Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Faro vai avançar com candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

Oito cidades portuguesas já manifestaram a intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027

11:18 28 Janeiro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A atribuição do título deverá basear-se num programa cultural com uma dimensão europeia forte

Oito cidades portuguesas manifestaram a intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo já avançado alguns detalhes dos seus planos estratégicos, mas nenhuma candidatura foi apresentada, porque o procedimento formal ainda não foi aberto.

Os presidentes das Câmaras Municipais de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria e Oeiras já anunciaram que vão avançar com a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, ano em que Portugal foi o país escolhido, a par da Letónia, para eleger uma cidade.

No passado, Portugal recebeu o título três vezes, pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

Apesar do interesse manifestado pelos autarcas, que inclusivamente já avançaram algumas ideias e nomes de comissários de candidaturas, o processo ainda não avançou, porque ainda não foi publicado o necessário convite à apresentação de candidaturas, segundo o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC).

“Portugal acolherá uma capital da cultura em 2027 e o processo começa normalmente com sete/seis anos de antecedência. Este ano será aberto um convite para apresentação de propostas, que ainda está a ser estudado com a Comissão Europeia”, disse à Lusa fonte do GEPAC.

Os termos e prazos para as candidaturas sairão nesse aviso, acrescentou o gabinete.

A avaliação dos candidatos será feita por um painel de jurados, de entre as várias instâncias europeias, da qual sairá uma ‘short list’ de três candidatos.

A partir desse momento, os candidatos escolhidos terão cerca de um ano para prepararem melhor a sua candidatura, de acordo com as recomendações do painel, e daqui sairá então o vencedor.

De acordo com a decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, publicada no Jornal Oficial da União Europeia, a atribuição do título deverá basear-se num programa cultural com uma dimensão europeia forte.

Esse programa cultural deverá inserir-se numa estratégia a longo prazo com um impacto sustentável no desenvolvimento económico, cultural e social local.

O mesmo documento define que os critérios de seleção devem ser bem explícitos, “de modo a orientar melhor as cidades candidatas no que se refere aos objetivos e requisitos que precisam de cumprir para ganhar o título”.

Além disso, determina que as cidades candidatas devem, sempre que adequado, explorar a possibilidade de procurar obter apoio financeiro dos programas e fundos da União.

Os critérios de avaliação das candidaturas contemplam seis categorias: “contributo para a estratégia a longo prazo”, “dimensão europeia”, “conteúdo cultural e artístico”, “capacidade de execução”, “projeção” e “gestão”.

Cada Estado-membro é responsável pela organização do concurso entre as suas cidades, de acordo com o calendário, tendo as cidades interessadas um prazo para apresentar as candidaturas de, no mínimo, dez meses após a publicação do convite à apresentação de candidaturas.

Cabe depois aos Estados-membros notificarem a Comissão das suas candidaturas.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa comunitária, que teve inicio em 1985 e tem como objetivo promover anualmente a dinamização cultural e a qualidade de vida de diferentes cidades da Europa.

Na passada sexta-feira, sete das oito cidades que se declararam candidatas a capital europeia da cultura 2027 (Aveiro indicou que não poderia estar presente) reuniram-se no Museu de Portimão para discutir pontos em comum nos diferentes processos, e consideraram essencial o apoio do Governo para o êxito da candidatura.

Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria e Oeiras assumiram que a cooperação é “muito importante” neste processo que coloca “uma parte do país a pensar na cultura como meio do desenvolvimento dos seus territórios”, mas que as cidades “não podem continuar a trabalhar sozinhas até 2027”, como afirmou aos jornalistas Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

O porta voz da reunião de autarcas destacou que, em cima da mesa, estiveram os problemas de financiamento, de candidaturas e apoios governamentais, juntamente com o calendário de 2021 – com eleições autárquicas – que não gostariam que fosse uma “preocupação extra” para os municípios envolvidos nas candidaturas.

Todas a candidaturas defenderam que uma Capital da Cultura Europeia não é um programa de festas e, assim, cada município está a preparar planos estratégicos de desenvolvimento cultural das comunidades, transformação que querem ver realizada através da Cultura.

A Câmara Municipal de Faro, organizadora do encontro, informou que foram convidados outros potenciais candidatos, como Viana do Castelo, que não marcou presença, embora tivesse manifestado interesse em futuros encontros.

Ponta Delgada não deu qualquer resposta ao convite, segundo a organização, enquanto os municípios de Cascais e Viseu assumiram não serem candidatos a Capital Europeia da Cultura 2027.

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Algarve Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘forte’ e descida das temperaturas: ar frio vai ‘invadir’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

12:40 3 Maio, 2026 23:40 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ar frio proveniente do Atlântico Norte vai chegar a Portugal neste dia, com descida das temperaturas e ocorrência de chuva

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas

20:20 3 Maio, 2026 17:37 3 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução pode parecer válida, mas há um detalhe que está a levar a multas até 600 euros. Saiba o que deve verificar

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Tech

Banco de Portugal avisa: este é o limite máximo que pode pagar com cartão sem PIN

19:00 3 Maio, 2026 15:44 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco de Portugal recorda que os pagamentos com cartão sem PIN têm limites definidos por razões de segurança

Algarve Cultura

Jovens aprendem croché em oficina promovida pelo Município de Silves

09:00 3 Maio, 2026 16:48 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves promove oficina gratuita de croché para jovens a 16 de maio, com participação de familiares no âmbito do Mês da Família

Algarve Desporto

Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta

19:35 3 Maio, 2026 19:34 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A vitória do Farense sobre União de Leiria por 3-0 complica as aspirações de subida dos leirienses na II Liga

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Nacional

Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves

19:45 3 Maio, 2026 19:40 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois homens mortos e feridos graves em despiste na EN387. Detalhes sobre o acidente em Ferreira do Alentejo

Picos da Europa. Crédito: Pexels
Europa Vida & Lazer

“Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses

19:50 3 Maio, 2026 19:44 3 Maio, 2026 | Luís Santos

Este destino considerado o mais bonito do mundo fica perto de Portugal e continua a surpreender quem o descobre

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Funcionária a abandonar Mercadona. Crédito: Foto AI
Europa

Gerente da Mercadona com 30 anos de casa despedida por usar linguagem ofensiva e insultar colegas: tribunal ‘validou’ decisão

11:00 3 Maio, 2026 13:32 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona despediu uma gerente com 30 anos de casa por linguagem ofensiva. Caso foi a tribunal espanhol e a decisão manteve-se

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Algarve, Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘forte’ e descida das temperaturas: ar frio vai ‘invadir’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

12:40 3 Maio, 2026 23:40 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ar frio proveniente do Atlântico Norte vai chegar a Portugal neste dia, com descida das temperaturas e ocorrência de chuva

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas

20:20 3 Maio, 2026 17:37 3 Maio, 2026 | João Luís

Carta de condução pode parecer válida, mas há um detalhe que está a levar a multas até 600 euros. Saiba o que deve verificar

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Tech

Banco de Portugal avisa: este é o limite máximo que pode pagar com cartão sem PIN

19:00 3 Maio, 2026 15:44 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco de Portugal recorda que os pagamentos com cartão sem PIN têm limites definidos por razões de segurança

Algarve, Cultura

Jovens aprendem croché em oficina promovida pelo Município de Silves

09:00 3 Maio, 2026 16:48 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Silves promove oficina gratuita de croché para jovens a 16 de maio, com participação de familiares no âmbito do Mês da Família

Algarve, Desporto

Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta

19:35 3 Maio, 2026 19:34 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A vitória do Farense sobre União de Leiria por 3-0 complica as aspirações de subida dos leirienses na II Liga

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Nacional

Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves

19:45 3 Maio, 2026 19:40 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois homens mortos e feridos graves em despiste na EN387. Detalhes sobre o acidente em Ferreira do Alentejo

Picos da Europa. Crédito: Pexels
Europa, Vida & Lazer

“Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses

19:50 3 Maio, 2026 19:44 3 Maio, 2026 | Luís Santos

Este destino considerado o mais bonito do mundo fica perto de Portugal e continua a surpreender quem o descobre

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Funcionária a abandonar Mercadona. Crédito: Foto AI
Europa

Gerente da Mercadona com 30 anos de casa despedida por usar linguagem ofensiva e insultar colegas: tribunal ‘validou’ decisão

11:00 3 Maio, 2026 13:32 2 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona despediu uma gerente com 30 anos de casa por linguagem ofensiva. Caso foi a tribunal espanhol e a decisão manteve-se

Últimas Notícias

  • Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas
    Parece válida, mas não está: este detalhe da carta de condução apanha muitos condutores desprevenidos e multas são pesadas
  • “Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses
    “Lugar mais bonito do mundo” fica aqui ao lado e continua a escapar a muitos portugueses
  • Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves
    Despiste no concelho de Ferreira do Alentejo provoca dois mortos e dois feridos graves
  • Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta
    Farense à beira da manutenção com triunfo em Leiria que afasta União da subida direta
  • Já se pode reformar aos 60? Estas são as regras que entraram em vigor em 2026
    Já se pode reformar aos 60? Estas são as regras que entraram em vigor em 2026
  • Controlo aumenta em Espanha: grande número destes veículos não cumpre novas regras e está a ser apreendido
    Controlo aumenta em Espanha: grande número destes veículos não cumpre novas regras e está a ser apreendido

Opinião

  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal