediu “pena de prisão efetiva” para a arguida, acusada dos crimes de acesso ilegítimo qualificado, falsidade informática qualificada, burla informática qualificada, peculato e branqueamento.

Já a defesa admitiu que Paula “não sairá impune” mas que, face à sua situação atual, com um emprego onde aufere o salário mínimo, uma filha a estudar, prestes a “ficar sem casa” e sem antecedentes criminais, argumentou que “merece uma oportunidade” do tribunal.

“Salvo melhor opinião, o que há a fazer é dar uma oportunidade a este arguida”, disse a advogada de defesa, exortando o tribunal a aplicar “uma pena suspensa”, eventualmente com prestação de trabalho comunitário.

RELACIONADO:

Assistente da Segurança Social de Coimbra começa hoje a ser julgada por burla de 631 mil euros

Assistente da Segurança Social rouba 631 mil euros com criação de 100 perfis falsos

Economia Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana

11:00 4 Maio, 2026 05:40 4 Maio, 2026 | João Luís

Chuva mais intensa chega esta semana com agravamento do estado do tempo. Saiba quando será o dia mais chuvoso e que regiões serão mais afetadas

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve

Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias

15:30 4 Maio, 2026 15:35 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eleita entre as melhores praias da Europa, a Praia da Falésia reforça o prestígio internacional de Albufeira como destino turístico de excelência

Algarve Ensino

Festival Poejo Mendes junta jovens talentos em Portimão para competição de cocktails

12:42 4 Maio, 2026 12:42 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocktails e criatividade marcam Festival Poejo Mendes em Portimão, reunindo jovens talentos numa competição dedicada à inovação na área de bar

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Loja da IKEA.
Economia Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Europe Direct Algarve Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Algarve Nacional

Governo autoriza novos furos de água em aquíferos do Algarve

10:43 2 Maio, 2026 10:44 2 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Luís Montenegro anuncia o fim das restrições aos furos de água com impacto direto sobretudo no Algarve e Alentejo

Economia, Nacional

Atenção proprietários: Autoridade Tributária avisa que IMI tem que ser pago até esta data

13:50 4 Maio, 2026 13:43 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O prazo para pagar a totalidade ou a primeira prestação do IMI termina a 1 de junho. Saiba quem tem de pagar agora e em que meses chegam as restantes prestações

Algarve

Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

19:00 4 Maio, 2026 19:16 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Olhão conquista Bandeira Azul pela primeira vez, reforçando a qualidade ambiental e a atratividade turística

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana

11:00 4 Maio, 2026 05:40 4 Maio, 2026 | João Luís

Chuva mais intensa chega esta semana com agravamento do estado do tempo. Saiba quando será o dia mais chuvoso e que regiões serão mais afetadas

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Casal observa obras na casa vizinha a partir da janela. Crédito: Foto AI
Nacional

Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

17:40 4 Maio, 2026 17:30 4 Maio, 2026 | Luís Santos

Conflito entre vizinhos termina com decisão que obriga casal a permitir uso do terreno para obras da vizinha

Algarve

Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias

15:30 4 Maio, 2026 15:35 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eleita entre as melhores praias da Europa, a Praia da Falésia reforça o prestígio internacional de Albufeira como destino turístico de excelência

Algarve, Ensino

Festival Poejo Mendes junta jovens talentos em Portimão para competição de cocktails

12:42 4 Maio, 2026 12:42 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocktails e criatividade marcam Festival Poejo Mendes em Portimão, reunindo jovens talentos numa competição dedicada à inovação na área de bar

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Loja da IKEA.
Economia, Nacional

IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data

19:10 4 Maio, 2026 10:33 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Parceria entre a IKEA e a Vista Alegre foi prolongada até 2034 e poderá gerar mais de 400 milhões de euros em volume de negócios

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Europe Direct Algarve, Opinião

Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira

18:46 4 Maio, 2026 18:51 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de um projeto piloto no Algarve poderia constituir um primeiro passo prudente e testável, permitindo avaliar, em contexto real, os benefícios e desafios de um modelo regional antes da sua eventual extensão ao restante território"

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Algarve, Nacional

Governo autoriza novos furos de água em aquíferos do Algarve

10:43 2 Maio, 2026 10:44 2 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Luís Montenegro anuncia o fim das restrições aos furos de água com impacto direto sobretudo no Algarve e Alentejo

Últimas Notícias

  • Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
    Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil
  • IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
    IKEA avisa clientes: produtos desta marca onde Cristiano Ronaldo investe serão vendidos nas lojas até esta data
  • Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
    Praias de Olhão renovam Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
  • Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
    Todas as praias de Loulé voltam a hastear Bandeira Azul
  • Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
    Novo tratamento para o cancro passa a demorar apenas um minuto: saiba o que ‘muda’ para os doentes
  • Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão
    Casal obrigado a permitir andaimes no seu terreno para vizinha construir casa: tribunal confirma a decisão

Opinião

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Descentralizar para crescer: lições europeias para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal