Alguns motores a gasolina PureTech do Grupo PSA, agora integrado na Stellantis, apresentam um problema associado à correia dentada, segundo informações divulgadas pela revista alemã Auto Bild. Esta questão afeta diversos modelos das marcas Citroën, Opel e Peugeot, mas pode ser monitorizada com uma solução simples. Trata-se de uma ferramenta que é vendida a um preço acessível.
A que se deve esta falha?
A falha ocorre devido à tecnologia de correia dentada em banho de óleo, desenvolvida para reduzir o atrito e aumentar a durabilidade do componente. No entanto, na prática, alguns condutores têm reportado desgaste prematuro, incluindo inchaço e fissuras na correia, mesmo em veículos com menos de 100.000 quilómetros e até seis anos de uso.
Situações semelhantes já foram registadas em motores a gasolina Ford Ecoboost, que utilizam um sistema idêntico, refere a Marketeer.
Motores usados em marcas portuguesas
Os motores PureTech de 1,2 litros encontram-se em diversos modelos, como o Opel Astra, Combo, Corsa, Crossland, Grandland e Mokka, onde são comercializados sob a designação 1.2 Direct Injection Turbo. Curiosamente, antes de os problemas se tornarem evidentes, esta tecnologia chegou a ser distinguida internacionalmente, sendo eleita Motor do Ano várias vezes.
Custos elevados na reparação
Caso a falha seja detetada atempadamente, a substituição da correia dentada pode representar um custo superior a 1.000 euros na Alemanha.
No entanto, se o problema não for identificado a tempo, pode ser necessário substituir o motor inteiro, levando a um aumento significativo das despesas associadas à reparação.
Uma solução barata para este problema
A revista Auto Bild refere, contudo, que existe uma solução acessível para evitar problemas mais graves. Com a utilização do garfo de medição KS Tools 400.2118, uma ferramenta que pode custar entre 10 e 22 euros (na Amazon), é possível avaliar o estado da correia.
Como fazer o teste?
Se o garfo encaixar corretamente, significa que a peça ainda se encontra em boas condições. Caso contrário, pode haver indícios de inchaço, sendo recomendada a substituição imediata.
Além da troca da correia, é essencial garantir que quaisquer resíduos da peça antiga são removidos, evitando assim possíveis complicações no funcionamento do motor.
De acordo com a revista finlandesa Iltalehti, citada pela Marketeer, os revendedores autorizados já utilizam ferramentas semelhantes para efetuar esta verificação em todas as manutenções anuais.
Desta forma, os proprietários destes veículos podem recorrer a esta solução para monitorizar o desgaste da correia e realizar a manutenção regular em oficinas especializadas, reduzindo assim o risco de reparações dispendiosas no futuro.
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