Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Centrais fotovoltaicas que seguem o sol valem nomeação para prémio do Instituto Europeu de Patentes

Os engenheiros Nuno Correia e Carla Gomes, do INEGI, no Porto, desenvolveram um sistema para centrais fotovoltaicas flutuantes que seguem o sol e são “100% feitas a partir de materiais reciclados”.

18:28 17 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dois engenheiros do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, estão nomeados para o prémio de inovação do Instituto Europeu de Patentes pela criação de centrais fotovoltaicas flutuantes que seguem o sol.

Em comunicado, o Instituto Europeu de Patentes (IEP) revela hoje que os engenheiros Nuno Correia e Carla Gomes, bem como a sua equipa do INEGI, são finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022 pela criação de centrais fotovoltaicas flutuantes que seguem o sol “100% feitas a partir de materiais reciclados”.

O sistema, desenvolvido no âmbito de um contrato estabelecido entre a equipa de investigadores e empresa portuguesa SolarisFloat, permite que ilhas com painéis fotovoltaicos rodem e que os próprios painéis sejam direcionados de modo a maximizar a energia solar captada.

A solução, designada PROTEVS, funciona de forma autónoma, sendo que cada unidade contém 180 painéis fotovoltaicos numa espécie de ilha de cerca de 38 metros de diâmetro que roda lentamente em torno de um ponto central com a ajuda de motores elétricos.

“O sistema roda numa direção durante o dia, seguindo o sol, e na direção oposta durante a noite para regressar à sua posição inicial”, refere o IEP, acrescentando que a solução facilita a produção de energia solar, aumentando a eficiência dos painéis até 40%, comparativamente às soluções estáticas.

De acordo com o IEP, a solução foi concebida para ser usada em águas calmas, tais como lagos e albufeiras, sendo que para acomodar alterações ao nível da água, a ilha de painéis é fixada no lugar por um anel exterior preso com cabos e âncoras de comprimento flexível para que se possa mover para cima e para baixo até 20 ou 30 metros.

“O sistema fotovoltaico flutuante tem benefícios ambientais”, salienta o IEP, destacando que o mesmo é “neutro em carbono, não ocupa espaço em terra, impede o crescimento de algas e preserva os recursos hídricos”.

“Com a transição mundial para a neutralidade carbónica, o interesse em ilhas solares flutuantes tem vindo a aumentar, sobretudo porque estas ilhas não ocupam espaço em terra, libertando assim terreno passível de ser usado para fins agrícolas que tem vindo a escassear cada vez mais devido a questões como a poluição e a erosão dos solos”, acrescenta.

A instalação de sistemas fotovoltaicos na água pode aumentar a eficiência “até cerca de 15% em comparação com a instalação em terra”.

Durante o desenvolvimento da solução, os investigadores levaram ainda a cabo uma análise ambiental e descobriram que a invenção “ajuda a mitigar a escassez de água”, ao produzir sombras e atuar como corta-vento.

“A plataforma baixa a temperatura da água e reduz a evaporação em até 60%”, salienta o IEP, destacando que a redução da evaporação pode ajudar a mitigar a escassez de água.

O impacto do PROTEVS nos ecossistemas locais vai agora ser analisado num projeto-piloto liderado pela Organização de Investigação Científica Aplicada dos Países Baixos (TNO).

Citado no comunicado, o presidente do IEP, António Campinos, salienta que a solução desenvolvida pelos dois portugueses é “um excelente exemplo de como a tecnologia pode ajudar a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e contribuir para uma utilização mais sustentável dos recursos da terra, ao mesmo tempo que encoraja o investimento em energias renováveis em larga escala.”

O produto desenvolvido vai agora ser comercializado pela SolarisFloat, que está também a considerar o desenvolvimento de uma solução em alto-mar num futuro próximo.

Os vencedores da edição de 2022 do Premio Europeu do Inventor do IEP, que reconhece inventores e homenageia soluções individuais e coletivas para alguns dos maiores desafios desde 2006, vão ser anunciados numa cerimónia virtual a 21 de junho.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Nacional

Almada culpou famílias pela falta de água: moradores criam site para partilhar leituras e dados contrariam autarquia

11:30 16 Julho, 2026 11:09 16 Julho, 2026 | João Luís

Um site criado por cidadãos está a comparar leituras reais dos contadores com a explicação dada para as falhas de abastecimento em Almada

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:01 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Algarve Cultura

Música de Django Reinhardt inspira concerto na República 14 em Olhão

11:10 16 Julho, 2026 11:00 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Manouchka Quartet leva a Olhão um repertório com identidade própria e raízes na música de Django Reinhardt

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Algarve Cultura Gastronomia

Doces regionais, artesanato, gastronomia e música juntam-se durante cinco dias em Lagos

10:33 16 Julho, 2026 10:33 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira decorre entre 22 e 26 de julho, reúne 132 expositores e espera cerca de 80 mil visitantes no Complexo Desportivo de Lagos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Nacional

Almada culpou famílias pela falta de água: moradores criam site para partilhar leituras e dados contrariam autarquia

11:30 16 Julho, 2026 11:09 16 Julho, 2026 | João Luís

Um site criado por cidadãos está a comparar leituras reais dos contadores com a explicação dada para as falhas de abastecimento em Almada

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:01 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Algarve, Cultura

Música de Django Reinhardt inspira concerto na República 14 em Olhão

11:10 16 Julho, 2026 11:00 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Manouchka Quartet leva a Olhão um repertório com identidade própria e raízes na música de Django Reinhardt

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Doces regionais, artesanato, gastronomia e música juntam-se durante cinco dias em Lagos

10:33 16 Julho, 2026 10:33 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira decorre entre 22 e 26 de julho, reúne 132 expositores e espera cerca de 80 mil visitantes no Complexo Desportivo de Lagos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião, Vídeo

A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

08:51 16 Julho, 2026 08:54 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma noite, cinco histórias e múltiplas emoções: o espetáculo propõe uma viagem por diferentes formas de representar a vida em palco

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Últimas Notícias

  • Almada culpou famílias pela falta de água: moradores criam site para partilhar leituras e dados contrariam autarquia
    Almada culpou famílias pela falta de água: moradores criam site para partilhar leituras e dados contrariam autarquia
  • Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]
    Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]
  • Música de Django Reinhardt inspira concerto na República 14 em Olhão
    Música de Django Reinhardt inspira concerto na República 14 em Olhão
  • Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão
    Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão
  • Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data
    Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal