Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Capacidade instalada ainda não atingiu o máximo do seu potencial

A capacidade instalada ao nível hospitalar ainda não atingiu o máximo do seu potencial

17:26 13 Abril, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Graça Freitas acrescenta que “Não podemos ficar descansados nunca com estes números, mas de facto estamos num planalto”

A capacidade instalada ao nível hospitalar ainda não atingiu o máximo do seu potencial, o que reflete a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Em relação à capacidade instalada e à ocupação, os dados que nós temos e que recolhemos diariamente indicam que de facto ainda não foi atingido o máximo do nosso potencial, o que também reflete a evolução da epidemia”, afirmou Graça Freitas na conferência de imprensa diária sobre a infeção Covid-19 em Portugal.

Segundo a diretora-geral da Saúde, Portugal tem tido um crescimento diário do número de casos confirmados que “não é muito acentuado”.

“Não podemos ficar descansados nunca com estes números, mas de facto estamos num planalto e não houve ainda necessidade de expandir a capacidade instalada que tem sido até a data suficiente para dar resposta”, declarou.

Graça Freitas afirmou que o Ministério da Saúde se mantém “muito atento a estes números” e que é preciso tentar voltar à normalidade, “mas sempre monitorizando o que é voltar à normalidade com a evolução da epidemia. Portanto há aqui sempre balanço que tem que ser feito”.

Presente da conferência, a ministra da Saúde falou sobre a questão dos ventiladores, afirmando que, “neste momento, ainda não houve nenhuma situação que não tenha sido possível ser resolvida por articulação” entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde e pela Comissão de Resposta em Medicina Intensiva à covid-19.

“Houve situações de maior constrangimento no Hospital de Aveiro”, mas “a situação na altura ficou ultrapassada com outros hospitais da rede SNS”, sublinhou.

Marta Temido salientou que de “uma forma geral o número de doentes em cuidados intensivos está a decrescer”.

“Registámos nas últimas 24 horas 40 saídas de cuidados intensivos maioritariamente para unidades de internamento geral”, adiantou.

Há mais 10 pessoas internadas em unidade de internamento geral, sendo que a diferença se justifica sobretudo por altas para domicílio”, explicou Marta Temido.

Para a ministra, estes números são “um sinal encorajador”, mas disse que não podem “ficar completamente tranquilos” e que por isso o Estado continua a apostar na receção da encomenda de ventiladores já feita.

“Sabemos que esta doença vai permanecer connosco até um novo tratamento ou uma vacina e, portanto, a capacidade de reforço das nossas unidades cuidados intensivos é muito importante. E é tão mais importante quanto nós sabemos que precisamos de retomar a atividade programada de resposta a outras patologias”, sublinhou.

Salientou ainda a importância de se conseguir estabilizar os equipamentos que são dedicados a uma e outra área de atividade e retomar a resposta à normalidade das doenças não covid, garantindo que “se alguma coisa se complicar há um ventilador disponível para todos”.

“Isso será um passo no sentido que queremos realizar e vamos continuar esse esforço”, frisou Marta Temido.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).

Dos infetados, 1.187 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

RELACIONADO:

Covid-19: Algarve tem 289 casos. Portugal com 567 mortos e 17.448 infetados

Há 290 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal

Os Portugueses têm direito à Verdade

Autarquias queriam conhecer lista de pessoas obrigadas a confinamento mas o acesso foi negado

Covid-19 é 10 vezes mais mortal do que o vírus da gripe A

Governo garante que Algarve “não está fora, vai receber 4 dos mais de 300 ventiladores

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia Nacional

O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar

12:40 24 Setembro, 2026 12:05 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma data de validade indicada por mês e ano não significa que o cartão deixe de funcionar logo no primeiro dia desse mês

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Pagamento com cartão contactless. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

O cartão Multibanco diz que expira em 10/26? Banco de Portugal explica até que dia ainda o pode utilizar

12:40 24 Setembro, 2026 12:05 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma data de validade indicada por mês e ano não significa que o cartão deixe de funcionar logo no primeiro dia desse mês

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Últimas Notícias

  • Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
    Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
  • Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
    Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
  • Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
    Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
  • Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
    Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
  • Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis
    Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

Opinião

  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento