Quantas vezes vimos nos filmes pessoas a atirar as beatas de uma forma muito fixe… É assim tão fixe na vida real?
…
Sabiam que?
As beatas são a forma mais comum de lixo. Estima-se que cerca de 4,5 triliões de beatas de cigarro sejam depositadas indiscriminadamente no ambiente por ano. Se acham que é um número exagerado, desafio-vos a olharem para as paragens onde as pessoas esperam por um transporte público, locais onde se vão divertir e beber qualquer coisa ou à volta de um qualquer banco público.
Estes pequenos objetos, mesmo que pareçam insignificantes, são incrivelmente prejudiciais para o ambiente. Os filtros dos cigarros são feitos de fibras de acetato de celulose e, quando usados, estão cheios de substâncias tóxicas e podem demorar até 10 anos a decompor-se, libertando químicos tóxicos para o solo e para a água. As beatas representam uma ameaça significativa para a vida em vários ecossistemas terrestres e aquáticos porque os organismos os confundem com alimentos e os ingerem.
Mas muitas vezes é muito mais fácil deitar fora a beata. Ela desaparece por magia, claro, e nós continuamos com o nosso dia. Fácil. E quando se procura facilitar a vida, tudo o resto vem em segundo lugar.
Será que podemos fazer algo sobre isso? SIM!
1) Ter sempre conosco um cinzeiro de bolso. Podemos comprar um, ou podemos criar um. São leves e fáceis de usar. Se quiseres um podes contactar o Projeto Gea ou clicar aqui.
2) Participar numa ação de limpeza de beatas. Desta forma, não só estamos a contribuir para a nossa comunidade e para um planeta melhor, como nos iremos aperceber da quantidade de beatas que existem no ambiente. Enfrentar a realidade faz-nos repensar os nossos hábitos.
3) Sensibilizar as pessoas para esta questão, mas começar por pequenas intervenções. Falando com a família e amigos, talvez conheçamos um ou dois que tenham o hábito de deitar fora as beatas de cigarro, e podemos informá-los sobre o impacto negativo das beatas de cigarro.
4) Onde quer que vás, faças o que fizeres, mantém o local limpo.
Escrito por Projeto Gea
Leia também: Projeto SOS Planeta: um parceiro LIXARTE no Algarve
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagra