Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar ‘às secas’: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas serão as regiões afetadas

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de março

06:30 1 Março, 2026 13:31 28 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há vários avisos oficiais já publicados para interrupções e perturbações no abastecimento de água entre 2 e 4 de março, com casos confirmados em Moura (Beja), Valença e Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo), Almada e Costa da Caparica (Setúbal), Sesimbra (Setúbal), Cascais (Lisboa) e Aveiro e Ovar (Aveiro), além de um aviso nos Açores para Vila Franca do Campo (São Miguel).

A informação aqui reunida resulta de avisos divulgados por câmaras municipais, serviços municipalizados e entidades gestoras de água, com horários e arruamentos identificados. Como é habitual nestas situações, os períodos podem ser ajustados por motivos operacionais e podem surgir novas publicações ao longo dos próximos dias.

Nesta ronda de verificação, foi possível confirmar avisos sobretudo para 2, 3 e 4 de março. Para os dias 5 a 8 de março, os avisos podem existir localmente, mas não ficaram todos validados nesta compilação, pelo que se recomenda a consulta dos canais oficiais da área de residência antes de planear tarefas que dependam de água.

Dia 2 de março (segunda-feira)

Está prevista interrupção do abastecimento de água das 09:00 às 12:00 em todo o aglomerado da Estrela, no distrito de Beja | Moura. No mesmo dia, há também trânsito interdito na Rua do Meirinho das 08:30 às 16:00, devido a intervenção associada aos trabalhos.

A Águas do Alto Minho informa para perturbação com possibilidade de interrupção em parte da freguesia de Cristelo Côvo (Valença) entre as 08:30 e as 11:00. No concelho de Vila Nova de Cerveira, está igualmente indicada perturbação com possibilidade de interrupção em parte da freguesia de Sopo entre as 09:00 e as 11:00.

Dia 3 de março (terça-feira)

Está anunciada interrupção das 09:00 às 12:00 na Rua Padre Mário Lopes (números pares), Rua Hermínio do Nascimento, Rua Augusto Machado e Rua António Pinheiro, no Distrito de Setúbal | Almada (Costa da Caparica).

Há também aviso para interrupção das 14:00 às 17:00 na Rua Fernão Lourenço (números pares, do n.º 86 ao n.º 96) e Avenida do Cristo Rei (números pares, do n.º 46 ao n.º 54), no Distrito de Setúbal | Almada (cidade).

Ainda no Distrito de Setúbal | Sesimbra (Boa Água 1), está prevista interrupção das 08:00 às 12:30 na Rua de Nossa Senhora da Boa Água, por trabalhos na rede.

Dia 3 de março (terça-feira) — outros pontos do país e Regiões Autónomas

Distrito de Lisboa | Cascais (Amoreira, Alcabideche)

Está indicada interrupção das 09:00 às 13:00 na Rua Rio Costa, Avenida Ultramar, Rua Dom Bosco, Rua São Gabriel, Rua São Vicente e Travessa Rio Costa.

Distrito de Aveiro | Aveiro (Glória e Vera Cruz)

Há aviso para interrupção das 06:30 às 10:00 na Rua de Sá, Travessa do Picadeiro, Viela da Folsa e num troço da Avenida Nossa Senhora da Alegria (com numeração especificada no aviso).

Distrito de Castelo Branco | Vila Velha de Ródão (Vale da Bezerra)

Está prevista interrupção das 08:30 às 12:00 na povoação de Vale da Bezerra, por motivo de limpeza e desinfeção do reservatório.

Região Autónoma dos Açores | São Miguel (Vila Franca do Campo)

Encontra-se publicado aviso para interrupção das 09:00 às 12:00 na zona baixa da vila, desde a Rua Padre Manuel José Pires até à Rua da Calçada, devido a trabalhos na rede.

Dia 4 de março (quarta-feira)

Há aviso para interrupção das 00:00 às 04:30 na Rua Ferreira Meneres, entre os n.os 1 e 81, no distrito de Aveiro | Ovar (Rua Ferreira Meneres).

E entre 5 e 8 de março?

Até à data desta verificação, os avisos oficiais que foi possível confirmar com detalhe (horário e arruamentos) concentram-se sobretudo entre 2 e 4 de março, com um caso adicional a 4 de março em Ovar. Ainda assim, podem existir outras interrupções ou perturbações anunciadas localmente (e novas publicações podem surgir a qualquer momento), pelo que a recomendação é confirmar no canal oficial do município/entidade gestora da sua zona.

Recomendações práticas para minimizar transtornos

Quando há aviso de interrupção, é prudente garantir água para consumo e higiene básica (incluindo animais), evitar lavar roupa ou usar máquinas de lavar loiça perto do horário previsto e, se possível, antecipar banhos e cozinhas. Após a reposição, pode ocorrer turvação momentânea; nesses casos, costuma ajudar deixar correr a água alguns minutos e evitar consumo até estabilizar.

Para quem vive em prédio, convém confirmar se há depósitos/pressurização interna que possam prolongar o impacto mesmo depois da reposição na rede pública. Em estabelecimentos, creches e serviços, é aconselhável rever horários e ter um plano simples para sanitários e limpeza.

Leia também: Frente fria chega a Portugal e traz “chuva de lama” e trovoada a partir desta hora: estas serão as regiões mais ‘castigadas’

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Europa Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem praias nem restaurantes: alemães entregam prémio ao Algarve e este foi o motivo

14:40 31 Maio, 2026 15:01 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Algarve voltou a entrar nas listas internacionais, mas desta vez o destaque não tem ligação direta às praias

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma viragem no tempo em Portugal: jato polar pode trazer chuva, vento e descida da temperatura nesta data

06:00 31 Maio, 2026 10:39 30 Maio, 2026 | João Luís

Junho pode trazer uma mudança no tempo em Portugal: corrente de jato polar pode trazer chuva, vento e temperaturas mais amenas

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Recusa de água da torneira. Crédito: Foto AI
Nacional

Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

19:40 31 Maio, 2026 17:20 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cafés, restaurantes, bares e hotéis têm regras próprias sobre a água da torneira grátis para clientes, segundo a legislação portuguesa

Praia deserta. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Longe da confusão, conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão

16:00 30 Maio, 2026 13:06 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Além da água transparente e da areia fina e dourada, e da vista, esta praia deserta do Algarve possui uma flora rica, com variadas espécies de aves

Picada de alforreca. Crédito: Foto AI
Nacional, Saúde

Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar

18:20 31 Maio, 2026 17:08 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Se for picado por uma alforreca na praia, há procedimentos recomendados e erros comuns que deve evitar nos primeiros minutos

Vista sobre o bairro de Alfama, em Lisboa.
Mundo, Nacional

Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

18:00 31 Maio, 2026 18:09 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A cidade portuguesa é a mais habitável do mundo para expatriados, num ranking internacional que avaliou custo de vida, segurança, saúde, qualidade do ar e facilidade de integração

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Últimas Notícias

  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
  • Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
    Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios
  • Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
    Atenção se vai à praia: saiba o que fazer se tocar numa alforreca e que erros deve evitar
  • Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados
    Britânicos consideram esta cidade portuguesa como a melhor do mundo para expatriados

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal