Há um pastel de nata que voltou a convencer o júri. A Pastelaria Aloma conquistou o prémio de Melhor Pastel de Nata de Lisboa em 2026, naquela que é já a sexta vitória do estabelecimento nesta competição.
De acordo com o Notícias ao Minuto, a final realizou-se esta segunda-feira, 28 de setembro, durante o Congresso de Cozinha, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, e colocou frente a frente 12 finalistas.
A Aloma não é propriamente uma estreante nestas distinções. A pastelaria, fundada em 1943, já tinha conquistado várias edições da competição e voltou agora ao primeiro lugar.
Depois de conhecida a vitória, a pastelaria destacou nas redes sociais precisamente a repetição do feito: “6 vezes Melhor Pastel de Nata. Não é um acaso. É consistência”.
O que é avaliado para escolher o vencedor?
Não é apenas o sabor que determina qual é o melhor pastel de nata. O júri avalia diferentes características de cada exemplar apresentado a concurso.
Entre os critérios estão o aspeto e a textura visual, a consistência da massa, o sabor do recheio e o sabor global.
O painel deste ano contou, entre outros nomes, com a chef Manuela Brandão, a apresentadora Joana Barrios, o chef Filipe Manhita e a chefe pasteleira Laura Figueiredo.
A Aloma acabou por conquistar o primeiro lugar, mas houve mais dois estabelecimentos no pódio.
A Pastelaria 7Desejos, da Ericeira, ficou na segunda posição, enquanto a Casa do Padeiro, de Odivelas, conquistou o terceiro lugar.
12 pastéis chegaram à final
Além dos três estabelecimentos que ocuparam o pódio, chegaram à fase decisiva Casa Negrito, Castro – Atelier de Pastéis de Nata, Confeitaria Glória, Nat’elier, O Pãozinho das Marias, Panicoelho, Pastelaria Taigui, Pastelaria Tinoco e Pastelaria Viriato.
A competição reuniu estabelecimentos de Lisboa e de localidades como Odivelas, Amadora, Ericeira, Rio de Mouro, Linda-a-Velha e Vila Nogueira de Azeitão.
Para a Pastelaria Aloma, o resultado significa mais um prémio para um produto que é uma das imagens de marca da casa e que volta, em 2026, a receber o título de Melhor Pastel de Nata de Lisboa.
Leia também: Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos
















