Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Covid-19: Surto em Lar de Tavira com 56 infetados preocupa autoridades de saúde

Em Albufeira, registam-se também dois surtos em lares, com várias dezenas de infetados. O Lar Rainha Dona Leonor, em Lagos, tem mais de 30 infetados

21:39 9 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Em Albufeira, estão ativos dois surtos em lares

O Lar de Santa Maria, em Tavira, tem quase 60 infetados e é um dos surtos que mais preocupa agora as autoridades de saúde da região algarvia. Contudo, instituições para idosos em Albufeira e Lagos estão também em destaque com dezenas de infetados.

São 56 o número de infetados do lar de Tavira, sendo 43 utentes e 14 funcionários. Existem a lamentar 1 óbito, uma mulher de 98 anos, segundo as informações divulgadas pelas autoridades de saúde. Até ao momento, 8 utentes estão internados com prognóstico reservado.

Em Albufeira, registam-se dois surtos em lares, no Roseiral e São Vicente, com várias dezenas de infetados. Também o Lar Rainha Dona Leonor, em Lagos, preocupa agora as autoridades regionais do Algarve, com a existência de mais de 30 casos por infeção covid-19.

Ana Paula Guerreiro, Delegada Regional de Saúde do Algarve, explicou em conferência de imprensa que “temos feito o acompanhamento e monitorização de outras situações e aguardamos resultados de vários lares”.

Um dos desafios desta pandemia, um pouco por todas as regiões do país, tem sido assegurar profissionais para trabalhar nas estruturas residenciais para idosos. Com vários surtos, os profissionais começam a faltar, num momento em que se fala da terceira vaga da pandemia, com números que rondam os 10 mil casos de infeção diários.

A Cruz Vermelha tem sido fundamental para garantir profissionais para exercer funções junto de lares. “A segurança social tem um pré-contrato com a Cruz Vermelha para que duas equipas, de 15 elementos cada, avancem para substituir profissionais e cuidadores nos lares se necessário”, revelou António Miguel Pina, presidente da AMAL.

O apelo, mais do que nunca, é para que se fique em casa. Portugal deverá entrar em confinamento novamente. A Assembleia da República antecipou para a manhã de quarta-feira o debate sobre a renovação do estado de emergência, inicialmente agendado para a tarde do mesmo dia, indicaram hoje os serviços do parlamento.

Numa nota enviada aos jornalistas, o gabinete de comunicação da Assembleia da República anunciou que “a reunião plenária da próxima quarta-feira, dia 13 de janeiro, dedicada ao debate sobre o pedido de autorização da renovação do estado de emergência, terá início às 09:30 (e não às 15:00)”.

Neste debate, com duração total de perto de uma hora, o Governo tem direito a uma intervenção de 10 minutos e os grupos parlamentares contam com cinco minutos, enquanto os deputados únicos e as deputadas não inscritas podem falar durante dois minutos.

Portugal regista hoje 111 mortes e 9.478 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde, descidas ligeiras relativamente ao registado nos últimos dias.

O boletim epidemiológico da DGS revela ainda que há mais 104 pessoas internadas com covid-19 do que na sexta-feira, totalizando 3.555 doentes, e mais quatro pessoas em unidades de cuidados intensivos, que são agora 540 em todo o país.

Os número globais desde que foi diagnosticado o primeiro caso de contágio, em março passado, atingem hoje 476.187 pessoas infetadas e 7.701 mortes com covid-19.

Na sexta-feira foram atingidos máximos diários de mortes (118) e de novos casos (10.176).

A DGS considera ativos 102.406 casos, mais 3.468 do que na sexta-feira, e hoje há mais 5.899 casos recuperados, que no total são 366.080.


RELACIONADO:

► Covid-19: Parlamento antecipa debate sobre renovação do estado de emergência

â–º Ana Paula Martins “confiante” com pedido para que aulas online se prolonguem

► Covid-19: Região do Algarve tem 9 doentes ventilados e 17 em UCI

► Autoridades de saúde suspeitam de variante britânica no surto de Tavira

â–º Covid-19: Jardim Escola João de Deus encerra devido a “contactos de risco entre profissionais e crianças”

► Recolher obrigatório e proibição de circulação entre municípios para 11 concelhos do Algarve

► Tavira regista o maior número de novos casos de covid-19 de sempre

► Contágios com tendência para aumentar. Dos 417 surtos ativos, 24 estão no Algarve

► Acumulado dos últimos 14 dias vão elevar Tavira para Risco Extremamente Elevado Covid-19

► Criança infetada com covid-19 no Jardim Escola João de Deus de Tavira

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Algarve Cultura Edição Papel

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros

10:00 9 Maio, 2026 07:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ENTREVISTA: António Nóbrega, presidente e fundador do Conservatório de Albufeira, recorda três décadas de cultura e inclusão.

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Economia Edição Papel Opinião Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Edifício das Finanças.
Economia Nacional

Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências

10:40 9 Maio, 2026 10:38 9 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um prazo ignorado, um detalhe esquecido e um impacto que só surge mais tarde. Há situações no IRS que muitos só percebem demasiado tarde

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Algarve, Cultura, Edição Papel

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros

10:00 9 Maio, 2026 07:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ENTREVISTA: António Nóbrega, presidente e fundador do Conservatório de Albufeira, recorda três décadas de cultura e inclusão.

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 9 Maio, 2026 10:49 9 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão acompanhados por chuva intensa, ventos fortes e episódios de trovoada nestas regiões

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Economia, Edição Papel, Opinião, Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Edifício das Finanças.
Economia, Nacional

Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências

10:40 9 Maio, 2026 10:38 9 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um prazo ignorado, um detalhe esquecido e um impacto que só surge mais tarde. Há situações no IRS que muitos só percebem demasiado tarde

Últimas Notícias

  • Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
    Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?
  • Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências
    Muitos ignoram este passo no e‑Fatura e só percebem no IRS: saiba do que se trata e quais as consequências
  • Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros
    Conservatório de Albufeira celebra 30 anos com programa cultural e António Nóbrega revisita o percurso e os desafios futuros
  • Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa
    Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa
  • Vai receber reembolso de IRS este ano? Especialistas explicam a forma de fazer este dinheiro valer muito mais
    Vai receber reembolso de IRS este ano? Especialistas explicam a forma de fazer este dinheiro valer muito mais
  • Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva em força e ventos fortes vão ‘ameaçar’ Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a NikÅ¡ić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a NikÅ¡ić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal