Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia da Fonte da Telha.
Praia da Fonte da Telha. Crédito: Magnific
Nacional, Vida & Lazer

Adeus trânsito: esta praia muito concorrida vai ter novos parques de estacionamento e o acesso ao areal será feito num “vaivém”

Câmara de Almada vai alterar o acesso à praia da Fonte da Telha com parques fora da zona balnear e transporte em “vaivém”

17:20 17 Maio, 2026 00:04 17 Maio, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A gestão da circulação em zonas costeiras tem vindo a ser alvo de novas medidas por parte das autarquias, com o objetivo de reduzir a pressão automóvel, melhorar a segurança e reorganizar o acesso às praias durante a época balnear. Em Almada, está em preparação uma intervenção que vai alterar o modelo de estacionamento e entrada na praia da Fonte da Telha.

De acordo com a agência de notícias Lusa, a Câmara Municipal de Almada pretende criar um novo sistema de mobilidade que retira os automóveis da zona junto ao areal, substituindo o acesso direto por bolsas de estacionamento exteriores e um transporte em “vaivém” até à praia.

Nova organização do estacionamento na Aroeira

Segundo a mesma fonte, o projeto prevê a criação de duas bolsas de estacionamento na zona da Aroeira, mais concretamente na avenida do Mar. Estes espaços servirão como ponto de chegada para os visitantes antes de seguirem até à Fonte da Telha.

A autarquia pretende também instalar um sistema de controlo de acessos, de forma a impedir a entrada de viaturas na praia quando a capacidade de estacionamento estiver esgotada.

Transporte em “vaivém” ainda em avaliação

O modelo de transporte entre os parques e a zona balnear será feito através de um sistema de “vaivém”, embora ainda não esteja totalmente definido o seu funcionamento. Conforme a mesma fonte, a solução poderá ser assegurada em articulação entre a Transportes Metropolitanos de Lisboa e a empresa Wemob.

Acrescenta a agência noticiosa que este serviço pretende garantir a ligação entre os parques exteriores e a praia, reduzindo o fluxo automóvel na zona costeira durante os períodos de maior afluência.

Obras já em preparação no terreno

A Câmara Municipal de Almada refere que os trabalhos já tiveram início com a limpeza e preparação dos terrenos destinados aos novos parques de estacionamento. Segundo a mesma fonte, esta fase inicial será seguida de intervenções adicionais ao longo dos próximos meses.

Explica a autarquia que o projeto poderá ser ajustado em função das necessidades verificadas no local, mantendo alguma flexibilidade na sua execução.

Infraestruturas complementares e custos previstos

O plano inclui ainda a instalação de uma rotunda de acesso, painéis informativos sobre a lotação dos parques e um sistema de cancelas para controlo da entrada de veículos. De acordo com a Lusa, o custo inicial da instalação das cancelas está estimado em cerca de 80.000 euros.

A obra inclui ainda a reorganização dos terrenos municipais que servirão de parques alternativos, numa fase inicial assegurada por meios próprios da autarquia.

Possível evolução do projeto até 2027

Segundo a Câmara Municipal de Almada, numa fase posterior estes parques poderão ser equipados com cancelas adicionais e estruturas de sombreamento, embora os custos ainda não estejam definidos. O modelo de mobilidade poderá ser ajustado ao longo do tempo.

Refere ainda a agência que a autarquia prevê que, em 2027, o projeto esteja consolidado e mais desenvolvido, após uma fase de adaptação às condições reais de utilização.

Segurança e ambiente como prioridades

A autarquia sublinha que a intervenção tem como principais objetivos a segurança das pessoas e a proteção ambiental da zona costeira. Importa destacar que o plano procura equilibrar a utilização do espaço entre residentes, visitantes e atividades económicas locais.

A Câmara Municipal de Almada explica ainda que a reorganização do acesso à praia pretende criar um espaço mais ordenado e seguro, reduzindo a pressão automóvel sobre a Fonte da Telha e melhorando a gestão do território durante o verão.

Leia também: ‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Cultura

Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira

11:00 7 Junho, 2026 15:31 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de António Viana Barreto é recordada como uma referência incontornável da arquitetura paisagista em Portugal

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Algarve Cultura

Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa

08:00 7 Junho, 2026 12:56 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos prometem envolver toda a família numa tarde dedicada à imaginação

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Cultura

Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira

11:00 7 Junho, 2026 15:31 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de António Viana Barreto é recordada como uma referência incontornável da arquitetura paisagista em Portugal

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Algarve, Cultura

Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa

08:00 7 Junho, 2026 12:56 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Jogos tradicionais e brincadeiras de outros tempos prometem envolver toda a família numa tarde dedicada à imaginação

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Últimas Notícias

  • Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?
    Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?
  • Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira
    Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira
  • Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
    Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
  • Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’
    Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’
  • Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
    Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
  • Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim
    Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal