Nos anos 80 uma campanha publicitária do Instituto de Socorros Náufragos, para prevenir os afogamentos nas praias portuguesas, popularizou a frase “Há mar e mar, há ir e voltar”, da autoria do poeta e publicitário Alexandre O’Neill. Fosse o autor vivo e nos permitisse a ousadia, seria de sugerir uma atualização desta punch line.
A crescente consciencialização da poluição dos nossos mares, que tanto afeta a beleza e saúde da costa Algarvia, tem trazido à tona uma série de projetos artísticos que nos mostram que ao lixo costeiro (e não só) pode ser dada outra vida. Numa reunião com a artista Joana Rocha a propósito do evento AL-BAUHAUS DREAM FACTORY (já lá vamos a este tema), ela afirmava que temos de olhar e pensar o mar em toda a sua dimensão. Que infelizmente o lixo faz parte do mar que conhecemos hoje. Ao se transformar lixo em arte estamos a alertar para a problemática da poluição marítima, mas mais do que isso: estamos a atribuir ao lixo outra contextualização e dimensão.
Foi este o desafio aceite por muitos docentes e alunos do ensino secundário de escolas dos concelhos de Faro e Olhão: olhar para o lixo marítimo com outros olhos. Criar arte com esse lixo. Assim, nasce o projeto lix’ARTE. Com a mentoria de Ana Sousa, jovem professora da Faculdade de Belas – Artes da Universidade de Lisboa, este projeto piloto tem como objetivo a criação de tapeçarias a partir de lixo (sobretudo marinho), inspirada na obra do artista africano El Anatsui. O conjunto de 6 tapeçarias poderá ser visto por todos no evento “AL-Bauhaus Dream Factory” a decorrer no dia 9 de junho a partir das 16h00 na Associação Recreativa e Cultural os Músicos em Faro.
O “AL-Bauhaus Dream Factory” é um evento inserido no “The Festival New European Bauhaus” a decorrer em Bruxelas e noutras cidades Europeias, entre os dias 9 e 12 de junho. Com o objetivo de celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu, este evento apresenta exposições, palestras, debates e workshops criativos que permitam imaginar, sonhar e co-projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis e para todos.
Durante a tarde de dia 9 de junho, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, é o palco do Novo Bauhaus Europeu. A tarde começa com um workshop de desenho criativo, liderado pela Associação de Designers do Sul e onde participam alunos do 2º ano do Jardim Escola João de Deus que serão convidados a imaginar os edifícios culturais do futuro. Às 16h00 inaugura o espaço de exposição do evento, onde para além das tapeçarias do projeto lix’ARTE, serão dados a conhecer outros projetos e artistas da região que trabalham a temática da sustentabilidade. A supramencionada artista Joana Rocha brindar-nos-á com a peça “Bioco”, enquanto a Associação Amarelarte apresenta criativos a transformar ao vivo peças de roupa com o projeto “Upcycling Clothes and Minds”. Guillherme Gonçalves irá igualmente estar a trabalhar ao vivo na produção de peças inspiradas na Ria Formosa. Haverá ainda espaço para conhecer de perto o processo de recolha e reciclagem de lixo no projeto lix’ARTE, através de uma mostra fotográfica, bem como alguns dos projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura.
A programação do “AL-BAUHAUS Dream Factory” inclui ainda momentos de debate de ideias e conceitos inseridos neste grande movimento que é o Novo Bauhaus Europeu. Desde a concepção de novos espaços culturais e habitacionais no Algarve e conhecer projetos que nos chegam de outras cidades da Europa. De destacar a Al-Bauhaus Talk, a acontecer ao final do dia, com o tema “(Re)Construções com Identidade,
Inovação e Natureza”, moderada pela Seção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, que conta com o Arquiteto José Alegria como key note speaker, apresentando o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”.
Acreditando no potencial dos Algarvios e do Algarve, é objetivo do grupo de parceiros que promove este evento informar, inspirar e esclarecer sobre o Novo Bauhaus Europeu mas acima de tudo proporcionar a reconexão à verdadeira identidade da nossa região. Essa identidade, que é tão rica, aliada à criatividade e empreendedorismo permitir-nos-á construir um futuro belo, sustentável e para todos. Um futuro onde o lixo ganha uma nova dimensão, em que as roupas ganham novos usos, em que os espaços são mais autênticos e acessíveis, em que as tradições ganham nova importância e para o qual todos podemos contribuir.
Assim, fosse o autor Alexandre O’Neill vivo e nos permitisse a ousadia, seria de sugerir uma atualização e adaptação da punch line referida anteriormente. Seria agora, em 2022, o slogan de uma campanha promocional à construção de um futuro belo, sustentável e para todos: “Há mar e mar, há que repensar e criar”.
(Equipa Faro2027)
RELACIONADOS:
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve, com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul, estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola, no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)