Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Crianças a sair da escola devido a mau tempo. Crédito: Freepik AI
Crianças a sair da escola devido a mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria chega a Portugal e traz “chuva de lama” e trovoada a partir desta hora: estas serão as regiões mais ‘castigadas’

A nova frente fria entra em Portugal continental na madrugada de segunda-feira, com trovoada e possível “chuva de lama”. Saiba a partir de que horas começa e que regiões podem sentir maior impacto

11:30 28 Fevereiro, 2026 17:24 27 Fevereiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma nova frente fria vai atingir Portugal continental na madrugada de segunda-feira, dia 2, com chegada prevista a partir das 06:00 no Noroeste do país. A precipitação poderá ser acompanhada de trovoada e, em algumas regiões, de “chuva de lama”, devido à possível presença de poeiras do Saara na atmosfera.

De acordo com o Meteored, o sistema frontal associado a uma depressão será mais ativo do que o que atravessou o território na sexta-feira anterior. A entrada da frente deverá ocorrer pelas primeiras horas da manhã de segunda-feira, começando pelo Minho e Douro Litoral.

Segundo a mesma fonte, a precipitação poderá ser pontualmente moderada nestas regiões, estendendo-se posteriormente ao litoral entre Aveiro e Coimbra. Ao longo do dia, a instabilidade deverá progredir de oeste para leste, atravessando todo o território continental.

A partir das 06:00 no Noroeste

Os mapas de previsão indicam que o Noroeste e o litoral Centro serão as primeiras zonas a registar chuva. Durante a manhã, a precipitação deverá apresentar caráter contínuo e relativamente persistente.

De acordo com o site, ao longo da tarde o regime tenderá a evoluir para aguaceiros, podendo assumir natureza convectiva em alguns locais do Centro e Sul.

A possibilidade de trovoada não é excluída, embora o Meteored sublinhe que existe incerteza quanto à localização e intensidade dos fenómenos. Em situações pontuais, poderá também ocorrer granizo.

Poeiras podem transformar chuva em lama

Paralelamente, poderá verificar-se uma intrusão de poeiras do Saara. Segundo a publicação, um centro de baixas pressões posicionado entre Argélia e Marrocos poderá favorecer o transporte de partículas em suspensão para a Península Ibérica.

Se a precipitação coincidir com maior concentração de poeiras, sobretudo na segunda metade do dia, poderá ocorrer o fenómeno conhecido como “chuva de lama”. O céu poderá adquirir tonalidades esbranquiçadas, acastanhadas ou alaranjadas.

A intensidade desta intrusão dependerá da trajetória da baixa pressão no Norte de África, o que introduz alguma variabilidade nas previsões.

Fim de semana estável antes da mudança

Até à chegada da frente, o fim de semana deverá manter-se estável em Portugal continental, sob influência de altas pressões.

Para sábado e domingo, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com arrefecimento noturno acentuado. No sábado, destaca-se a descida das temperaturas mínimas e a persistência de vento de Norte. No domingo, as máximas deverão subir e o vento rodará para Leste.

A frente prevista para segunda-feira poderá posteriormente evoluir para uma depressão isolada em altitude, frequentemente designada por gota fria, com impacto ainda por definir para o resto da semana.

Depois de dias marcados por estabilidade, a madrugada de segunda-feira poderá assinalar uma mudança significativa no estado do tempo, com chuva, possível trovoada e um elemento adicional que poderá deixar marcas visíveis nos veículos e superfícies expostas.

Leia também: Meteorologista avisa: poeiras do Saara e “chuva de lama” vão ‘atingir’ Portugal nestes dois dias

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Algarve Tempo

Vai à praia no Algarve? Veja como vai estar a temperatura da água nos próximos dias

17:40 20 Junho, 2026 17:18 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperatura da água do mar no Algarve deverá manter-se fresca nos próximos dias, com valores próximos dos 18 ºC a 19 ºC em várias praias

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Bandeira axadrezada na praia. Crédito: Magnific AI
Nacional Vida & Lazer

Viu uma bandeira axadrezada na praia? Saiba o que significa e que cuidados deve ter

18:14 20 Junho, 2026 18:10 20 Junho, 2026 | Luís Santos

A bandeira axadrezada pode surgir nas praias portuguesas e há cuidados que deve conhecer antes de entrar na água

Algarve Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Opinião Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Algarve, Tempo

Vai à praia no Algarve? Veja como vai estar a temperatura da água nos próximos dias

17:40 20 Junho, 2026 17:18 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperatura da água do mar no Algarve deverá manter-se fresca nos próximos dias, com valores próximos dos 18 ºC a 19 ºC em várias praias

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Bandeira axadrezada na praia. Crédito: Magnific AI
Nacional, Vida & Lazer

Viu uma bandeira axadrezada na praia? Saiba o que significa e que cuidados deve ter

18:14 20 Junho, 2026 18:10 20 Junho, 2026 | Luís Santos

A bandeira axadrezada pode surgir nas praias portuguesas e há cuidados que deve conhecer antes de entrar na água

Algarve, Política

Ana Paula Martins candidata-se à liderança da concelhia do PS de Tavira

14:50 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A candidata defende uma estrutura partidária “unida, participativa e aberta a todos os militantes” e promete reforçar a ligação do partido à comunidade

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Opinião, Saúde

Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

07:30 20 Junho, 2026 19:49 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Manter uma rotina de cuidado, evitar fatores desencadeantes e procurar ajuda dos profissionais de saúde é fundamental para controlar sintomas e ter melhor qualidade de vida"

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

António Rosa.
Algarve

“Maior trauma da minha vida”: ex-concorrente do Casados à Primeira Vista é detido no Mercado de Faro e ‘culpa’ o filho pela noite na cela

18:50 19 Junho, 2026 13:13 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de sair de "Casados à Primeira Vista", António Rosa diz ter vivido o momento mais duro da sua vida, numa detenção inesperada em Faro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crocodilo. Crédito: magnific
Animais, Europa

Criança de 3 anos gravemente ferida após ser atirada aos crocodilos em Inglaterra: suspeito foi detido

19:50 19 Junho, 2026 16:25 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A criança de três anos ficou gravemente ferida depois de ter sido atirada para o recinto dos crocodilos num jardim zoológico em Inglaterra

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A sua planta parece saudável? Há um erro comum na rega que pode estar a passar despercebido

18:30 19 Junho, 2026 18:15 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Folhas caídas nem sempre significam falta de água. Há sinais menos óbvios que podem revelar se está a regar as plantas da forma errada

Últimas Notícias

  • Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí uma ‘brasa’ com temperaturas até 42 ºC: calor aperta a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • “Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”
    “Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”
  • Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • Portugal vai ter cortes de água prolongados nestas datas: veja as regiões afetadas
    Portugal vai ter cortes de água prolongados nestas datas: veja as regiões afetadas
  • Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente
    Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

Opinião

  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal