Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo / D.R.
Nacional, Saúde

Envelhecimento saudável: Portugal “chumbou” com o pior resultado num estudo em cinco países

Os idosos portugueses foram os que tiveram piores resultados, em pessoas com 70 anos ou mais, de cinco países europeus.

10:50 26 Março, 2022 10:50 26 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O trabalho, que recrutou em cinco países mais de 2.000 idosos sem doenças crónicas incapacitantes e sem grandes limitações físicas e que na parte portuguesa foi coordenado pelo reumatologista José Pereira da Silva, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, concluiu que os idosos mais saudáveis são os da Áustria e da Suíça.

Os idosos portugueses, todos da região Centro, tiveram os piores resultados dos cinco países envolvidos, uma situação que o especialista, em declarações à agência Lusa, diz não ser surpreendente, embora sublinhe que “estas diferenças existem, mas são corrigíveis”.

“Não são uma consequência inelutável da idade. Seria importante haver um programa para perceber porquê e introduzir medidas corretivas (…). Temos de encontrar soluções à nossa capacidade [financeira]”, acrescenta.

O especialista diz também que o facto de terem sido recrutadas pessoas relativamente saudáveis e independentes “torna estes resultados mais alarmantes”.

“Todos [os países envolvidos] são reconhecidamente mais ricos, em média, do que Portugal, e o nível educacional é diferente [mais elevado], mas esta é a realidade. Por outro lado, estamos muito orgulhosos da nossa longevidade média, pois temos das esperanças de vida mais altas do mundo, mas não é com qualidade. E isto merece atenção e deve debater-se seriamente”, afirma.

As conclusões do estudo atribuem a Portugal uma prevalência de envelhecimento saudável na ordem dos 8,8%, em comparação com os 36,7% de França, 37,6% da Alemanha, 51,2% da Suíça e 58,3 da Áustria. Independentemente do país de origem, indicam ainda que os valores de envelhecimento saudável estão associados à idade, a mais baixos índices de massa corporal, ao sexo feminino e a uma melhor condição física.

Questionado sobre os motivos destas diferenças, que o estudo não analisou, José Pereira da Silva admite várias hipóteses. “Os recursos económicos individuais são muito importantes, a pessoa poder ir ao médico, comprar medicamentos, alimentar-se bem, ir ao ginásio (…)”.

“Há também a dimensão dos recursos técnicos da sociedade, como a que distância está a pessoa de um centro de exercício físico, ou quantos ginásios existem a custo acessível para um idoso, ou de que forma os serviços médicos promovem ou não os hábitos saudáveis”, acrescenta.

O especialista aponta igualmente a introdução do modelo das USF [Unidades de Saúde Familiar] na clínica geral, sublinhando que “representou um grande benefício”: “pela primeira vez passou a ser o médico e o serviço de saúde que vai atrás do cidadão, por exemplo, se ele não estiver vacinado”.

“São pontos muito positivos onde se pode ir mais longe, sem necessariamente representarem um enorme custo que enquanto povo não pudéssemos comportar”, refere.

Considera que estas diferenças também têm que ver com as tradições dos diversos países e lembra: “nós temos, de longe, a prevalência de carência de vitamina D mais elevada. Nos países com melhores resultados, as pessoas são suplementadas e nós não somos. Ainda que seja debatível a importância da vitamina D, é apenas um indicador da presença de promoção da saúde pelos serviços”.

Recorda que em todos os países que comparam com Portugal neste estudo a relação entre o estado de saúde geral e o nível educacional “é direta e significativa” e que é mais forte do que a relação poder económico/estado de saúde. “As pessoas não sabem, não têm acesso e depois não fazem as melhores escolhas”, diz.

Por outro lado, sublinha a importância que o poder político devia dar ao tema, exemplificando: “Portugal tem uma secretaria de Estado da Juventude, mas não há nenhuma para a terceira idade. Somos cada vez mais um país de velhos, cada vez mais frágeis e continuamos a fazer questão de que só os novos tenham oportunidades de serem saudáveis”.

O especialista adianta ainda que os media também podem fazer a diferença, lembrando a importância dos programas de educação para a saúde nas televisões, “em vez de estarem meia hora a vender produtos que nem têm comprovação científica”.

Além do estudo agora publicado, o especialista aponta outros que espelham diferentes indicadores da saúde dos idosos portugueses, como um que mostra que estes são também dos que têm um estado de saúde mais frágil (prevalência de 13,7%, a Áustria teve 0%) ou o que indica uma maior prevalência (34,5%) de carência de ferro (que leva à anemia). O mínimo foi registado nos idosos franceses, com 24%.

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 10:12 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 09:03 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Bebé sorridente.
Algarve Edição Papel

Conselho nacional defende centro público de PMA no Algarve

10:00 3 Outubro, 2026 09:48 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 43 mil crianças nasceram por PMA em Portugal. Conselho alerta para atrasos de cerca de quatro anos nos pedidos ao Banco Público de Gâmetas

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 10:12 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 09:03 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Bebé sorridente.
Algarve, Edição Papel

Conselho nacional defende centro público de PMA no Algarve

10:00 3 Outubro, 2026 09:48 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 43 mil crianças nasceram por PMA em Portugal. Conselho alerta para atrasos de cerca de quatro anos nos pedidos ao Banco Público de Gâmetas

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Últimas Notícias

  • Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá
    Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá
  • Conselho nacional defende centro público de PMA no Algarve
    Conselho nacional defende centro público de PMA no Algarve
  • GNR apreende mais uma embarcação e 3.600 litros de combustível em Tavira
    GNR apreende mais uma embarcação e 3.600 litros de combustível em Tavira
  • GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé
    GNR apreende cocaína para cerca de 1,5 milhões de doses em Loulé
  • Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros
    Faro é o quarto distrito com mais residentes estrangeiros

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal