Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Cultura, Europa, Nacional

“Todos amamos Portugal”: cidade portuguesa encantou ‘nuestros hermanos’ pelas vistas deslumbrantes e espírito familiar

Saiba por que motivo os espanhóis se renderam ao charme desta cidade portuguesa, que conquista corações além-fronteiras com a sua história, gastronomia e autenticidade

20:51 8 Maio, 2025 20:52 8 Maio, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há uma cidade portuguesa que volta a estar nas bocas do mundo, desta vez com sotaque castelhano. A cidade foi alvo de um verdadeiro elogio público vindo de ‘nuestros hermanos‘, numa peça assinada pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveller. E se já sabíamos que os espanhóis gostam de Portugal, este artigo é uma verdadeira ‘declaração de amor’.

A Cidade Invicta

A proximidade geográfica torna o Porto num destino sempre a considerar para os visitantes do país vizinho. Mas, mais do que a localização, é a atmosfera única da cidade que tem conquistado cada vez mais espanhóis, sejam turistas de fim de semana ou viajantes com sede de cultura, comida e autenticidade, refere a revista, citada pelo NCultura.

A luz do Porto foi uma das primeiras coisas a conquistar os jornalistas espanhóis. Descrevem o reflexo dourado do sol no Douro como uma tela viva, que muda de cor ao longo do dia. A Ribeira, com as suas praças abertas ao rio e as suas fachadas vibrantes, é referida como um dos postais mais animados da cidade.

Caminhar por uma cidade viva

Nas palavras da revista, caminhar pelas ruas portuenses é percorrer um palco ao ar livre, onde tudo acontece.

A cidade tem sido alvo de um processo de rejuvenescimento que a tornou ainda mais convidativa. Zonas como a Rua das Flores ou a Ribeira, outrora negligenciadas, renasceram com vida e cor, graças a projetos que uniram tradição e modernidade.

O Porto mantém a sua identidade, mesmo depois de tantas transformações. Isso sente-se não só na arquitetura, mas também nas pessoas que, do alto das suas varandas, continuam a manter viva a tradição de conversar com os vizinhos, de ver a cidade passar, de estar presente.

História à flor da pele

É impossível falar do Porto sem falar da sua história. E os espanhóis não deixaram isso de parte. O centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, conserva vestígios de várias épocas e povos, de romanos a visigodos, de muçulmanos a cristãos, o que faz da cidade um verdadeiro “livro aberto”.

As igrejas são descritas na publicação como verdadeiros monumentos de arte. A Igreja dos Clérigos e a sua torre, ou a imponência da Sé do Porto, são apontadas como símbolos da cidade. A arte dos azulejos, tão visível em locais como a estação de São Bento, também mereceu destaque.

Recomendamos: Conheça a cidade portuguesa que é para os ingleses uma ‘alternativa’ a Roma e sem tanto turismo

Sabores que ficam na memória

A gastronomia portuense faz as delícias de quem a experimenta. E os nossos ‘vizinhos’ ficaram rendidos. A revista elogia os doces locais, como os que se encontram na Confeitaria do Bolhão, e não esquece o famoso bacalhau, protagonista de tantas receitas portuguesas.

Mas há uma referência especial às francesinhas, prato icónico da cidade, e também aos vinhos do Porto, com elogios às adegas e restaurantes que oferecem vistas deslumbrantes para o rio e rótulos de perder a cabeça. Segundo os autores, provar um vinho na Graham’s é uma experiência obrigatória.

Cultura que respira em cada recanto

Esta cidade portuguesa não vive só de história e comida. O Porto é também um centro cultural em crescimento, refera a mesma revista, citada pelo NCultura. O Parque de Serralves, com o seu museu de arte contemporânea e jardins escultóricos, é apontado como um dos espaços verdes mais interessantes da Europa.

A Livraria Lello, uma das mais belas do mundo, surge como uma paragem obrigatória, sobretudo para os apaixonados por literatura e por Harry Potter. Os espanhóis lembram que J.K. Rowling viveu no Porto e, quem sabe, encontrou ali inspiração para os corredores de Hogwarts.

A beleza do quotidiano

Há algo de profundamente autêntico na vida do Porto, segundo os nossos ‘vizinhos’. O simples ato de passear junto ao Douro, de molhar os pés no rio ou de observar os jovens que saltam da Ponte Luís I, é descrito como uma experiência marcante, que mistura adrenalina, tradição e paisagem.

Durante as festas de São João, essa intensidade multiplica-se. A cidade enche-se de cor, música, sardinhas assadas e balões que sobem ao céu. Um cenário que, para quem vê de fora, parece saído de um filme.

Um destino que é quase casa

No fim, a revista não esconde: o Porto sente-se familiar. Há algo na forma como os portuenses recebem quem chega que faz com que o turista se sinta em casa. Os espanhóis falam em “calor humano”, numa simpatia sem esforço, num acolhimento sem pretensões.

E por tudo isto, terminam o artigo com um agradecimento que parece vindo do coração: “Muito obrigado, vizinhos!” Uma despedida simples, mas que resume bem o que o Porto continua a oferecer a quem o visita.

Leia também: O que fazer se o multibanco ‘engolir’ o seu cartão? Veja como resolver facilmente o problema

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vai poder aceder à reforma mais cedo sem cortes? Esta regra que muitos desconhecem pode ser decisiva

11:30 15 Agosto, 2026 14:55 14 Agosto, 2026 | João Luís

Reforma antes da idade normal pode não implicar cortes: idade pessoal de reforma é uma das regras menos conhecidas e pode fazer a diferença

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva volta a Portugal para ‘estragar’ o fim do verão e estas serão as regiões mais afetadas

08:10 16 Agosto, 2026 16:54 14 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva poderá regressar a Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e maior instabilidade

Nacional

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro estacionado? Descubra como pode ‘salvar’ o seu veículo

19:40 16 Agosto, 2026 19:25 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples saco de plástico no retrovisor pode ajudar a evitar danos inesperados no carro

Fila de carros numa bomba de gasolina. Crédito: Foto AI
Auto

Vai pegar no carro nos próximos dias? Há uma novidade desagradável que pode apanhar muitos condutores desprevenidos

12:30 16 Agosto, 2026 11:18 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma razão para muitos condutores estarem atentos a este domingo. A carteira poderá sentir a diferença já amanhã

Algarve Cultura Economia

Feira da Dieta Mediterrânica vai premiar projetos agroalimentares do Algarve

10:00 16 Agosto, 2026 18:31 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produtores, projetos e empresas do Algarve podem candidatar-se até 24 de agosto ao Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica.

Algarve Cultura Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vai poder aceder à reforma mais cedo sem cortes? Esta regra que muitos desconhecem pode ser decisiva

11:30 15 Agosto, 2026 14:55 14 Agosto, 2026 | João Luís

Reforma antes da idade normal pode não implicar cortes: idade pessoal de reforma é uma das regras menos conhecidas e pode fazer a diferença

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva volta a Portugal para ‘estragar’ o fim do verão e estas serão as regiões mais afetadas

08:10 16 Agosto, 2026 16:54 14 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva poderá regressar a Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e maior instabilidade

Nacional

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro estacionado? Descubra como pode ‘salvar’ o seu veículo

19:40 16 Agosto, 2026 19:25 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples saco de plástico no retrovisor pode ajudar a evitar danos inesperados no carro

Fila de carros numa bomba de gasolina. Crédito: Foto AI
Auto

Vai pegar no carro nos próximos dias? Há uma novidade desagradável que pode apanhar muitos condutores desprevenidos

12:30 16 Agosto, 2026 11:18 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma razão para muitos condutores estarem atentos a este domingo. A carteira poderá sentir a diferença já amanhã

Algarve, Cultura, Economia

Feira da Dieta Mediterrânica vai premiar projetos agroalimentares do Algarve

10:00 16 Agosto, 2026 18:31 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Produtores, projetos e empresas do Algarve podem candidatar-se até 24 de agosto ao Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica.

Algarve, Cultura, Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Últimas Notícias

  • Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas
    Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas
  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro estacionado? Descubra como pode ‘salvar’ o seu veículo
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro estacionado? Descubra como pode ‘salvar’ o seu veículo
  • Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo
    Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo
  • Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto
    Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto
  • “Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete
    “Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • União Europeia em ‘alerta’: nova rota marítima entre China e Rússia no Ártico preocupa NATO mas Pequim recusa ideia de “ameaça chinesa”
    União Europeia em ‘alerta’: nova rota marítima entre China e Rússia no Ártico preocupa NATO mas Pequim recusa ideia de “ameaça chinesa”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento