Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Europe Direct Algarve

LIXARTE: Há mar e mar!

Artigo da autoria da equipa Faro2027: Durante a tarde de dia 9 de junho, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, é o palco do Novo Bauhaus Europeu.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
08:50 3 Junho, 2022 10:00 1 Agosto, 2022 | POSTAL

Nos anos 80 uma campanha publicitária do Instituto de Socorros Náufragos, para prevenir os afogamentos nas praias portuguesas, popularizou a frase “Há mar e mar, há ir e voltar”, da autoria do poeta e publicitário Alexandre O’Neill. Fosse o autor vivo e nos permitisse a ousadia, seria de sugerir uma atualização desta punch line.

A crescente consciencialização da poluição dos nossos mares, que tanto afeta a beleza e saúde da costa Algarvia, tem trazido à tona uma série de projetos artísticos que nos mostram que ao lixo costeiro (e não só) pode ser dada outra vida. Numa reunião com a artista Joana Rocha a propósito do evento AL-BAUHAUS DREAM FACTORY (já lá vamos a este tema), ela afirmava que temos de olhar e pensar o mar em toda a sua dimensão. Que infelizmente o lixo faz parte do mar que conhecemos hoje. Ao se transformar lixo em arte estamos a alertar para a problemática da poluição marítima, mas mais do que isso: estamos a atribuir ao lixo outra contextualização e dimensão.

Foi este o desafio aceite por muitos docentes e alunos do ensino secundário de escolas dos concelhos de Faro e Olhão: olhar para o lixo marítimo com outros olhos. Criar arte com esse lixo. Assim, nasce o projeto lix’ARTE. Com a mentoria de Ana Sousa, jovem professora da Faculdade de Belas – Artes da Universidade de Lisboa, este projeto piloto tem como objetivo a criação de tapeçarias a partir de lixo (sobretudo marinho), inspirada na obra do artista africano El Anatsui. O conjunto de 6 tapeçarias poderá ser visto por todos no evento “AL-Bauhaus Dream Factory” a decorrer no dia 9 de junho a partir das 16h00 na Associação Recreativa e Cultural os Músicos em Faro.

O “AL-Bauhaus Dream Factory” é um evento inserido no “The Festival New European Bauhaus” a decorrer em Bruxelas e noutras cidades Europeias, entre os dias 9 e 12 de junho. Com o objetivo de celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu, este evento apresenta exposições, palestras, debates e workshops criativos que permitam imaginar, sonhar e co-projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis ​​e para todos.

Durante a tarde de dia 9 de junho, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, é o palco do Novo Bauhaus Europeu. A tarde começa com um workshop de desenho criativo, liderado pela Associação de Designers do Sul e onde participam alunos do 2º ano do Jardim Escola João de Deus que serão convidados a imaginar os edifícios culturais do futuro. Às 16h00 inaugura o espaço de exposição do evento, onde para além das tapeçarias do projeto lix’ARTE, serão dados a conhecer outros projetos e artistas da região que trabalham a temática da sustentabilidade. A supramencionada artista Joana Rocha brindar-nos-á com a peça “Bioco”, enquanto a Associação Amarelarte apresenta criativos a transformar ao vivo peças de roupa com o projeto “Upcycling Clothes and Minds”. Guillherme Gonçalves irá igualmente estar a trabalhar ao vivo na produção de peças inspiradas na Ria Formosa. Haverá ainda espaço para conhecer de perto o processo de recolha e reciclagem de lixo no projeto lix’ARTE, através de uma mostra fotográfica, bem como alguns dos projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura.

A programação do “AL-BAUHAUS Dream Factory” inclui ainda momentos de debate de ideias e conceitos inseridos neste grande movimento que é o Novo Bauhaus Europeu. Desde a concepção de novos espaços culturais e habitacionais no Algarve e conhecer projetos que nos chegam de outras cidades da Europa. De destacar a Al-Bauhaus Talk, a acontecer ao final do dia, com o tema “(Re)Construções com Identidade,

Inovação e Natureza”, moderada pela Seção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, que conta com o Arquiteto José Alegria como key note speaker, apresentando o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”.

Acreditando no potencial dos Algarvios e do Algarve, é objetivo do grupo de parceiros que promove este evento informar, inspirar e esclarecer sobre o Novo Bauhaus Europeu mas acima de tudo proporcionar a reconexão à verdadeira identidade da nossa região. Essa identidade, que é tão rica, aliada à criatividade e empreendedorismo permitir-nos-á construir um futuro belo, sustentável e para todos. Um futuro onde o lixo ganha uma nova dimensão, em que as roupas ganham novos usos, em que os espaços são mais autênticos e acessíveis, em que as tradições ganham nova importância e para o qual todos podemos contribuir.

Assim, fosse o autor Alexandre O’Neill vivo e nos permitisse a ousadia, seria de sugerir uma atualização e adaptação da punch line referida anteriormente. Seria agora, em 2022, o slogan de uma campanha promocional à construção de um futuro belo, sustentável e para todos: “Há mar e mar, há que repensar e criar”.

(Equipa Faro2027)

RELACIONADOS:

LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE: Arte, Poesia, Mar, Máscaras e Plásticos como fontes de reflexão e inspiração para um planeta mais saudável e justo para todos

LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Primeira página do POSTAL. Nas bancas com o Expresso no Algarve. Faça a sua assinatura anual! 💥😍😘

Últimas

  • Fernando Pimenta forçado a desistir quando liderava em K1 5.000 metros
    Fernando Pimenta forçado a desistir quando liderava em K1 5.000 metros
  • Auxiliados dois tripulantes de embarcação de recreio que virou na Doca de São Francisco em Portimão
    Auxiliados dois tripulantes de embarcação de recreio que virou na Doca de São Francisco em Portimão
  • Boavista vence um Portimonense com várias baixas entre lesionados e não inscritos, na estreia na I Liga
    Boavista vence um Portimonense com várias baixas entre lesionados e não inscritos, na estreia na I Liga
  • Recuperado corpo de homem morto ao largo da praia da Arrifana, em Aljezur
    Recuperado corpo de homem morto ao largo da praia da Arrifana, em Aljezur
  • Resposta do Governo à seca para sector animal é “simplesmente inexistente”. CAP propõe soluções
    Resposta do Governo à seca para sector animal é “simplesmente inexistente”. CAP propõe soluções

Opinião

  • Em Olhão e em Loulé podem ver-se alguns murais lindos, mas a maioria da gatafunhagem é lixo, vandalismo sem talento | Por Mendes Bota
    Em Olhão e em Loulé podem ver-se alguns murais lindos, mas a maioria da gatafunhagem é lixo, vandalismo sem talento | Por Mendes Bota
  • A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” | Por Elidérico Viegas
    A Falta de Água: “A água lava tudo, menos as más acções” | Por Elidérico Viegas
  • O presidente do ICNF que não concerte, não tem conserto | Tribuna Parlamentar de Luís Gomes
    O presidente do ICNF que não concerte, não tem conserto | Tribuna Parlamentar de Luís Gomes
  • A produção artística e o património como identidade e economia | Tribuna Parlamentar de Luís Graça
    A produção artística e o património como identidade e economia | Tribuna Parlamentar de Luís Graça

Europe Direct Algarve

  • Celebrações dos 25 anos do Centro Ciência Viva do Algarve iniciaram-se com criatividade e alegria
    Celebrações dos 25 anos do Centro Ciência Viva do Algarve iniciaram-se com criatividade e alegria
  • Europa, Juventude e Arte: Educação e Desenvolvimento Comunitário 
    Europa, Juventude e Arte: Educação e Desenvolvimento Comunitário 
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve