O Projeto Silves Mesmo Inclusivo – E9G (SMI E9G) é um dos 118 projetos aprovados no âmbito da 9ª Geração do Programa Escolhas, sob alçada do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude. O Programa Escolhas, enquanto política pública na área da inclusão social, foi criado em 2001 e tem sido sucessivamente renovado. Tem como missão promover a inclusão e integração social de crianças e jovens provenientes de contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica, particularmente descendentes de migrantes e de crianças/jovens ciganos/as.
O SMI E9G tem a duração prevista de três anos, com término em setembro de 2026. Atua no âmbito das medidas I (Educação, Formação e Emprego) e II (Dinamização Comunitária e Cidadania). Tem uma dotação orçamental de 209 mil euros e conta com uma equipa multidisciplinar de dois técnicos a tempo inteiro (Coordenadora e Psicóloga) e três técnicos a tempo parcial (Psicóloga, Educador Social e Assistente Técnica).

Coordenadora Silves Mesmo Inclusivo – E9G. Educadora social com vocação para as questões comunitárias
No âmbito do Programa Acordar são desenvolvidos todos os meses encontros com pais e familiares em ambos os espaços do projeto SMI E9G
O âmbito da atuação territorial é no concelho de Silves, sendo, por isto, um trabalho itinerante, que apresenta uma ação interventiva proativa junto dos agentes locais, promovendo o reforço do trabalho em rede com os mesmos. Este projeto desenvolve-se em parceria com: Agrupamento de Escolas de Silves, Agrupamento de Escolas Silves-Sul, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Alunos das Escolas de Silves (APAESILVES), Associação Lilaz, Câmara Municipal de Silves, Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, Centro Local de Apoio à Integração de Migrante (CLAIM) de Silves, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) Algarve, Escola Profissional de Alte, Junta de Freguesia de Silves, Raks Al Amar, União Desportiva Messinense, Junta de Freguesia de Armação de Pera, Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

O SMI realiza atividades em dois espaços, abertos diariamente: no Bairro da Caixa d’Água (Silves) e no Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes. As atividades desenvolvidas diariamente envolvem atividades de apoio ao estudo; de promoção de competências digitais; atividades lúdico desportivas e pedagógicas; atividades artísticas; e de promoção de competências de cidadania e culturais. São, ainda, desenvolvidas outras atividades, como os acompanhamentos psicossociais e as ações de sensibilização e encaminhamentos. Um exemplo destas parcerias recentes foi a visita do Europe Direct Algarve para abordar o tema: A participação juvenil e Mobilidade europeia. Nesta sessão-debate participaram para além de 10 jovens do projeto, um político local e dois jovens da Comunidade Unidos.eu no Algarve (um de Silves e outro de Portimão).
No âmbito escolar, o projeto tem oferta formativa e de sensibilização para alunos, englobadas nos planos do “Programa Acordar” (com um programa de inteligência emocional para crianças e jovens) e do “Fórum do Saber” (com a possibilidade de escolha de vários temas, de acordo com as necessidades evidenciadas por ano escolar). Sendo este um projeto itinerante, também são desenvolvidas ações nas comunidades da Portela, Messines de Baixo, Messines de Cima, Mouricão, Monte boi e Algoz/Tunes, através de uma carrinha itinerante (“Carrinha no Bairro”, com intuito de promover a inclusão e competências.

Por último, nos períodos não letivos, existem atividades lúdico pedagógicas e lúdico desportivas (“Aqui há Férias”) e intercâmbios (“Aqui ou Fora – Intercâmbios”).
No âmbito do Programa Acordar são desenvolvidos todos os meses encontros com pais e familiares em ambos os espaços do projeto SMI E9G, que tem como objetivo promover a capacitação de competências parentais, emocionais e pessoais para uma vida familiar de qualidade.

Mais informação nestes canais:
(+351) 960 487 737 (chamada para rede móvel nacional) | [email protected]
Instagram: smi.escolhas9g | Facebook: Silves Mesmo Inclusivo – E9G
Leia também: PORMUN – um projeto de democracia participativa em Faro | Por Bárbara Lima

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram



