Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Elidérico Viegas, pioneiro do turismo no Algarve, morre aos 74 anos

Desde 1966 ligado ao turismo, Elidérico Viegas deixa um vasto legado que moldou o desenvolvimento turístico da região

18:14 7 Novembro, 2024 21:28 7 Novembro, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve perdeu na noite passada, uma das suas figuras mais proeminentes no setor turístico. Elidérico Viegas, natural de Paderne, no concelho de Albufeira, faleceu aos 74 anos, deixando um vasto legado que moldou o desenvolvimento turístico da região. Fundador e ex-presidente da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), Viegas era um nome incontornável no turismo português, tendo dedicado décadas da sua vida à promoção e afirmação do Algarve como destino turístico de excelência.

A AHETA, instituição que Viegas ajudou a criar e liderou durante anos, manifestou nas redes sociais o seu “profundo pesar” pela perda de uma personalidade cuja “dedicação à associação e à comunidade são imensuráveis e serão lembrados com carinho e gratidão”.

“A AHETA e os seus Associados manifestam o profundo pesar pelo falecimento do fundador e presidente da AHETA durante 26 anos, Elidérico Viegas”, expressou a associação num comunicado, destacando o “legado e dedicação” do seu ex-presidente durante as mais de duas décadas à frente da entidade.

A associação informou ainda que o funeral será realizado na sexta-feira, às 10:00, na Igreja de São Luís, em Faro.

“Os corpos sociais da AHETA manifestam o seu enorme pesar e expressam as mais sentidas condolências à família e amigos”, foram os votos da associação ao círculo mais próximo de Elidérico Veigas.

Um legado associativo e empresarial

Elidérico Viegas era mais do que um empresário: era uma força motriz no turismo do Algarve e no país. Fundador de várias associações empresariais, tanto regionais como nacionais, foi também um dos fundadores e vice-presidente da CTP (Confederação do Turismo Português). Como Cônsul Honorário da República da Polónia no Algarve, o empresário demonstrava uma abrangência de interesses que ia para além do setor turístico.

Desde 1966 ligado ao turismo, Viegas começou como rececionista e foi subindo na hierarquia, passando por cargos como chefe de receção e diretor de hotel. Graduado em Gestão Hoteleira, acumulou diversos cursos de gestão e marketing, destacando-se pela formação sólida e pelo conhecimento profundo do setor. Aos 25 anos, iniciou o seu percurso como empresário em Albufeira, onde consolidou a Praia da Oura como um dos destinos turísticos mais procurados da região, dedicando-se a este empreendimento por mais de 30 anos.

O final de um “consulado” e a polémica

Em 2021, o fim do seu mandato na AHETA foi marcado por uma polémica que envolveu críticas de Viegas à veracidade de alguns prémios turísticos atribuídos à região, como o título de “Principal Turismo de Praia da Europa”. Esse episódio culminou na sua demissão, mas não ofuscou o impacto duradouro do seu trabalho na associação.

Elidérico Viegas deixou a liderança da maior associação hoteleira algarvia no início de 2022, após perder as eleições para o atual presidente, Hélder Martins.

Elidérico Viegas tinha pedido em março de 2021 a exoneração do cargo, alegando “falta de solidariedade institucional” da restante direção, após uma polémica entrevista na qual se debruçou sobre temas como a vacinação à covid-19, as dificuldades do setor, a falta de apoio à região ou a forma de atribuição dos prémios sobre turismo.

Após aspirar à reeleição e perder as eleições da AHETA para Hélder Martins, em janeiro de 2022, Elidérico Viegas deixou o cargo que ocupava desde a criação da associação.

Cronista e voz do turismo

Viegas era também cronista regular no Postal do Algarve e autor de artigos de opinião sobre temas variados no âmbito do turismo, tanto em meios regionais como nacionais. A sua última crónica, intitulada “As organizações oficiais do turismo – Há muita política no turismo e pouca política de turismo”, será publicada na edição do Postal do Algarve desta sexta-feira, numa despedida simbólica para o leitor assíduo que acompanhava a sua visão crítica e informada.

A vida e obra de Elidérico Viegas deixam um legado importante para o turismo e para o Algarve, que perde um dos seus maiores impulsionadores, cujo nome e feitos serão recordados por gerações.

A toda a família e aos amigos, o Postal do Algarve deixa sentidas condolências.

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Algarve Desporto Nacional

Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve

08:06 2 Outubro, 2026 08:06 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Associação Ondasolida Arraial Tavira e Clube Petanca Escola de Loulé conquistaram Taças de Portugal nas categorias feminina e de cadetes

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater

11:20 2 Outubro, 2026 09:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em algumas zonas do Algarve, a água mais dura pode favorecer depósitos de calcário e afetar a eficiência da máquina da roupa

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Algarve Gastronomia

Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão

11:30 2 Outubro, 2026 11:30 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Arte, licores e gastronomia estão no centro de três workshops que o Município de Silves dedica à alfarroba durante o mês de outubro

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve, Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Algarve, Desporto, Nacional

Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve

08:06 2 Outubro, 2026 08:06 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Associação Ondasolida Arraial Tavira e Clube Petanca Escola de Loulé conquistaram Taças de Portugal nas categorias feminina e de cadetes

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater

11:20 2 Outubro, 2026 09:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Em algumas zonas do Algarve, a água mais dura pode favorecer depósitos de calcário e afetar a eficiência da máquina da roupa

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A matéria do instante | Por Maria João Neves

09:20 2 Outubro, 2026 21:39 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Algarve, Gastronomia

Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão

11:30 2 Outubro, 2026 11:30 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Arte, licores e gastronomia estão no centro de três workshops que o Município de Silves dedica à alfarroba durante o mês de outubro

Últimas Notícias

  • Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira
    Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira
  • Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão
    Silves dedica outubro à alfarroba com workshops de arte, licores e pão
  • Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater
    Vive no Algarve e encontra estas marcas brancas na máquina da roupa? Saiba o que significam e o que deve fazer para as combater
  • Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
    Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
  • Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
    Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos

Opinião

  • Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
    Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
  • A matéria do instante | Por Maria João Neves
    A matéria do instante | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal