Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Covid-19: Aulas por Whatsapp, educação física no quarto e professores ‘youtubers’

A duas semanas das férias da Páscoa, mais de três mil escolas foram forçadas a encerrar e milhares de docentes começaram a dar aulas à distância

22:22 17 Março, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Os portugueses estão a arranjar estratégias criativas para lidar com a pandemia

Milhares de alunos estão desde segunda-feira em casa, mas “não estão de férias”: têm aulas por Whatsapp e Skype, TPC no email, educação física e dança no quarto e até professores que parecem “‘youtubers’ profissionais”.

A duas semanas das férias da Páscoa, mais de três mil escolas foram forçadas a encerrar e milhares de docentes começaram a dar aulas à distância. Do outro lado dos ecrãs, estão quase dois milhões de alunos, desde crianças a jovens do ensino superior e tem havido trabalho para todas as idades – até para os pais.

Em tempos de crise, os professores recorrem a todas as ferramentas disponíveis: desde o ‘e-mail’, a plataformas das escolas, ao portal Inovar, vídeos caseiros, Escola Virtual ou Google Classroom, Whatsapp ou Skype, segundo relatos de dezenas de encarregados de educação à Lusa.

A rotina de uma estudante do 9º ano do ensino artístico de dança, em Viseu, mudou de um dia para o outro. Se antes corria entre a Secundária Emídio Navarro e a escola de dança Lugar Presente, agora faz tudo em casa.

A professora de Português mandou fichas e avisou que as aulas seriam por Skype, tendo também criado um grupo no Whatsapp para irem combinando as aulas. A professora de Ciências também sugeriu o Whatsapp, enquanto a de Matemática combinou que iam usar o ‘email’. Quanto à dança, os “exercícios técnicos ou coreográficos”, por exemplo, são agora feitos em casa, contou à Lusa a mãe da adolescente.

Também as rotinas dos docentes mudaram. Num colégio de Lisboa, o professor de Matemática dá as aulas por videoconferência. Já tinha avisado que comprara uma aplicação, mas, mesmo assim, conseguiu surpreender a turma, quando, na segunda-feira, surgiu nos écrans dos computadores e telemóveis dos seus alunos do 10.ano.

Maria Lacerda explicou à Lusa que o professor tem várias câmaras instaladas em casa e os alunos podem escolher que imagem querem ver durante a aula: se um ângulo do professor a trabalhar, se a folha onde está a fazer o exercício. Além disso, o cenário vai mudando, uma espécie de ‘greenscreen’ que permite ao professor explicar equações numa praia das Maldivas e, logo a seguir, começar a tirar dúvidas diretamente do “Espaço”.

“É uma produção digna de um ‘youtuber’. Estamos a adorar. É muito mais giro e continua a ser possível participar na aula porque é interativo”, contou a aluna.

Naquele colégio, os alunos mantêm as aulas do que estava definido no início do ano letivo. Às 08:30 têm de estar ligados, de contrário têm falta. Mas tem havido alguns problemas de acesso à Internet porque há muita gente ligada ao mesmo tempo.

O mesmo acontece noutras escolas do país, porque as plataformas digitais não estavam preparadas para tantos alunos ligados ao mesmo tempo.

No Colégio Amor de Deus, em Cascais, por exemplo, os trabalhos de casa são colocados na Escola Virtual, mas uma encarregada de educação disse à Lusa que, por vezes, o ‘site’ está em baixo.

A Escola Virtual é uma plataforma paga da Porto Editora, mas, com o aparecimento do novo coronavírus, a editora decidiu torná-la gratuita para ajudar alunos e professores e disparou o número de utilizadores.

Muitos professores optam pelo ‘email’ ou Whatsapp. Sem aulas “ao vivo”, enviam os trabalhos e os prazos de entrega. No caso dos alunos mais novos, invariavelmente, esta tarefa conta com a colaboração dos pais, que são os mensageiros que recebem as fichas vazias e as devolvem depois de preenchidas pelos filhos.

Há quem receba TPC todos os dias, como é o caso de uma turma do 3.º ano da Escola Básica da Areia-Guincho, em Cascais. O pai de um aluno contou à Lusa que a professora manda diariamente um ‘email’ com fichas de trabalho.

Mas em muitas escolas do 1.º ciclo, os alunos foram para casa na passada sexta-feira como se já fossem as férias grandes.

Na EB1 S. Luís, em Faro, os alunos abandonaram a escola com a mochila carregada de manuais e pouco depois receberam um ‘email’ com “trabalhos de casa” para os próximos tempos para todas as disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.

A mãe de três alunas do colégio do Rosário, no Porto, contou que as mais velhas (do 11.º e 8.º anos) trabalham diretamente com os professores e só os trabalhos da mais nova, do 5.º ano, chegam ao ‘email’ dos encarregados de educação.

A maioria dos alunos com quem a Lusa falou não têm tido aulas de educação física. A Lusa encontrou apenas uma escola onde esta disciplina não foi descartada: No Liceu Francês, em Lisboa, “estão a fazer ensino à distância, inclusivamente educação física”, contou um pai à Lusa.

Desde segunda-feira, o Whatsapp transformou-se no recreio dos alunos e muitas vezes estão lá professores. A sala de aula é agora o Google Classroom.

Nesta adaptação, alguns pais também decidiram criar um horário de trabalho, com aulas de manhã e outras à tarde. Segundo o Ministério da Educação e a Ordem dos Psicólogos, é importante manter rotinas de trabalho assim como horários de sono.

No entanto, as escolas e famílias estão ainda a tentar adaptar-se às mudanças. Nas escolas, os diretores querem manter o contacto com as famílias para o caso de aparecer algum doente com Covid-19.

Também nas creches, as educadoras não têm mãos a medir. Muitas criaram grupos no Whatsapp para saberem se está tudo bem e darem sugestões às famílias do que podem fazer em casa com os mais novos. Isabel tem dois filhos, um ainda anda na “sala dos 4 anos” e o outro já chegou ao 3.º ano. Ambos têm trabalhos diários, contou à Lusa.

À Lusa, alguns pais admitiram que temem que este sistema não funcione. A maioria está em teletrabalho e não tem muita disponibilidade para acompanhar os filhos. Além disso, desabafou um pai, as crianças têm de fazer fichas, mas não há aulas tutoriais, “é o caos”.

Para o presidente da Fenprof, Mário Nogueira, esta experiência poderá ser boa para perceberem o trabalho dos professores: “Se hoje os portugueses vão à janela aplaudir os profissionais de saúde, se calhar daqui a um mês vão estar a aplaudir os professores”, afirma.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19, que começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países, infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Nacional Saúde

Setor da saúde em greve exige salários dignos e reforço de equipas

09:10 4 Maio, 2026 09:05 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Greve na saúde arranca com protestos por melhores salários, fim de turnos excessivos e reforço urgente de profissionais no setor

Algarve Desporto

Tavira brilha no Campeonato Nacional de Petanca

10:50 4 Maio, 2026 11:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens atletas destacam-se no Nacional de Petanca com títulos e pódios conquistados por representantes de Tavira nas várias categorias

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 15:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Algarve Desporto

Louletano vence Torneio do Nadador Completo

11:20 4 Maio, 2026 11:30 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio do Nadador Completo reuniu jovens talentos da natação algarvia com vitórias do Louletano e vários destaques individuais

Edifício das Finanças.
Economia

Pode estar a perder dinheiro: saiba o que deve mesmo rever no IRS para não pagar mais do que devia

10:30 4 Maio, 2026 10:16 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo com IRS automático, muitos contribuintes continuam a perder dinheiro. Há detalhes na declaração que fazem diferença no resultado final

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Algarve Desporto

Estreia do Clube de Basquetebol de Tavira no ténis de mesa marcada por vitórias

07:00 4 Maio, 2026 06:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas do Clube de Basquetebol de Tavira estreiam-se no ténis de mesa com pódios e bons resultados no torneio regional realizado em Paderne

Algarve

Algarve soma 86 praias com Qualidade Ouro

09:30 4 Maio, 2026 09:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Praias do Algarve voltam a ser reconhecidas pela qualidade da água, com 86 galardões atribuídos este ano pela Quercus

Nacional Saúde

Mais de 500 viagens realizadas após protocolo entre IPO Lisboa e Rede Expressos

08:32 4 Maio, 2026 08:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo entre IPO Lisboa e Rede Expressos já permitiu mais de 500 viagens com tarifa reduzida para doentes em tratamento oncológico

Algarve Cultura

Nanook lança EP inspirado no blues com registo intimista e prepara digressão internacional

10:18 4 Maio, 2026 10:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista prepara digressão internacional após lançamento de novo EP inspirado no blues, com concertos marcados na Bélgica e nos Países Baixos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Algarve Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Nacional, Saúde

Setor da saúde em greve exige salários dignos e reforço de equipas

09:10 4 Maio, 2026 09:05 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Greve na saúde arranca com protestos por melhores salários, fim de turnos excessivos e reforço urgente de profissionais no setor

Algarve, Desporto

Tavira brilha no Campeonato Nacional de Petanca

10:50 4 Maio, 2026 11:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens atletas destacam-se no Nacional de Petanca com títulos e pódios conquistados por representantes de Tavira nas várias categorias

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 15:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Algarve, Desporto

Louletano vence Torneio do Nadador Completo

11:20 4 Maio, 2026 11:30 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio do Nadador Completo reuniu jovens talentos da natação algarvia com vitórias do Louletano e vários destaques individuais

Edifício das Finanças.
Economia

Pode estar a perder dinheiro: saiba o que deve mesmo rever no IRS para não pagar mais do que devia

10:30 4 Maio, 2026 10:16 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo com IRS automático, muitos contribuintes continuam a perder dinheiro. Há detalhes na declaração que fazem diferença no resultado final

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 3 Maio, 2026 17:16 3 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 4 de maio

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Algarve, Desporto

Estreia do Clube de Basquetebol de Tavira no ténis de mesa marcada por vitórias

07:00 4 Maio, 2026 06:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas do Clube de Basquetebol de Tavira estreiam-se no ténis de mesa com pódios e bons resultados no torneio regional realizado em Paderne

Algarve

Algarve soma 86 praias com Qualidade Ouro

09:30 4 Maio, 2026 09:40 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Praias do Algarve voltam a ser reconhecidas pela qualidade da água, com 86 galardões atribuídos este ano pela Quercus

Nacional, Saúde

Mais de 500 viagens realizadas após protocolo entre IPO Lisboa e Rede Expressos

08:32 4 Maio, 2026 08:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo entre IPO Lisboa e Rede Expressos já permitiu mais de 500 viagens com tarifa reduzida para doentes em tratamento oncológico

Algarve, Cultura

Nanook lança EP inspirado no blues com registo intimista e prepara digressão internacional

10:18 4 Maio, 2026 10:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista prepara digressão internacional após lançamento de novo EP inspirado no blues, com concertos marcados na Bélgica e nos Países Baixos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Adeus atrasos: Ryanair anuncia nova regra que entra em vigor nesta data e os mais distraídos não vão ‘achar piada’

09:30 3 Maio, 2026 20:34 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Ryanair anunciou recentemente uma nova regra que entrará em vigor em todos os aeroportos onde a companhia opera em novembro deste ano

Algarve, Cultura

Morreu Paulo Moreira, poeta, ator e encenador ligado à cultura algarvia

19:09 3 Maio, 2026 19:23 3 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Paulo Moreira, multifacetado artista e professor, deixou uma marca indelével na literatura e no teatro do Algarve

Últimas Notícias

  • Esta é a ponte mais longa do mundo com 55 km de extensão: conheça a sua localização e o custo do projeto
    Esta é a ponte mais longa do mundo com 55 km de extensão: conheça a sua localização e o custo do projeto
  • Louletano vence Torneio do Nadador Completo
    Louletano vence Torneio do Nadador Completo
  • Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana
    Chuva ‘a potes’ a caminho de Portugal: mau tempo vai mesmo agravar-se e este será o dia mais chuvoso da semana
  • Tavira brilha no Campeonato Nacional de Petanca
    Tavira brilha no Campeonato Nacional de Petanca
  • Pode estar a perder dinheiro: saiba o que deve mesmo rever no IRS para não pagar mais do que devia
    Pode estar a perder dinheiro: saiba o que deve mesmo rever no IRS para não pagar mais do que devia
  • Nanook lança EP inspirado no blues com registo intimista e prepara digressão internacional
    Nanook lança EP inspirado no blues com registo intimista e prepara digressão internacional

Opinião

  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal