Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Europa, Europe Direct Algarve

Adeus multidões: UE ‘aperta’ com turismo na Europa e quer desviar viajantes destes destinos

Numa forma de travar a pressão sobre os destinos mais saturados, a União Europeia quer redistribuir os fluxos turísticos

16:30 11 Abril, 2026 13:58 11 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) quer mudar as regras do turismo no espaço europeu e aliviar a pressão sobre os destinos mais saturados. A proposta passa por desviar parte dos viajantes para zonas rurais, regiões de montanha e locais menos visitados, numa tentativa de corrigir um desequilíbrio que leva 80% dos turistas a concentrarem-se em apenas 10% dos destinos.

De acordo com o portal espanhol HuffPost, a iniciativa foi aprovada a 18 de março pela Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu e representa o primeiro passo para uma reforma mais ampla do setor.

Em causa está a crescente pressão sobre cidades e regiões que enfrentam problemas como excesso de visitantes, subida dos preços, perda de habitação para residentes e danos nos ecossistemas locais.

Bruxelas quer repartir melhor os turistas

O diagnóstico traçado pelas instituições europeias é claro: uma parte muito elevada dos viajantes continua concentrada num número reduzido de destinos, enquanto muitas outras regiões permanecem fora dos roteiros mais procurados.

Para responder a esse desequilíbrio, os eurodeputados defendem uma estratégia que incentive a procura de locais menos conhecidos, ao longo de todo o ano, e não apenas nos meses de maior afluência.

A intenção é criar um modelo mais equilibrado, capaz de reduzir a pressão sobre os chamados destinos icónicos e, ao mesmo tempo, gerar novas oportunidades económicas em zonas menos visitadas.

Turismo especializado é uma das apostas

Entre as medidas em cima da mesa está o reforço do chamado turismo especializado, com propostas ligadas a experiências gastronómicas, enoturismo, programas culturais e turismo regenerativo.

A ideia é atrair visitantes para outros territórios e combater a forte concentração sazonal que marca hoje grande parte do turismo europeu.

Ao mesmo tempo, Bruxelas quer facilitar o acesso a esses destinos emergentes, considerando que essa poderá ser uma das chaves para alterar os hábitos de viagem no espaço europeu.

Mais ligações para zonas menos visitadas

Um dos pilares desta estratégia passa pela melhoria da conectividade. A proposta prevê reforço das ligações aéreas, ferroviárias e marítimas para regiões menos procuradas pelos turistas.

Entre as soluções apontadas estão também os comboios noturnos transfronteiriços e sistemas de bilhética integrada, que permitam combinar diferentes meios de transporte numa única reserva.

Os responsáveis consideram que, se viajar para estes destinos se tornar mais simples, parte da procura poderá começar a sair dos circuitos mais tradicionais.

Bruxelas quer apertar regras no alojamento turístico

A reforma em discussão também olha para o impacto dos alojamentos turísticos de curta duração. Apesar de novas regras europeias entrarem em vigor a 20 de maio de 2026, muitos legisladores consideram que isso pode não ser suficiente.

Segundo a proposta, o crescimento descontrolado deste tipo de arrendamento está a reduzir a oferta de habitação, a aumentar preços e a fragilizar a vida local em vários destinos.

Por isso, Bruxelas admite medidas mais apertadas, incluindo limites ao número de noites de arrendamento, sistemas de licenciamento e regras de zonamento aplicadas pelas autoridades locais.

Turismo mais sustentável e com impacto local

Outra das frentes passa pelo uso de taxas turísticas como instrumento para financiar infraestruturas, proteger o ambiente e compensar parte do impacto do turismo nas comunidades.

Ao mesmo tempo, a proposta aborda a falta de mão de obra no setor, defendendo a criação de um cartão europeu de qualificações para facilitar a mobilidade laboral.

O plano coloca ainda em destaque o papel das comunidades locais, dos trabalhadores culturais, das associações e dos voluntários, vistos como peças importantes na preservação do património e na criação de experiências mais autênticas.

Votação final será decisiva

A resolução aprovada ainda terá de ser ratificada pelo plenário do Parlamento Europeu, numa votação prevista para este mês.

Esse momento será decisivo para perceber se a União Europeia está preparada para avançar com uma estratégia mais ampla de turismo sustentável e redistribuído.

A mensagem política já é clara: Bruxelas quer um novo equilíbrio para o turismo na Europa, num momento em que várias regiões enfrentam os efeitos de um modelo cada vez mais concentrado e pressionado pelo excesso de visitantes.

Leia também: União Europeia avisada: aeroportos europeus podem ficar sem combustível já nesta data

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Últimas Notícias

  • “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
    “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
    Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
  • Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
    Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento