Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Enfermeiros marcam manifestação de protesto junto ao hospital de Faro e convocam greve para maio

Enfermeiros “trabalham há cinco, 10, 15 ou 20 anos e estão a ganhar como recém-cursados”, lamentou o representante sindical.

16:15 21 Abril, 2022 16:16 21 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e da Administração Regional de Saúde (ARS) da região vão estar em greve a 05 de maio pela progressão nas carreiras e contabilização do tempo de serviço, disse fonte sindical.

Nuno Oliveira, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), fez o anúncio da convocação da greve em declarações à agência Lusa, depois de a estrutura sindical ter realizado hoje um protesto simbólico de entrega de fardas à administração do CHUA no hospital de Portimão.

“Já está marcada uma greve para dia 05 de maio, na ARS do Algarve e no CHUA, que gerem os hospitais e os SUB [Serviços de Urgência Básica] da região. Acabámos de receber da colega de Lisboa os comunicados, é uma decisão nova e vamos agora mobilizar as pessoas para esta greve”, afirmou Nuno Oliveira.

A mesma fonte – que anunciou, também, uma nova manifestação de protesto para a próxima quinta-feira junto ao hospital de Faro -, adiantou que o sindicato vai ainda promover, a 12 de maio, “novas formas de luta”, a “nível nacional”, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

“Vamos simular arrumar carros à porta do hospital de Faro e depois, mais tarde, ao final do dia, há de haver um momento musical”, antecipou ainda a fonte sindical quanto ao protesto da próxima semana junto ao hospital de Faro.

No ação de hoje no hospital de Portimão, os participantes “deixaram penduradas” na unidade hospitalar “oito a nove fardas” para “chamar ingratos” aos membros do conselho de administração do CHUA e também da ARS.

“Os enfermeiros não progridem na carreira, estão-lhes a roubar anos de serviço, há pessoas que trabalham há cinco, 10, 15 ou 20 anos e estão a ganhar como recém-cursados. Estamos 24 horas com os doentes, estivemos durante a pandemia, durante o processo todo de vacinação da covid-19 e, entretanto, não progridem enfermeiros e não contam os pontos”, lamentou o representante sindical.

Nuno Oliveira sinalizou a “incongruência” que existe na contabilização do tempo de serviço dos enfermeiros, dando como exemplo os “casos de 17 enfermeiros do hospital de Lagos que progrediram em 2019”, começaram “a receber pelo segundo escalão” e vão agora ser despromovidos para ficarem em igualdade com os colegas que se mantêm no primeiro escalão.

“Infelizmente, para igualarem as coisas e para evitar a injustiça de uns estarem e outros não, o que fizeram foi nivelar todos pelo primeiro escalão e vão baixar o vencimento aos enfermeiros do hospital de Lagos”, criticou.

A mesma fonte considerou que os enfermeiros, com as reivindicações de verem contabilizado o tempo de serviço e efetivada a progressão nas carreiras, não pedem “nada de extraordinário”, mas sim “o que as pessoas têm direito, tendo em conta os anos de serviço e os pontos que têm acumulados”.

Nos protestos que têm vindo a ser promovidos pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, os profissionais de saúde exigem que a ARS do Algarve o CHUA – que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos –, cumpram o compromisso assinado em 2019 “para a progressão dos enfermeiros”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Algarve Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve, Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Algarve, Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Últimas Notícias

  • Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
    Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
  • Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
    Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
  • Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
    Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

Opinião

  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal