Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Europe Direct Algarve, Opinião

LIXARTE – A conscientização do lixo marinho: de acordos internacionais a tapeçarias regionais

Artigo de opinião de Maria João Bebianno, professora Caderática Jubilada da Universidade do Algarve, diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e membro do Grupo de Peritos das Nações Unidas para a Avaliação Integrada do Estado do Oceano.

09:52 1 Agosto, 2022 18:52 2 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria João Bebianno*

Na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas subordinada ao tema Ampliação da Ação Oceânica Baseada na Ciência e Inovação para a Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Stocktaking, parcerias e soluções, organizada por Portugal e pelo Quénia, que se realizou em Lisboa de 7 de junho a 1 de julho, devido ao impacto negativo que o homem tem tido no oceano, foi decidido que o primeiro dos diálogos interativos do programa da Conferência seria para discutir os problemas da Poluição Marinha. A Poluição Marinha está diretamente relacionada com a meta 14.1 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Proteger a Vida Marinha- que estabelece que até 2025 deve ser prevenida e reduzida consideravelmente a poluição marinha de todos os tipos incluindo o lixo marinho e caso não se tomem medidas de imediato dificilmente essa meta será cumprida.

A poluição devido à ação humana afeta todas as partes do oceano e contribui significativamente para as alterações climáticas, para a perda da biodiversidade e para a degradação dos ecossistemas. A poluição de origem marinha está diretamente relacionada com 90% do transporte de mercadorias que é feito por via marítima e inclui ainda as redes de pesca fantasma e os plásticos e microplásticos de várias origens.

Em 2020 foram gerados 2,24 biliões de detritos sólidos a nível mundial pensando atingir-se em 2050 3,8 biliões mas a quantidade desses detritos depende do nível de riqueza e das regiões do globo. O plástico é de longe o tipo de poluição mais prevalente e visível de lixo marinho representando globalmente 85% com um input anual de 1,15-2,14 milhões de toneladas de plástico a partir dos rios, contribuindo o lixo eletrónico com uma parte importante de plástico.

O impacto do plástico marinho para além do emaranhamento e da ingestão de lixo marinho pelas diferentes espécies inclui danos aos ecossistemas em particular aos recifes de coral e efeitos adversos à segurança marítima bem como à economia costeira resultante das perdas no setor do turismo e das pescas. Mais de 1400 espécies já foram severamente afetadas pelo plástico presente no oceano. No entanto, o conhecimento científico do efeito dos microplásticos  (dimensão inferior a 5 milímetros) e dos nanopláticos (dimensão inferior a 100 nanometros) resultante da degradação dos macroplásticos ou fabricados com essas dimensões (por exemplo utilizados em produtos de higiene pessoal) é mais deficiente. Os dados científicos indicam que em 2050 todas as espécies de aves marinhas terão ingerido plástico.

Em 2017 a Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente considerou como importante que se possa atingir a emissão zero ou seja uma eliminação a longo prazo das descargas de lixo e de plástico para o oceano tendo recentemente estabelecido um comité de negociação intergovernamental para desenvolver legislação sobre a poluição por plástico que deverá estar concluído em 2024. Esta decisão foi apoiada durante a Conferência dos Oceanos e consta da declaração de Lisboa. Além disso, foi aprovada uma decisão para que, em 2030, possamos ter um planeta sem poluição e um oceano sem fontes de polição de origem terrestre e marítima.

Em face do aumento da poluição que se tem vindo a verificar, nos últimos anos, em especial devido à presença de plásticos, a poluição marinha tornou-se um tema importante na agenda ambiental internacional a que se adicionou um novo desafio resultante da pandemia de COVID-19 no que se refere à gestão deficiente dos resíduos aumentando o uso de plástico de uso único e de embalagens.  Durante a pandemia tem-se assistido a uma deficiente gestão de resíduos e de eliminação de equipamento de proteção pessoal bem como de outros equipamentos relacionados com a proteção da saúde humana. Nesse sentido a comunidade internacional comprometeu-se a combater a poluição marinha sendo considerado necessário o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo custo que incluam o ciclo de vida dos produtos contaminantes.

As tapeçarias do projeto LIXARTE, patentes a partir de dia 3 de agosto no Centro Ciência Viva do Algarve e durante todo o mês, exibem de uma forma artística os diversos elementos que compõem a poluição marinha que chega às praias algarvias, nomeadamente com resíduos do nosso dia a dia e da influência do COVID.

* Professora Catedrática Jubilada da Universidade do Algarve;
Diretora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve;
Membro do Grupo de Peritos das Nações Unidas para a Avaliação Integrada do Estado do Oceano.

Nota Europe Direct Algarve:
Damos continuidade à rubrica LIXARTE, acompanhando a itinerância desta exposição pelo Algarve. 
Saber +https://facebook.com/events/s/lixarte-exposicao-itinerante/3127751024146343/

RELACIONADOS:

Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta

LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal

LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania

I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE

LIXARTE: PlastikDetektives Portugal e Noruega juntos no Centro Ciência Viva do Algarve por um oceano mais limpo

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: Há mar e mar!

LIXARTE: Arte, Poesia, Mar, Máscaras e Plásticos como fontes de reflexão e inspiração para um planeta mais saudável e justo para todos

LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reformados vão receber até 200 euros extra em dezembro: veja quem tem direito

11:00 8 Outubro, 2026 10:52 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Suplemento extraordinário de pensões já foi publicado em Diário da República: pagamento será automático e pode chegar aos 200 euros

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Algarve

Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve

12:10 8 Outubro, 2026 12:03 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova administração da Águas do Algarve é presidida por Helena Lucas dos Santos e integra autarcas de Castro Marim e Albufeira

Algarve Opinião Política

Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa

11:20 8 Outubro, 2026 11:19 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditamos que os jovens algarvios não devem ser apenas destinatários das políticas públicas. Devem ser participantes ativos na sua construção"

Pessoa a segurar vários tipos de medicamentos. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Encontrou um triângulo preto no folheto de um medicamento? Infarmed esclarece o significado

13:50 8 Outubro, 2026 12:25 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Símbolo identifica medicamentos sujeitos a uma vigilância mais exigente depois de chegarem ao mercado, mas não significa que sejam inseguros

Economia Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Opinião

O país do mal menor | Por Luís Ganhão

07:30 8 Outubro, 2026 16:48 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Um país que escolhe para evitar, governa para adiar, aprova para impedir males maiores, contrata por influência e decide em função de interesses parcelares dificilmente encontrará o caminho da excelência"

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Sopa.
Vida & Lazer

A sopa ainda está quente: deve ir para o frigorífico ou ficar em cima do fogão?

15:20 7 Outubro, 2026 13:01 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar a sopa arrefecer várias horas à temperatura ambiente não é solução, mas colocá-la a ferver no frigorífico também pode criar problemas

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

15:00 7 Outubro, 2026 15:02 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Com o estatuto de primeira macrorregião peninsular reforçaremos a função nuclear das redes transeuropeias, as acessibilidades e os transportes de alta velocidade"

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reformados vão receber até 200 euros extra em dezembro: veja quem tem direito

11:00 8 Outubro, 2026 10:52 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Suplemento extraordinário de pensões já foi publicado em Diário da República: pagamento será automático e pode chegar aos 200 euros

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Algarve

Helena Lucas dos Santos lidera nova administração da Águas do Algarve

12:10 8 Outubro, 2026 12:03 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova administração da Águas do Algarve é presidida por Helena Lucas dos Santos e integra autarcas de Castro Marim e Albufeira

Algarve, Opinião, Política

Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa

11:20 8 Outubro, 2026 11:19 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Acreditamos que os jovens algarvios não devem ser apenas destinatários das políticas públicas. Devem ser participantes ativos na sua construção"

Pessoa a segurar vários tipos de medicamentos. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Encontrou um triângulo preto no folheto de um medicamento? Infarmed esclarece o significado

13:50 8 Outubro, 2026 12:25 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Símbolo identifica medicamentos sujeitos a uma vigilância mais exigente depois de chegarem ao mercado, mas não significa que sejam inseguros

Economia, Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino, Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Opinião

O país do mal menor | Por Luís Ganhão

07:30 8 Outubro, 2026 16:48 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Um país que escolhe para evitar, governa para adiar, aprova para impedir males maiores, contrata por influência e decide em função de interesses parcelares dificilmente encontrará o caminho da excelência"

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve, Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Sopa.
Vida & Lazer

A sopa ainda está quente: deve ir para o frigorífico ou ficar em cima do fogão?

15:20 7 Outubro, 2026 13:01 7 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Deixar a sopa arrefecer várias horas à temperatura ambiente não é solução, mas colocá-la a ferver no frigorífico também pode criar problemas

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

15:00 7 Outubro, 2026 15:02 7 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Com o estatuto de primeira macrorregião peninsular reforçaremos a função nuclear das redes transeuropeias, as acessibilidades e os transportes de alta velocidade"

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Últimas Notícias

  • As conquilhas parecem frescas e cheiram bem? Há um perigo que não se consegue identificar pelo aspeto
    As conquilhas parecem frescas e cheiram bem? Há um perigo que não se consegue identificar pelo aspeto
  • Encontrou um triângulo preto no folheto de um medicamento? Infarmed esclarece o significado
    Encontrou um triângulo preto no folheto de um medicamento? Infarmed esclarece o significado
  • Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro
    Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro
  • Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros
    Novo prémio distingue fotografia de ciência e tecnologia com 5 mil euros
  • Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa
    Vão ser instaladas portagens nesta Estrada Nacional? Autarca esclarece o que está em cima da mesa

Opinião

  • Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
    Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
  • O país do mal menor | Por Luís Ganhão
    O país do mal menor | Por Luís Ganhão
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal