Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Covid-19: Escolas privadas continuam abertas mas preparam ensino à distância

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular começa a preparar instrumentos de ensino à distância caso as orientações determinem um encerramento

19:54 12 Março, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular acompanha a recomendação das autoridades de saúde

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP) acompanha a recomendação das autoridades de saúde e mantém as suas escolas abertas, mas começa a preparar instrumentos de ensino à distância caso as orientações determinem um encerramento.

“Como educadores, não podemos deixar de seguir as orientações das autoridades de saúde do país. Assim, não tendo até ao momento sido por estas determinado o encerramento generalizado dos estabelecimentos de ensino, a AEEP sublinha a importância de se ter em boa conta esta orientação. Porém, também não podemos deixar de pesar, em todas as decisões, o bem-estar das nossas comunidades educativas, que vivem uma situação de alarme e ampla preocupação”, escreve em comunicado a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), que se reuniu na quarta-feira, remeteu para as autoridades de saúde a decisão de encerrar escolas no âmbito do surto de Covid-19, tendo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmado na conferência de imprensa no final da reunião que essa recomendação “faz sentido, adiantando que o encerramento de escolas será feito de forma casuística “analisando o risco, caso a caso, situação a situação”.

À noite, em Berlim, onde esteve para um jantar de trabalho com a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro António Costa remeteu para o conselho de ministros de hoje uma decisão sobre o encerramento de escolas, mas a reunião do Governo foi interrompida pelo primeiro-ministro para ouvir os partidos, estando previsto que o conselho de ministros de hoje seja retomado depois das 20:00.

Admitindo que eventualmente possa haver uma decisão que determine o encerramento das escolas, a AEEP defende que “os estabelecimentos de ensino devem começar a preparar instrumentos de ensino a distância que permitam fazer face a eventual encerramento prolongado que venha a ser decretado pelas autoridades”.

A AEEP elenca ainda algumas decisões já tomadas pelos colégios associados que considera “equilibradas”, entre as quais faltas justificadas para os alunos que faltem às aulas por os encarregados de educação invocarem receio de contágio pelo novo coronavírus, aulas a incidir sobre consolidação de matérias e suspensão de avaliações.

Estas opções, refere a AEEP, “devem ser temporárias, não exclusivas, podendo vir a ser adotadas outras medidas consoante a especificidade de cada escola, e pretendem responder a um momento exigente e excecional e a uma situação que está em constante desenvolvimento”.

“A evolução da pandemia pode levar a alterações ao parecer das autoridades de saúde em qualquer momento. Poderá, ou não, haver decisões políticas que impliquem um reajustamento da nossa ação enquanto setor. A AEEP continuará a trabalhar de forma próxima e empenhada com os seus associados e apela a que todos os estabelecimentos de ensino e comunidades educativas sigam de forma escrupulosa e serena as orientações em matéria de saúde pública emanadas pelas autoridades competentes”, refere o comunicado.

A AEEP alerta ainda que em caso de recomendação das autoridades de saúde nesse sentido as escolas devem “cumprir imediata e integralmente” a decisão de encerrar total ou parcialmente os estabelecimentos e recorda que nestes casos os alunos devem cumprir isolamento profilático e não encarar o encerramento como período de “férias acrescido”.

Segundo dados da AEEP, os estabelecimentos associados abrangem um universo de cerca de 300 mil alunos e de 30 mil professores e funcionários.

A Direção-Geral da Saúde(DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença.

O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta-feira.

No total, desde o início da epidemia, a DGS registou 637 casos suspeitos.

Várias universidades e outras escolas já decidiram suspender as atividades letivas.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Nacional

Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro

13:20 24 Setembro, 2026 12:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite de tempo para recolher o documento num balcão dos Registos e a contagem começa logo na data em que foi feito o pedido

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Algarve

GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor

12:10 24 Setembro, 2026 12:16 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze cidadãos estrangeiros foram identificados, oito dos quais se encontram indocumentados, segundo a GNR

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Nacional Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve Ensino Política

PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior

12:52 24 Setembro, 2026 12:57 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cristóvão Norte reconhece progressos, mas defende que o trabalho deve continuar enquanto houver alunos sem professor

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Idosa a segurar Cartão de Cidadão.
Nacional

Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro

13:20 24 Setembro, 2026 12:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um limite de tempo para recolher o documento num balcão dos Registos e a contagem começa logo na data em que foi feito o pedido

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Algarve

GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor

12:10 24 Setembro, 2026 12:16 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze cidadãos estrangeiros foram identificados, oito dos quais se encontram indocumentados, segundo a GNR

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Nacional, Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve, Ensino, Política

PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior

12:52 24 Setembro, 2026 12:57 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cristóvão Norte reconhece progressos, mas defende que o trabalho deve continuar enquanto houver alunos sem professor

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Últimas Notícias

  • Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro
    Deixou o Cartão de Cidadão por levantar? Ao fim deste prazo já não o pode ir buscar e terá de pedir outro
  • PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior
    PSD Algarve aponta redução de alunos sem professor e reforço do ensino superior
  • O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar
    O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar
  • Dessalinizadora do Algarve avança em terra e no mar com fase principal até 2028
    Dessalinizadora do Algarve avança em terra e no mar com fase principal até 2028
  • GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor
    GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor

Opinião

  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento