Por ocasião do 40.º aniversário do espaço Schengen, a Comissão Europeia vai oferecer 40 mil passes de viagem a jovens europeus através da iniciativa DiscoverEU, integrada no programa Erasmus+. A ação pretende celebrar a mobilidade e a unidade europeia, proporcionando aos participantes a oportunidade de “descobrir a Europa”, segundo o executivo comunitário.
De acordo com a Comissão, “os jovens nascidos entre 1 de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2007 poderão candidatar-se a um passe de viagem”, devendo preencher um breve questionário sobre a União Europeia disponível no Portal Europeu da Juventude.
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de viajar gratuitamente até 30 dias, entre 1 de março de 2026 e 31 de maio de 2027, e receberão ainda um cartão de descontos válido em transportes, cultura, alojamento, alimentação, desporto e outros serviços em 36 países europeus.
“Os titulares do passe poderão planear os seus próprios itinerários ou inspirar-se nos já existentes”, explica a Comissão, destacando opções como o Itinerário do Novo Bauhaus Europeu, que percorre cidades sustentáveis e inclusivas, e o Itinerário Verde DiscoverEU, que leva os jovens a destinos com boas práticas ambientais, como as Capitais Verdes Europeias e as cidades que lideram a Missão Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes.
As candidaturas devem ser submetidas através do sítio DiscoverEU, entre as 11:00 de 30 de outubro e as 11:00 de 13 de novembro de 2025 (hora de Portugal continental). Podem concorrer jovens da União Europeia e de países terceiros associados ao Erasmus+.
A Comissão Europeia sublinha ainda que “os participantes com deficiência ou problemas de saúde receberão apoio durante as suas viagens, em consonância com os valores do programa Erasmus+ e da Ação de Inclusão DiscoverEU”, garantindo a possibilidade de viajar com acompanhantes sempre que necessário.
Leia também: Mais dinheiro para trabalhadores e pensionistas: Governo revela planos da Segurança Social para 2026
















