A seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas sagrou-se, este domingo, campeã europeia na vertente de 4×4, com forte marca algarvia graças aos atletas Rui Rodrigues e Gabriel Miranda, da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves.
Portugal conquistou o título em Vílnius, na Lituânia, ao vencer a França por 2-1, na final da primeira edição do Campeonato da Europa de equipas de quatro elementos, disputado entre 26 e 30 de novembro. A equipa orientada por Danilo Ferreira impôs-se na “negra”, com os parciais de 7-6, 9-10 e 7-0, encerrando a prova com um percurso perfeito: cinco vitórias em cinco jogos. Na decisão frente à seleção francesa, João Jerónimo foi o melhor marcador da partida, somando 14 golos, mais quatro do que Fatih Cuhadar, o jogador mais concretizador da equipa gaulesa. Antes da final, Portugal já tinha derrotado a França na terceira e última jornada do Grupo B, por 20, resultado que repetiu diante da Roménia e de Espanha. Nas meias-finais, disputadas na manhã de domingo, a equipa das quinas voltou a vencer por 2-0, desta vez frente à Croácia.
No jogo de atribuição da medalha de bronze, a anfitriã Lituânia bateu a Croácia por 2-1, ficando Portugal e França com o ouro e a prata, respetivamente. Com o acesso à final, a seleção portuguesa garantiu também a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, depois de ter sido sétima classificada na estreia mundial da modalidade, em 2024, no Egito.
O andebol em cadeira de rodas é disputado entre equipas mistas, à melhor de três parciais, com duas partes de 10 minutos cada. Na variante ACR4 (equipas de quatro atletas), em que Portugal se sagrou agora campeão europeu, é obrigatória a presença em campo, em permanência, de pelo menos uma mulher. Na variante ACR6 (seis atletas), a seleção nacional soma já um palmarés de referência: conquistou o Campeonato Mundial e Europeu de 2022, em Leiria, depois de uma medalha de ouro em 2018 e três de prata (2015, 2016 e 2019) na principal prova continental. Em São Bartolomeu de Messines, o triunfo foi vivido com especial orgulho.
“A nossa Casa do Povo está também de parabéns pelos nossos atletas Rui Rodrigues e Gabriel Miranda, e a nossa fisioterapeuta Daniela Faria”, que integrou igualmente a comitiva nacional, refere a CPSBM nas redes sociais, sublinhando o contributo decisivo do Algarve para este novo título europeu do andebol em cadeira de rodas português.
Leia também: Despeça-se deste peixe: restaurantes em Portugal podem deixar de o servir até meados de 2026
















