Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Caçadores de estrelas

Michel Mayor e Didier Queloz, dois dos cientistas galardoados em 2019 com o prémio Nobel da Física, foram pioneiros na descoberta de outros mundos em órbita de estrelas semelhantes ao Sol

12:35 11 Novembro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Michel Mayor e Didier Queloz foram galardoados com o prémio Nobel da Física em 2019

Mundos muito distantes

São inúmeros os exemplos no cinema, na literatura ou na banda desenhada, em que a ação decorre noutros mundos muito longe do nosso Sol. Os planetas fora do Sistema Solar, planetas que orbitam outras estrelas, há muito tempo que fazem parte do imaginário coletivo.

No século XVI, o filósofo Giordano Bruno defendia que, para além do nosso mundo, aquele em que vivemos, Deus teria criado uma infinidade de outros. Infelizmente, esta e outras ideias revolucionárias para a época custaram-lhe a vida às mãos da Inquisição, em Roma, no ano de 1600.

Mais sorte teve Bernard le Bouvier de Fontenelle no século seguinte. Inspirado pela ideia de Copérnico de que seriam a Terra e os outros planetas a orbitar o Sol, assumiu que também as outras estrelas teriam o seu cortejo de planetas e que existiria uma multiplicidade de mundos.

No entanto, chegou-se ao século XX sem se encontrarem evidências da existência destes planetas. Era apenas conhecido o conjunto que orbita a nossa estrela, o Sol. De facto, é extremamente difícil obter a imagem de um planeta que está tão longe, mesmo em órbita da estrela mais próxima de nós, a 4 anos-luz. A sua imagem é totalmente ofuscada pelo brilho da estrela.

Para termos uma ideia da dificuldade com que os astrónomos se deparam, imaginemos que queríamos fotografar uma mosca a zumbir à volta da lâmpada de um farol, e que observamos este farol a vários quilómetros de distância.

A dança invisível

Em 1952, o astrónomo Otto Struve, norte-americano de ascendência alemã, propôs um método para detetar na luz da estrela a influência da presença de um planeta a orbitar à sua volta.

De facto, por mais pequeno que seja o planeta, ele exerce sempre alguma influência gravitacional sobre a sua estrela-mãe. Imaginemos uma mãe e um bebé, e esta mãe a rodopiar com o bebé nas mãos. Ela consegue rodar quase sobre si própria, no mesmo ponto. É importante este “quase”, pois ela terá sempre que oscilar um pouco o seu corpo para compensar o peso do bebé.

Também a estrela oscila ligeiramente pela presença do planeta. Porém, quando Otto Struve propôs este método, não existiam instrumentos de análise da luz das estrelas, chamados espectrógrafos, com precisão suficiente para detetar essa oscilação mínima.

Nas décadas de 1970s e 1980s, Michel Mayor (nascido em Lausanne, na Suíça, em 1942), professor na Universidade de Genebra, estudava o movimento de estrelas na vizinhança do Sol. Procurava conhecer os movimentos das estrelas na nossa galáxia Via Láctea e a sua estrutura interna em espiral. Apercebeu-se de que algumas estrelas, para além do movimento principal, evidenciavam um movimento secundário de oscilação, que parecia indicar a presença de um companheiro invisível.

Nesta altura, os astrónomos acreditavam que, para além dos planetas e das estrelas, existiriam uns corpos intermédios, então denominados “anãs castanhas”. As “anãs castanhas” teriam mais de dez vezes a massa de Júpiter, mas menos de um décimo da massa do Sol. Não teriam portanto massa suficiente para gerar energia e luz como o Sol e as outras estrelas, e seriam por isso difíceis de observar, mas conseguiriam exercer alguma influência gravitacional na estrela companheira com a qual formassem um par.

No início dos anos de 1990s, utilizando o Observatório da Alta Provença, em França, Michel Mayor colaborou no desenvolvimento de um novo espectrógrafo, o ELODIE, com o qual acreditava que poderia caracterizar os tais companheiros invisíveis das estrelas que estudara. Poderia averiguar se seriam essas hipotéticas “anãs castanhas”, ou até mesmo planetas de elevada massa.

Um planeta bizarro

Michel Mayor começou nessa altura a orientar um estudante de doutoramento, Didier Queloz (também de nacionalidade suíça, nascido em 1966). A investigação de Queloz não era a deteção de anãs castanhas, nem muito menos de planetas em órbita de outras estrelas, projeto demasiado arriscado na época e que lhe comprometeria a carreira. Ele estava encarregue de melhorar o algoritmo de análise dos dados de observação das estrelas, tornando-o mais rápido e eficiente.

Michel Mayor e Didier Queloz não eram pioneiros nesta pesquisa. Havia mais de quinze anos que nos Estados Unidos se iniciara a procura de planetas fora do Sistema Solar. Porém, ao procurarem planetas como Júpiter, que demora cerca de 12 anos a completar uma volta ao Sol, os colegas norte-americanos esperavam pacientemente sinais que tivessem períodos de tempo equivalentes. Já Michel Mayor não se impusera este constrangimento de tempo, e estava mais aberto ao que surgisse nas suas observações.

De facto, pouco tempo depois de começar o seu projeto, no final de 1994, Didier Queloz detetou um sinal numa estrela muito modesta na constelação do Pégaso. Era um sinal com um período de apenas 4 dias, que lhe pareceu um erro do instrumento. Mayor decidiu aguardar alguns meses antes de novas observações, de modo a confirmar se seria ou não algum fenómeno transitório na estrela.

Repetiram as observações no início do ano seguinte e de novo em julho e setembro, e verificaram que o sinal continuava lá. Era algo muito bizarro, só possível de ser produzido por um planeta com cerca de metade da massa de Júpiter mas que orbitava a sua estrela em apenas 4 dias, ou seja, vinte vezes mais rápido do que Mercúrio a completar uma volta ao Sol. Além disso, estava oito vezes mais perto da sua estrela do que Mercúrio está do Sol. Algo de que não temos exemplo no Sistema Solar.

Em novembro de 1995 era publicado o artigo na revista científica Nature anunciado a descoberta do primeiro objeto com massa comparável à de Júpiter a orbitar uma estrela semelhante ao Sol. Esta última parte é importante, pois este não é o primeiro exoplaneta descoberto. Os primeiros três exoplanetas foram descobertos três anos antes, em 1992. Porém, orbitam, não uma estrela, e sim o “cadáver” de uma estrela, uma estrela de neutrões.

Estes três exoplanetas teriam sobrevivido à devastação da explosão que destruiu a estrela, ou seriam uma segunda geração de planetas formados a partir dos restos da estrela após a explosão. Num ou noutro caso, estarão banhados na radiação da estrela de neutrões, uma radiação mortal para qualquer forma de vida que possamos imaginar.

Curiosamente, as anãs castanhas foram descobertas também em 1994, mas por uma outra equipa, e anunciadas também num artigo na revista Nature em setembro de 1995.

A próxima revolução

Em 2019 conhecem-se mais de 4000 exoplanetas. Mais de 250 foram descobertos pelo grupo de Michel Mayor e Didier Queloz. A variedade de planetas descobertos é enorme e surpreendente, mas bastantes têm algumas semelhanças com a Terra.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) tem um grupo de investigação importante e que há muitos anos colabora com Michel Mayor e Didier Queloz. Os investigadores deste grupo dedicam-se não só à deteção, mas também à caracterização destes novos mundos, para saberem como é que são feitos e de que é que são feitos.

Para além de estarem envolvidos em missões espaciais destinadas ao estudo de exoplanetas, como a CHEOPS ou a futura ARIEL, da Agência Espacial Europeia (ESA), utilizam um espectrógrafo da nova geração que podemos designar como o bisneto daquele usado por Mayor e Queloz nos anos de 1990s – o ESPRESSO teve uma importante participação portuguesa e do IA.

Quem sabe, talvez venha a ser portuguesa a equipa que liderar a nova revolução: a descoberta de sinais de vida nestes novos mundos.

Michel Mayor e Didier Queloz foram galardoados com o prémio Nobel da Física em 2019, honra que partilharam com James Peebles, físico e cosmólogo.

“Estrelas que brilham no tempo” é uma rubrica com que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço se associa à celebração dos 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), recordando figuras importantes na história da astronomia dos últimos 100 anos.

Sérgio Pereira (Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

(Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve Edição Papel Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve, Edição Papel, Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Últimas Notícias

  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
  • Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
    Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
  • Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€
    Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€
  • Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
    Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
  • Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
    Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
  • Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
    Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal