Nos tempos que vivemos, têm vindo a aumentar significativamente os protestos contra o turismo de massas em várias cidades espanholas, devido ao impacto negativo na habitação e na vida dos residentes. Alguns episódios extremos, como turistas molhados com pistolas de água em Barcelona, mostram o descontentamento local. As empresas espanholas estão a unir esforços de modo a tentar travar este femómeno, atraindo novos tipos de turismo.
Como pode ser ‘salvo’ o turismo de massas em Espanha?
Cada vez mais empresas estão a unir-se a operadores turísticos para atrair viajantes interessados em turismo inspirado em filmes e séries de televisão. Espanha, que tem servido de cenário a grandes produções internacionais como Game of Thrones, La Casa de Papel, Elite, Black Mirror ou os filmes de Almodóvar, tornou-se um destino de eleição neste novo nicho turístico.
Este fenómeno deu origem ao crescimento do chamado turismo cinematográfico e televisivo, com muitos visitantes a procurarem os locais onde foram filmadas as suas produções favoritas. “Antes, apenas os fãs mais dedicados viajavam até, por exemplo, ao sul de Espanha para ver os cenários dos Westerns ou a Sevilha de Star Wars. Mas agora esta tendência está a crescer”, explica Diego Santos, professor na EAE Business School, em Madrid.
O estudo Spain of Film: trends in cinematographic tourism, o primeiro sobre este tema no país, confirma essa evolução, segundo refere a Euronews. Quatro em cada dez pessoas afirmam que a cultura é uma das principais razões para viajar, e uma em cada dez já organizou uma escapadinha para um local ligado ao cinema ou à televisão.
O que dizem os especialistas
Ana Alonso, fundadora da The Travelling Set, primeira consultora espanhola especializada em turismo cinematográfico, destaca: “O potencial de crescimento é enorme, sobretudo com a influência das plataformas de streaming, que despertam o interesse de milhões de espectadores pelas paisagens e culturas que veem no ecrã.”
Segundo o estudo, Madrid é a cidade mais associada a filmes e séries durante as visitas turísticas (28,1%), seguida por Almería (22,6%) e Sevilha (15,3%). No entanto, Alonso defende que o país ainda tem um longo caminho a percorrer: “Precisamos de criar uma oferta profissional e promovê-la. Estamos um pouco como no início do enoturismo.”
Uma indústria própria
O turismo cinematográfico está em plena expansão e já começa a criar a sua própria indústria. “A ideia não é só visitar os locais de filmagem, mas integrar o cinema na narrativa da cidade”, explica Aubry Minotti, fundador da Lorens, empresa que colabora com agências de viagens e operadores turísticos.
As propostas são variadas e incluem projeções noturnas, jantares temáticos, visitas a figurinos, workshops e até atividades de grupo com temática cinematográfica. “Através do turismo de ecrã, podemos abordar a cultura, a gastronomia, o património natural e, claro, o próprio cinema”, sublinha Alonso.
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A diversidade paisagística de Espanha
Espanha tem longos dias de sol, invernos suaves e uma grande diversidade de paisagens, fatores que a tornam atrativa para as produções internacionais. Já nos anos 60, o deserto de Tabernas, em Almería, foi palco dos famosos westerns de Sergio Leone, como “O Bom, o Mau e o Vilão”.
“Há décadas que Espanha tira partido do cinema para promover o turismo”, afirma Santos. “Mas agora, com os desafios de um turismo excessivo, estes nichos ajudam-nos a desviar os visitantes de zonas sobrelotadas para outros locais igualmente interessantes.”
Incentivos fiscais do governo espanhol
Para atrair mais produções, o governo espanhol oferece incentivos fiscais desde 2020: 30% de crédito para o primeiro milhão de euros gasto e 25% para os valores seguintes. Também foram simplificados os processos para filmagens e vistos. Atualmente, estas produções geram um impacto económico de 1,32 mil milhões de euros, de acordo com a Spain Film Commission.
A importância crescente deste setor levou à organização do primeiro congresso europeu de turismo cinematográfico, que se realizará em breve em Espanha.
Ao mesmo tempo que aumentam os protestos contra o turismo de massas em várias cidades espanholas, devido ao impacto negativo na habitação e na vida dos residentes, com alguns episódios extremos, como turistas molhados com pistolas de água em Barcelona, o que demostra o descontentamento local, para Alonso, o turismo ligado ao cinema poderá ser uma alternativa mais sustentável: “Não está dependente de uma época específica do ano e permite redistribuir os visitantes por zonas menos exploradas.”
Minotti concorda: “Claro que os turistas querem ver os monumentos principais. Mas quando os levamos a locais secundários ligados ao cinema, são muitas as surpresas.”
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