Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Dia Mundial do Ambiente asssinalado na sexta-feira com receios de retrocessos

Organizações de defesa do ambiente temem que a crise provocada pela pandemia de covid-19, e consequente recuperação económica, ponham em causa metas sobre clima, biodiversidade e alterações climáticas

10:48 4 Junho, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Podem estar em causa as metas sobre clima, biodiversidade e alterações climáticas

A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora na sexta-feira, a Lusa perguntou a várias associações de defesa do ambiente se a recuperação económica depois da crise da pandemia covid-19 poderia pôr em causa as metas sobre ambiente e alterações climáticas. Todas o admitiram.

Além das consequências “dramáticas” sobre pessoas e economia, lembra a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que esta semana devia estar a acontecer em Lisboa a Conferência dos Oceanos, na qual seriam debatidas e acordadas metas para proteger os ecossistemas marinhos.

A conferência foi adiada devido à covid-19, mas não se pode “adiar a proteção da biodiversidade e a saúde dos oceanos”, diz a SPEA à Lusa, acrescentando que a crise também afetou os produtores de agricultura diversificada e de pequena escala, ou o setor agroflorestal.

Se da Comissão Europeia surgem metas ambiciosas sobre consumo sustentável ou defesa da biodiversidade, o Governo português não tem tomado as melhores decisões, segundo a SPEA, que fala de um novo aeroporto no Montijo, da autorização de corte de matos durante a primavera, ou da flexibilização dos compromissos ambientais da Política Agrícola Comum (PAC).

Também a ANP/WWF, Associação Natureza Portugal, que trabalha em parceria com a internacional World Wide Fund For Nature (WWF), pela voz de Catarina Grilo, diretora de Conservação e Políticas, deixa algumas críticas e receios. Um deles que não se aproveite o momento para reorientar a economia para uma recuperação justa e sustentável.

Nos resíduos e reciclagem, afirma Catarina Grilo, a covid-19 trouxe “retrocesso na recolha seletiva e tratamento de resíduos”, a par do crescimento na utilização de descartáveis. E “não há razões sanitárias para este retrocesso”, afiança.

Na luta conta as alterações climáticas as metas nacionais também estão “aquém do que é exigido no Acordo de Paris”.

Catarina Grilo explica que Portugal propõe-se reduzir emissões de gases com efeito de estufa entre 45% e 55% até 2030, face aos níveis de 2005. Mas o Acordo de Paris impõe que a comparação seja aos níveis de 1990.

“Portugal usa 2005 como ano de referência porque corresponde ao pico mais elevado de emissões. Os 45-55% face a 2005 correspondem a uma redução de apenas 20-35% face a 1990”, diz Catarina Grilo, concluindo que “a recuperação económica poderá ´apenas´ agravar o mau desempenho climático” de Portugal.

Ana Paz, da direção nacional da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), é mais otimista. Fala dos benefícios para o clima do período de confinamento e paragem da economia, acrescentando que era agora interessante “tirar lições sobre estes efeitos, em vez de apenas tentar reverter a redução de emissões o mais rapidamente possível”.

Admitindo que houve nos últimos meses reversões ambientais, como alterações na recolha seletiva de resíduos e aumento de descartáveis, a responsável diz acreditar que tudo se recomporá, e acrescenta que a nível da União Europeia há bons sinais em matéria de ambiente. Mas avisa que é preciso atenção a desfasamentos entre as declarações de intenções e a prática.

Paula Nunes da Silva, presidente em exercício da Quercus, fala também no aumento de resíduos e abrandamento da reciclagem, e é perentória na afirmação de que há o risco de “as metas ambientais serem colocadas em segundo plano, em nome da recuperação económica”. Mas tem esperança que essa recuperação sirva “para alavancar, de vez, a economia verde e circular”.

Diz a associação Zero, sobre a mesma matéria, que há “enormes benefícios sociais, económicos e ambientais” caso se respeitem as metas traçadas antes da pandemia.

E dá um exemplo, resultado de uma “breve auscultação” a empresas do setor da reciclagem. “Conseguimos perceber que o cumprimento de metas europeias de reciclagem em algumas áreas seria suficiente para criar, numa visão conservadora, pelo menos cinco mil novos postos de trabalho”.

Nas declarações de quase todas as associações ouvidas pela Lusa fica também a ideia de que epidemias como a de covid-19 se combatem, e se evitam, com uma natureza rica em biodiversidade e ecossistemas funcionais. Porque o novo coronavirus se desenvolveu devido à crescente pressão humana sobre os habitats naturais, como têm chamado à atenção.

Em abril passado a Zero já tinha apresentado um longo documento, com o título “O nosso novo Futuro Comum”, sobre os principais desafios e oportunidades face à pandemia e sugestões para uma recuperação sustentável.

Na mesma altura foi também lançado o documento “Propostas para uma Recuperação Económica Justa e Sustentável em Portugal”, com sugestões de projetos e setores de atividade para onde deve ser canalizado o investimento público, para uma recuperação justa e sustentável. O documento partiu da C6, uma coligação de organizações ligadas ao ambiente (ANP/WWF, FAPAS, GEOTA, LPN, Quercus e SPEA).

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU e comemora-se desde 1974, para sensibilizar e consciencializar a população mundial para a importância e preservação do meio ambiente. Este ano as comemorações internacionais decorrem na Colômbia.

Para assinalar a data o Projeto Lista Vermelha de Invertebrados lança nesse dia a campanha “Invertebrados da Lista Vermelha Procuram-se”, no âmbito da qual apela aos cidadãos que ajudem a conhecer melhor a distribuição de 16 espécies emblemáticas de invertebrados, contribuindo para o processo de avaliação do risco de extinção dessas espécies. Da lista fazem parte insetos, aranhas, lesmas, mexilhões de rio, crustáceos e sanguessugas.

Também a propósito da efeméride a Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, lembra que reciclar é essencial na preservação do ambiente.

E diz que apesar de resultados animadores dos últimos anos há ainda “um grande trabalho de consciencialização e de responsabilização” na recolha seletiva de resíduos, ao mesmo tempo que salienta que a recolha de embalagens aumento este ano, face ao período homólogo do ano passado, em 14%.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 380 mil mortos e infetou quase 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.447 pessoas das 33.261 confirmadas como infetadas, e há 20.079 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de três milhões, contra quase 2,2 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 168.500, contra mais de 180 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

RELACIONADO:

Alerta! Poluição do ar aumenta na segunda fase de desconfinamento

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 13:08 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona em Espanha

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém faz isto antes de viajar: saiba porque deve colocar fita adesiva nas rodas da mala

13:20 12 Setembro, 2026 13:14 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque simples antes de sair de casa pode ajudar a proteger a mala, reduzir um incómodo frequente durante as deslocações e evitar despesas inesperadas

Serpa, Alentejo.
Nacional

“É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta

18:40 11 Setembro, 2026 13:16 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Maria Correia Gato encontrou em Serpa o convívio que não tinha em Rio de Mouro, embora continue a deslocar-se a Lisboa por um motivo

Algarve Economia Europa Nacional

Espanha supera o Algarve como destino preferido dos portugueses, Lisboa à beira da saturação

19:50 12 Setembro, 2026 19:46 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Transações dos portugueses caíram 5% no Algarve e subiram 11% em Espanha neste verão. Lisboa enfrenta sinais de saturação da oferta hoteleira

Vista aérea da Ponta da Piedade, em Lagos.
Algarve

“Tem tudo o que precisamos para viver”: casal da África do Sul viajou pelo mundo e escolheu esta cidade no Algarve para criar a filha

08:20 12 Setembro, 2026 22:56 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de seis anos em viagem, Alya e Campbell encontraram no Algarve um lugar para assentar, embora o verão obrigasse a mudar rotinas

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia: saiba quais serão as zonas afetadas

11:40 12 Setembro, 2026 11:55 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo o IPMA, a chuva regressará a Portugal, com os Açores a concentrarem os principais períodos de precipitação

Roupa esquecida na máquina. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Esqueceu-se da roupa na máquina? Saiba quanto tempo pode ficar lá antes de ter de a lavar novamente

08:40 12 Setembro, 2026 19:17 10 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A roupa esquecida no tambor pode ganhar cheiro a humidade, mas nem sempre é necessário repetir o ciclo completo

Europa

Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

18:50 9 Setembro, 2026 17:54 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de concluir Engenharia, o carpinteiro espanhol tinha a possibilidade de seguir uma carreira na área, mas decidiu regressar às origens

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Círculos brancos na estrada
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Restaurante D'Alena, em Loulé.
Algarve Gastronomia

“A vista mais bonita que já vi”: visitante descobre este restaurante no Algarve onde se pode comer por 20€ e destaca a localização

17:50 11 Setembro, 2026 16:20 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Nas colinas de Loulé, há um restaurante virado para o pôr do sol onde vários pratos principais custam 20 euros ou menos.

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve, Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Funcionário da Mercadona com 19 anos de casa despedido após empresa descobrir o que fez 7.685 vezes em apenas 25 dias de trabalho

17:00 11 Setembro, 2026 13:08 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Auditoria informática acabou por revelar milhares de acessos de caráter pessoal durante o horário de trabalho e levou ao despedimento de um funcionário da Mercadona em Espanha

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quase ninguém faz isto antes de viajar: saiba porque deve colocar fita adesiva nas rodas da mala

13:20 12 Setembro, 2026 13:14 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque simples antes de sair de casa pode ajudar a proteger a mala, reduzir um incómodo frequente durante as deslocações e evitar despesas inesperadas

Serpa, Alentejo.
Nacional

“É tudo diferente”: antiga costureira trocou Lisboa por esta cidade no sul do país para viver a reforma e encontrou o convívio de que sentia falta

18:40 11 Setembro, 2026 13:16 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Maria Correia Gato encontrou em Serpa o convívio que não tinha em Rio de Mouro, embora continue a deslocar-se a Lisboa por um motivo

Algarve, Economia, Europa, Nacional

Espanha supera o Algarve como destino preferido dos portugueses, Lisboa à beira da saturação

19:50 12 Setembro, 2026 19:46 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Transações dos portugueses caíram 5% no Algarve e subiram 11% em Espanha neste verão. Lisboa enfrenta sinais de saturação da oferta hoteleira

Vista aérea da Ponta da Piedade, em Lagos.
Algarve

“Tem tudo o que precisamos para viver”: casal da África do Sul viajou pelo mundo e escolheu esta cidade no Algarve para criar a filha

08:20 12 Setembro, 2026 22:56 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de seis anos em viagem, Alya e Campbell encontraram no Algarve um lugar para assentar, embora o verão obrigasse a mudar rotinas

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia: saiba quais serão as zonas afetadas

11:40 12 Setembro, 2026 11:55 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo o IPMA, a chuva regressará a Portugal, com os Açores a concentrarem os principais períodos de precipitação

Roupa esquecida na máquina. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Esqueceu-se da roupa na máquina? Saiba quanto tempo pode ficar lá antes de ter de a lavar novamente

08:40 12 Setembro, 2026 19:17 10 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A roupa esquecida no tambor pode ganhar cheiro a humidade, mas nem sempre é necessário repetir o ciclo completo

Europa

Recusou uma carreira em Engenharia para seguir este ofício: “O que me fazia feliz era viver na minha terra”

18:50 9 Setembro, 2026 17:54 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de concluir Engenharia, o carpinteiro espanhol tinha a possibilidade de seguir uma carreira na área, mas decidiu regressar às origens

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Círculos brancos na estrada
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Saiba o que significam estes círculos brancos colocados pela DGT nas estradas de ‘nuestros hermanos’ e o que deve fazer

11:40 11 Setembro, 2026 23:51 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

DGT colocou círculos brancos nas estradas espanholas com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Restaurante D'Alena, em Loulé.
Algarve, Gastronomia

“A vista mais bonita que já vi”: visitante descobre este restaurante no Algarve onde se pode comer por 20€ e destaca a localização

17:50 11 Setembro, 2026 16:20 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Nas colinas de Loulé, há um restaurante virado para o pôr do sol onde vários pratos principais custam 20 euros ou menos.

Últimas Notícias

  • Proprietária entrou em casa arrendada sem permissão dos inquilinos para os expulsar e trocou fechaduras: tribunal condenou-a a pagar indemnização
    Proprietária entrou em casa arrendada sem permissão dos inquilinos para os expulsar e trocou fechaduras: tribunal condenou-a a pagar indemnização
  • CDS-PP de Lagos defende atendimento público que vá além do mínimo exigido
    CDS-PP de Lagos defende atendimento público que vá além do mínimo exigido
  • Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos
    Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos
  • Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro
    Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro
  • Espanha supera o Algarve como destino preferido dos portugueses, Lisboa à beira da saturação
    Espanha supera o Algarve como destino preferido dos portugueses, Lisboa à beira da saturação

Opinião

  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
  • Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
    Neste regresso às aulas, há algo que o ChatGPT não deve fazer pelo seu filho: pensar | Por Luís Horta
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento