Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Crematório de Faro já funciona: “Era difícil explicar como estivemos tantos anos sem esta resposta”

Câmara vai receber 1700 euros por mês e um por cento do valor de cada cremação. Residentes em Faro pagarão 258 euros por cremação, enquanto os não residentes pagarão 309 euros

21:30 23 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Sessão de abertura deste equipamento realizou-se hoje no Novo Cemitério

A construção do Crematório Municipal de Faro está concluído e o equipamento encontra-se, a partir de hoje, oficialmente aberto, após a cerimónia realizada no Novo Cemitério de Faro, presidida por Rogério Bacalhau, presidente da autarquia.

Passaram 11 meses de obra e mais de uma década de tramitação jurídica e administrativa, mas o projeto está oficialmente concluído. O presidente da Câmara Municipal de Faro começou por dizer que o projeto vem “com atraso de 10 anos”, mas explicou que era tempo de aproveitar “o tempo perdido”.

Durante a visita, que contou com a presença do POSTAL, foi explicado que o crematório está equipado com dois fornos: um para as cremações funerárias e um forno pirolítico para queimar resíduos associados aos enterramentos, como flores e restos de urnas. As principais valências de apoio ao serviço de cremação incluem receção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala, sala de última despedida, tanatopraxia e jardim da memória/cendrário.

A sala da última despedida é um elemento diferenciador deste equipamento, que vem servir toda a população do sotavento algarvio e central. Esta valência permite aos familiares acompanharem até ao último momento o seu familiar ou amigo, uma vez que torna possível visualizar a entrada da urna no forno, pela sala adjacente e através de uma janela em vidro (cuja cortina se fecha quando a cerimónia termina) ou a partir de um ecrã LCD, instalado na capela.

Paulo Moniz Carreira, diretor geral de negócio da Servilusa, revela que a sala da despedida permite uma “transformação do processo, tornando-o mais íntimo, transparente e credível, tal como acontece na sepultura num cemitério. Isso faz com que a família se sinta mais segura e confortável”.

No final, houve um brinde de comemoração

Nos termos do contrato de concessão, que tem a duração de 30 anos, a câmara de Faro vai receber 1700 euros por mês pela ocupação do terreno e um por cento do valor de cada cremação, tendo sido garantido um desconto significativo para os munícipes do concelho – os residentes em Faro pagarão 258 euros por cremação, enquanto os não residentes pagarão 309 euros. As ossadas terão um custo de 180 euros.

Com a edificação deste equipamento, que custou à entidade concessionária um investimento de 1,16 milhões de euros, coloca-se termo a um longo processo que tramitava já desde 2011, tendo a adjudicação definitiva sido assinada a 14 de Junho de 2019 com a Servilusa – Agências Funerárias S.A. e FPC Construções Lda.

Durante a cerimónia, o diretor geral de negócio da Servilusa destacou ainda que “com este investimento da Servilusa dá continuidade ao seu plano de expansão na área da cremação, crescente em Portugal, cumprindo igualmente o desígnio histórico de contribuir para o desenvolvimento do setor e das comunidades onde opera”.

Rogério Bacalhau considerou que o novo crematório representa um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais

Rogério Bacalhau considerou que o novo crematório representa um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais e permite dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e do Algarve. O autarca lembra mesmo “que a população há muito que pedia esta valência e era difícil explicar como estivemos tantos anos sem esta resposta”.

Por outro lado, assume que “o novo crematório representa também um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais do concelho e permite-nos dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e de todo o Sotavento, sem esquecer os muitos residentes estrangeiros que têm revelado grande procura deste serviço”.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Faro enalteceu o projeto e explicou ainda que “parte da população do Alentejo, quem sabe, pode deslocar-se mais rapidamente a Faro do que a Lisboa ou a Elvas”. O dia ficou marcado “pela disponibilização deste serviço a quem realmente o deseja”.

Segundo a empresa concessionária, “Portugal, que regista uma taxa média aproximada 20% de funerais com cremação (e mais de 50% em Lisboa!), fica agora com 32 crematórios, 28 dos quais instalados no continente”.

Juntamente com os restantes crematórios já sob gestão da Servilusa, (Cascais, Elvas, Figueira da Foz, Leiria, Porto, Póvoa de Santa Iria e Rio de Mouro) “esta inauguração na capital do Algarve reforça a liderança da Servilusa na gestão de crematórios, agora com oito unidades em operação”.

RELACIONADO:

Crematório de Portimão será o terceiro no Algarve

Novo Cemitério Municipal de Portimão vai ter crematório

Associação do setor funerário contesta exigências para cremações em Albufeira

Câmara de Faro vende jazigos e prevê que o crematório esteja concluído no final do verão

Primeiro crematório do Algarve entrou em funcionamento em Albufeira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve

“20 toneladas nas últimas semanas”: furtos de laranjas preocupam produtores no Algarve

16:50 21 Junho, 2026 14:22 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parte das laranjas poderão estar a ser vendidas ilegalmente junto à EN125

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 20:28 21 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Mulher na tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas, chuva e uma mudança de última hora: as previsões mudaram e há regiões que podem ser surpreendidas neste São João

14:30 21 Junho, 2026 12:36 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias de previsões apontarem noutra direção, os mapas mostram agora um cenário diferente para Portugal. Há um fenómeno que pode alterar os planos de quem conta celebrar o São João ao ar livre

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Algarve

“20 toneladas nas últimas semanas”: furtos de laranjas preocupam produtores no Algarve

16:50 21 Junho, 2026 14:22 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Parte das laranjas poderão estar a ser vendidas ilegalmente junto à EN125

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vai estar uma ‘brasa’: calor não dá tréguas e temperaturas podem chegar a valores históricos nestas regiões

17:30 21 Junho, 2026 13:34 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O episódio de calor deverá atingir o pico entre até terça-feira, com noites tropicais, poeiras do Saara e risco de trovoadas localizadas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 14:16 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparada a uma “Mykonos portuguesa”

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais, Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Escolher mel no supermercado. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional

Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses

19:20 21 Junho, 2026 18:47 21 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Rotulagem de alguns alimentos consumidos pelos portugueses vai mudar com a nova diretiva da UE, que entrou em vigor no passado dia 14 de junho

Últimas Notícias

  • Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
    Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”
  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
    Esta ilha portuguesa onde todos são bem-vindos fica no coração do Atlântico e é a mais isolada da Europa, não tem semáforos e tem mais vacas que habitantes
  • Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
    Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?
  • Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece
    Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal