Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Acusada de coautoria da morte macabra de Diogo no Algarve apresenta depoimentos contraditórios

As contradições estendem-se também à sua participação na mutilação do corpo e à sua presença na garagem da casa onde ambas habitavam no Chinicato, em Lagos, local onde, segundo a acusação, terá sido desmembrado e decapitado o corpo de Diogo Gonçalves

21:27 26 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As arguidas, uma enfermeira e uma segurança, estão acusadas pelo MP dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, dois crimes de acessos ilegítimo, um de burla informática, roubo simples e uso de veículo

Uma das duas mulheres acusadas pela coautoria da morte de um homem, no Algarve, em 2020, apresentou versões diferentes nos depoimentos feitos no primeiro interrogatório e na sessão de julgamento que decorre no Tribunal de Portimão.

Nas declarações feitas por Mariana Fonseca ao juiz de instrução criminal, e ouvidas hoje à tarde na audiência do julgamento a pedido do Ministério Público (MP), a arguida admitiu “ter fornecido as ampolas do fármaco Diazepam” para, supostamente, adormecer a vítima.

“Levava habitualmente ampolas do hospital para a Maria, por causa das insónias dela”, referiu a enfermeira, acusada de coautoria dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, dois crimes de acessos ilegítimo, um de burla informática, roubo simples e uso de veículo.

Mariana Fonseca, a única das duas arguidas que aceitou falar na primeira sessão do julgamento, negou no primeiro interrogatório judicial ter sido ela a entregar o fármaco à companheira, com quem tinha uma relação amorosa, embora tivesse acesso ao mesmo no hospital de Lagos, onde trabalhava.

No primeiro interrogatório judicial, Mariana Fonseca admitiu também ter sido informada pela companheira de um eventual “plano para arranjar mais dinheiro”.

“Ela disse que ia arranjar maneira de termos mais dinheiro, tinha um plano, mas que não ia dizer o que era, e que o plano incluía terceiros”, ouviu-se na gravação.

O plano, segundo a arguida, ia ser executado pela companheira no dia em que a acompanhou a casa da vítima, em Algoz, no concelho de Silves.

No entanto, na sessão do julgamento perante o tribunal, Mariana Fonseca disse desconhecer “qualquer plano e que a viagem a casa da vítima tinha como motivo a instalação de umas colunas no carro da companheira”.

As contradições estendem-se também à sua participação na mutilação do corpo, nomeadamente ao corte dos dedos para desbloquearem os telemóveis da vítima, e à sua presença na garagem da casa onde ambas habitavam no Chinicato, em Lagos, local onde, segundo a acusação, terá sido desmembrado e decapitado o corpo de Diogo Gonçalves.

No primeiro interrogatório judicial, a arguida admitiu ter ficado a ativar o sensor na garagem para manter a iluminação acesa, enquanto a companheira cortava o corpo, o que contradiz o depoimento no debate instrutório e no julgamento, ao negar “a presença no local”.

O advogado de Mariana Fonseca admitiu, no final da sessão na tarde de hoje, voltar a requerer a audição do inspetor da Polícia Judiciária Nuno Nunes, único elemento daquela polícia arrolado como testemunha no processo.

João Grade disse que “ainda não decidiu” se vai requerer a presença do inspetor, ficando a decisão dependente “de como o tribunal valorar as declarações gravadas e apresentadas na audiência”.

Confrontado com as contradições dos dois depoimentos da sua constituinte, João Grade desvalorizou “as versões diferentes, às quais não devem ser dadas grande relevância”.

As arguidas, uma enfermeira e uma segurança, estão acusadas pelo MP dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, dois crimes de acessos ilegítimo, um de burla informática, roubo simples e uso de veículo.

Segundo o MP, as duas mulheres são suspeitas de terem matado um jovem, em março de 2020, no Algarve, a quem tentaram extorquir dinheiro que tinha recebido cerca de 70 mil euros de indemnização pela morte da mãe.

O julgamento prossegue no dia 09 de março, às 09:15.


RELACIONADO

► Tribunal ouve primeiras declarações de acusada da morte macabra de Diogo no Algarve

► Advogado de mulher acusada de matar jovem no Algarve critica investigação da PJ

► Acusada da morte de homem no Algarve atribui autoria do crime à ex-companheira

► Tribunal de Portimão começa a julgar duas mulheres pela morte de jovem no Algarve

► Inicia-se o julgamento das duas jovens que decapitaram e desmembraram rapaz

► Homicidas de jovem desmembrado trocam acusações na cela e são separadas

► Suspeitas de terem matado e esquartejado jovem vão a julgamento

► Homicida de jovem desmembrado assediou advogada e foi para solitária

► Prisão preventiva para as duas suspeitas de homicídio de jovem decapitado

► Jovem decapitado: homicidas confessas estão na mesma cela e inspiraram crime numa série policial

► Cortaram os dedos para desbloquear telemóvel e aceder à conta bancária

► Desmembrado por 70 mil euros em macabro triângulo amoroso: Detidas terão confessado crime

► Jovem decapitado e desmembrado no Algarve: motivações financeiras na origem do crime

► Duas jovens com 19 e 23 anos detidas por suspeitas de decapitar e desmembrar jovem de 21 anos

E AINDA…

► Jovem decapitado e desmembrado no Algarve: duas raparigas suspeitas do crime

► Jovem assassinado no Algarve devido a ajuste de contas

► Investigações revelam que a cabeça encontrada em Tavira e o corpo em Sagres são de Diogo

► Investigações revelam identidade do homem decapitado e desmembrado no Algarve

► PJ investiga origem de partes de corpos humanos encontradas em Tavira e Sagres

► Cabeça de homem encontrada no Pego do Inferno em Tavira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa Nacional

Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?

15:10 8 Julho, 2026 14:46 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

País vizinho prevê a redução da jornada em dias de calor extremo, enquanto Portugal segue um modelo diferente

Algarve Cultura Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa, Nacional

Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?

15:10 8 Julho, 2026 14:46 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

País vizinho prevê a redução da jornada em dias de calor extremo, enquanto Portugal segue um modelo diferente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festival de comida de rua volta a juntar residentes e visitantes em Boliqueime

14:35 8 Julho, 2026 14:35 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da Feira de Boliqueime recebe a 7.ª edição do BFF, com três noites de sabores, concertos, DJs e animação

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Javali.
Europa

Javali invade lar de idosos em Espanha e uma funcionária de limpeza ficou ferida

14:00 8 Julho, 2026 13:24 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foi pela porta do ginásio que um javali entrou num lar de idosos em Espanha, tendo ferido uma funcionária numa perna e na anca

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
    Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
  • Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
    Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
  • Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
    Recibos verdes têm declaração para entregar este mês: Segurança Social deixa aviso
  • Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
    Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo
  • Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve
    Imortal Desportivo Clube homenageado após época marcada pela conquista da Liga 1 Algarve

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal