Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Saúde

Covid-19: menos 3000 doentes referenciados pelos cuidados primários para os IPO em 2020

Os dados constam de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde sobre o impacto da pandemia no acesso a cuidados de saúde de oncologia, hoje divulgado, que destaca a quebra de 29,5% na referenciação para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa

15:46 22 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No primeiro ano da pandemia de covid-19 houve menos 3000 (-18,6%) doentes referenciados pelos cuidados de saúde primários para os institutos de oncologia, que se seguiu à quebra de 9,9% que já se tinha verificado entre 2018 e 2019.

Os dados constam de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde sobre o impacto da pandemia no acesso a cuidados de saúde de oncologia, hoje divulgado, que destaca a quebra de 29,5% na referenciação para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Segundo o documento, em 2021 foram referenciados para primeira consulta nos institutos portugueses de oncologia 16.396 utentes, o que corresponde a um aumento de 24,7% relativamente ao primeiro ano da pandemia.

O regulador indica ainda que, em comparação com 2018 e 2019, o número de referenciações no ano passado também registou ligeiros aumentos, com exceção do observado no IPO de Lisboa (4200 em 2021, 4616 em 2019 e 4861 em 2018)

O documento da ERS diz que a diminuição nas referenciações se começou a fazer sentir logo em março de 2020, com os meses de abril e maio a registarem as maiores quedas no número de utentes referenciados. Embora os valores observados nos meses seguintes demonstrem alguma retoma de atividade, a partir de outubro observou-se novo agravamento do indicador, coincidindo com o início da segunda vaga de covid-19 em Portugal.

O documento destaca ainda uma resposta enviada pelo IPO do Porto a um pedido de informação remetido pela ERS em 2020 em que o instituto definiu a redução da referenciação como sendo “a grande limitação atual à expansão da atividade”, salientando que, com a diminuição no número de doentes referenciados de outras unidades de saúde neste período da pandemia, seria expectável que, posteriormente, se verificasse um aumento anormal no número de novos doentes referenciados, criando mais pressão sobre os serviços.

O documento explica que 2021 registou um número total de referenciações superior ao observado nos anos anteriores à pandemia, sendo que, a partir de março, o número de utentes referenciados foi em todos os meses superior ao observado em 2020, com destaque para os meses de março, abril e maio.

Quanto às primeiras consultas, no primeiro ano da pandemia os três institutos de oncologia (Lisboa, Porto e Coimbra) realizaram 107.737 primeiras consultas médicas na presença do utente, o que corresponde a uma diminuição que ronda os 24% face a 2019.

A redução no número de primeiras consultas foi transversal aos três institutos, tendo sido o IPO de Lisboa o que registou a maior quebra (-29%).

Esta diminuição no número de primeiras consultas realizadas em 2020 contrasta com o aumento verificado entre 2018 e 2019 (+2,8%).

Já em 2021 foram realizadas 155.575 primeiras consultas, o que corresponde a um aumento de cerca de 44% face a 2020, um crescimento em linha com a variação observada no número de utentes referenciados. Embora esta variação positiva tenha ocorrido em todos os IPO, o IPO do Porto foi o que registou o maior aumento no número de consultas (+67,3%).

Comparando com os anos anteriores à pandemia, os IPO de Coimbra e de Lisboa mantiveram níveis de atividade inferiores.

O estudo da ERS pretendeu avaliar o impacto da pandemia no acesso a Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) da doença oncológica, entre março de 2020 e dezembro de 2021, designadamente na rede de convenções do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Analisou ainda o impacto no acesso aos rastreios de base populacional de cancros específicos e a cuidados de saúde nos institutos portugueses de oncologia (IPO), ao nível das consultas, cirurgias e tratamentos.

Contar dinheiro.
Economia Nacional

Adeus IRS Jovem? FMI dá sugestão ao Governo que pode pesar na ‘carteira’ de milhares de portugueses

08:10 8 Maio, 2026 22:06 7 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fundo Monetário Internacional recomenda ao Governo português a revisão do IRS Jovem e alerta para riscos nas contas públicas

Algarve Desporto Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A Visão do Alto | Por Maria João Neves

09:50 8 Maio, 2026 09:32 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 13:53 8 Maio, 2026 | João Luís

Há um detalhe no cálculo de impostos do combustível que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Contar dinheiro.
Economia, Nacional

Adeus IRS Jovem? FMI dá sugestão ao Governo que pode pesar na ‘carteira’ de milhares de portugueses

08:10 8 Maio, 2026 22:06 7 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fundo Monetário Internacional recomenda ao Governo português a revisão do IRS Jovem e alerta para riscos nas contas públicas

Algarve, Desporto, Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz

14:10 8 Maio, 2026 18:05 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Algarve, Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Visão do Alto | Por Maria João Neves

09:50 8 Maio, 2026 09:32 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa

13:00 8 Maio, 2026 13:53 8 Maio, 2026 | João Luís

Há um detalhe no cálculo de impostos do combustível que pode significar que o Estado arrecada mais do que pensa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Últimas Notícias

  • Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
    Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
  • Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
    Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
  • Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
    Quanto está realmente a pagar em impostos no combustível? Estado pode estar a ganhar mais do que aquilo que pensa
  • Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
    Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira
  • Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
    Milhares de pessoas estão a envolver o cartão de crédito neste papel para evitar o roubo de dados: especialistas têm uma ‘palavra’ a dizer
  • Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal