Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Fenprof recusa que ensino à distância seja solução permanente

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores recusou hoje que o modelo de ensino à distância se torne “norma”, questionando a constitucionalidade dessa opção, por considerar que “cava fossos e muitos fundos de desigualdades”

15:51 8 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Nogueira consideraque o modelo de ensino à distância não pode ser uma alternativa permanente

“Em nossa opinião até seria pôr em causa a própria Constituição da República Portuguesa uma vez que ela em vários dos seus artigos, quando fala da necessidade de haver uma escola pública, também diz que essa escola é também para que seja a promotora da igualdade de oportunidades”, afirmou Mário Nogueira.

O dirigente sindical falou hoje aos jornalistas, numa conferência de imprensa em que divulgou os resultados de um inquérito realizado pela estrutural sindical durante as primeiras duas semanas de maio, a que responderam 3.548 docentes

De acordo com os resultados, cerca de 93,5% dos professores concordaram que as desigualdades se agravaram durante este período, desde 16 de março, quando as atividades letivaspresenciais foram suspensas como forma de conter a propagação do novo coronavírus que provocou a pandemia de covid-19.

“Sobretudo, os professores destacam dois aspetos e em relação aos alunos é o terem disparado as desigualdades, que têm origens diversas”, referiu Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), afirmando que o segundo aspeto foi o trabalho exaustivo.

Estas desigualdades, acrescenta, decorrem não só da dificuldade que alguns alunos tiveram em aceder aos meios tecnológicos para acompanhar as aulas ‘online’, mas também do facto de muitos não terem autonomia digital, dos diferentes níveis de acompanhamento por parte das famílias e da forma como as próprias escolas conduziram o trabalho à distância.

Durante a apresentação dos resultados, Mário Nogueira sublinhou ainda que 54,8% dos professores admitiram não ter conseguido chegar a todos os alunos até meados de maio, referindo também que, apesar de a maioria (cerca de 70,5%) ter optado por lecionar novos conteúdos, destes só 47,8% vai avaliar as matérias dadas em ensino à distância.

Sobre a avaliação, o secretário-geral da Fenprof disse ainda que a decisão de auditar as avaliações dos alunos para travar a inflação das notas, seria bem-vinda num contexto normal, mas pode ter o efeito inverso e contribuir para situações de injustiça.

“No meio de tanta diversidade, uniformizar critérios de avaliação pode ser, em nome da justiça, criar situações injustas”, referiu.

A maioria dos profissionais (92,9%) considera também que os défices que resultarem deste ano letivo devem ser superados no próximo ano, preferencialmente através da integração das matérias que ficaram no próximo ano letivo, opção apontada por 84,1%.

“Este foi um ano de exceção, mas o próximo ano vai ser um ano em que também se vai refletir muito o que se passou agora”, sublinhou Mário Nogueira.

Considerando que o modelo de ensino à distância não pode ser uma alternativa permanente, o secretário-geral da Fenprof admitiu a possibilidade de a solução se manter, pelo menos, no início do próximo ano.

Esse cenário deve estar previsto no despacho normativo de organização do ano letivo que, noutros anos e sem alterações de fundo, já estava a ser preparado nesta altura, sublinhou Mário Nogueira, acrescentando que toda a comunidade escolar deve participar nessa discussão, mas “até agora, o Ministério da Educação não deu sinal de vida sobre isso”.

“As escolas, para abrirem em setembro, começam-se a organizar agora e, portanto, o Ministério da Educação deve reunir para fazer esta discussão, porque ela é fundamental num ano tão diferente como aquele que se prevê que ainda seja o próximo”, afirmou o dirigente sindical.

Em declarações aos jornalistas, Mário Nogueira comentou o pacote de 400 milhões de euros, anunciado na sexta-feira pelo Governo, para apoiar a Escola Digital, considerando que será “bem-vindo” se for direcionadopara a atualização do parque tecnológico e para a formação dos docentes nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

“Se for para eternizar o ensino à distância e não apenas para o ter preparado para eventuais situações excecionais que surjam, então será dinheiro mal gasto”, afirmou.

O secretário-geral da Fenprof sublinhou ainda que os resultados do inquérito apontam para um sentimento de abandono referido pelos docentes, sendo que 58,9% dos inquiridos afirmam não se ter sentido apoiado pela tutela durante este período, sendo que a maioria dos docentes sentiu-se, sobretudo, apoiada pelas direções das escolas e pelas famílias dos alunos.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Algarve Cultura Ensino

Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos

17:40 17 Junho, 2026 18:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ricardo Calé destacou cerca de 18 milhões de euros em investimentos financiados pelo PRR para áreas estratégicas de Olhão

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Mundo Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Algarve, Cultura, Ensino

Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos

17:40 17 Junho, 2026 18:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ricardo Calé destacou cerca de 18 milhões de euros em investimentos financiados pelo PRR para áreas estratégicas de Olhão

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Mundo, Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal