Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Nacional

Depressão Claudia deixou rajadas de vento de 127 km/h em Portugal: saiba onde se registou o valor mais alto

A depressão Claudia deixou rajadas que ultrapassaram os 120 km/h, mas um ponto do país registou um valor ‘inesperado’

15:50 14 Novembro, 2025 15:35 14 Novembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Passagem da depressão Claudia por Portugal Continental e pela Madeira trouxe vento forte, chuva persistente e um rastro de estragos que começou a ser contabilizado esta sexta-feira. Entre quedas de árvores, estradas inundadas e centenas de ocorrências registadas pela Proteção Civil, há um dado que marca a força do fenómeno: a maior rajada de vento atingiu os 127,1 km/hora.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esse valor extremo foi registado nas Penhas Douradas, na Serra da Estrela, durante a tarde de quinta-feira.

O mau tempo esteve associado a ventos muito fortes e agitação marítima significativa, que colocaram várias regiões sob aviso vermelho e laranja ao longo do dia.

Onde o vento soprou mais forte

Segundo o IPMA, logo a seguir às Penhas Douradas surge o Cabo da Roca, em Sintra, onde foi registada uma rajada de 124,2 km/hora. Estes valores enquadram-se nos fenómenos de vento extremo que ocorreram um pouco por todo o território continental durante a passagem da depressão.

Na Madeira, o vento também atingiu valores muito elevados. De acordo com a mesma fonte, a zona do Areeiro registou rajadas de 116,3 km/hora, enquanto outro registo significativo, de 112,3 km/hora, ocorreu noutra estação da ilha.

Os valores refletem a intensidade do sistema depressivo, que afetou o arquipélago com particular força na madrugada de quinta-feira.

Estragos de norte a sul

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) detalha que, até às 21 horas de quinta-feira, foram registadas 2.106 ocorrências associadas ao mau tempo.

Segundo a ANEPC, a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a mais afetada, com 1.196 incidentes, seguida pela região Centro com 477 e pelo Algarve com 203. No Norte contabilizaram-se 130 ocorrências e no Alentejo 100.

Entre os danos registados contam-se casas inundadas, aluimentos de vias, árvores derrubadas e viaturas submersas. A ANEPC confirmou ainda duas vítimas mortais em Fernão Ferro, no distrito de Setúbal, onde a precipitação intensa e as rajadas de vento estiveram na origem de vários incidentes graves. Houve ainda um ferido ligeiro e quatro pessoas desalojadas.

Avisos continuam, mas com menor intensidade

Embora as condições meteorológicas tenham melhorado ligeiramente esta sexta-feira, o mau tempo continua a afetar o país.

De acordo com a publicação do IPMA, os distritos de Setúbal e Faro mantêm aviso laranja devido à chuva e ao vento forte, enquanto o restante território permanece sob aviso amarelo.

A depressão Claudia deverá perder intensidade ao longo do fim de semana, mas os serviços de proteção civil recomendam que se mantenham as precauções, sobretudo em zonas historicamente vulneráveis a inundações rápidas e queda de árvores, devido à chuva e ao vento.

Leia também: Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar aos 70 anos neste país da União Europeia

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Notas de Euro. Crédito. Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro

20:30 24 Julho, 2026 12:55 24 Julho, 2026 | João Luís

Banco Central Europeu apresentou dez propostas para a próxima série de notas e abriu um inquérito público para recolher opiniões

Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Idosa com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo mais fresco está de saída: calor volta e temperaturas podem chegar aos 40 ºC já no início da semana

15:10 24 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força a várias regiões do país, depois de alguns dias mais frescos

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor dá tréguas em Portugal, mas nova subida das temperaturas já tem dia marcado

06:00 24 Julho, 2026 12:39 23 Julho, 2026 | João Luís

Uma mudança temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva, antes de o calor voltar a ganhar força

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Últimas Notícias

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
    Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

Opinião

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento