Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Os cucos e o comboio do Algarve à Europa | Luís Graça na Tribuna Parlamentar

A opinião de Luís Graça, deputado do PS eleito pelo Algarve: “A proposta de alteração ao Orçamento de Estado apresentada pelas deputados do PSD Algarve segue o comportamento dos cucos”

13:00 3 Dezembro, 2022 09:12 17 Março, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Plano Nacional Ferroviário, colocado em discussão pública pelo Governo de António Costa inscreve um dos mais importantes investimentos em termos de mobilidade e competitividade futura do Algarve para o qual devemos convergir o nosso apoio coletivo.

A ligação ferroviária à Andaluzia, prevista no Plano Nacional Ferroviário, permitirá que o Algarve fique ligado por comboio à Europa e ao grande corredor transeuropeu do Mediterrâneo, que termina na Hungria mas também a outro eixo ferroviário, conhecido pelo corredor de mercadorias ou do Atlântico, até à Alemanha.

A ligação ferroviária à Andaluzia, um velho sonho do Algarve que ficou fortemente adiada com a decisão tomada pelo PSD de Cavaco Silva de construir a Ponte Internacional do Guadiana sem prever a possibilidade da travessia do comboio, assume uma importância estratégica para a nossa economia, tendo em conta que a Comissão Europeia pretende que as deslocações internas, de 300 até mesmo 600 quilómetros, privilegiem o transporte ferroviário em detrimento do avião.

Luís Graça, deputado do PS eleito pelo Algarve
[email protected]

“A proposta de alteração ao Orçamento de Estado apresentada pelas deputados do PSD Algarve segue o comportamento dos cucos”

É uma escolha com base na diminuição da pegada carbónica, estima-se que o comboio emita entre 14 e 27 vezes menos CO2 do que o transporte aéreo, e que visa contribuir para o combate às alterações climáticas na Europa.

A ligação a Sevilha e a continuação desta linha de alta velocidade de Faro até Lisboa, com a obrigação da terceira travessia sobre o rio Tejo, passando por Beja, Évora para além de estabelecer uma nova ligação do Algarve à capital de Portugal, permite ao sul do país, designadamente Faro, Beja e Évora constituírem-se enquanto vértice do  corredor do Atlântico, via Badajoz – Madrid até Mannhein na Alemanha.

Da Hungria até Faro, passando por Sevilha e de Faro até à Alemanha, passando por Lisboa. Um comboio do Algarve para toda a Europa.

Ainda na ferrovia, o Governo propõe que seja também efetuado um investimento na atual linha de comboio Tunes-Lisboa, estimado em 200 milhões de euros, capaz de diminuir a viagem em 30 minutos, mantendo uma ligação Algarve a Lisboa que para além de servir melhor todo o Barlavento do Algarve mantém uma capilaridade de paragens que a alta velocidade não permite.

Estes são investimentos estruturantes que nos devem mobilizar e que devem ser apoiados por todos, independentemente de questões partidárias. Os algarvios merecem que sobre este assunto pensemos todos no Algarve enquanto região e que durante a discussão pública do Plano Nacional para a Ferrovia afirmemos o nosso apoio unânime aos investimentos nele previstos para o Algarve e para o grande sul de Portugal.

Os Cucos e o Orçamento de Estado

Uma última nota. Os cucos são conhecido por colocarem os seus ovos no ninho de outros pássaros que os criam pensando serem seus… a proposta de alteração ao Orçamento de Estado apresentada pelas deputados do PSD Algarve segue o comportamento dos cucos… de que serve o PSD propor em novembro a inscrição na Lei do Orçamento de Estado para 2023 do novo Hospital Central do Algarve se em setembro passado o Governo já havia aprovado a constituição de uma Parceira Público Privada para a sua construção? Cucos…

O velho hospital de Lagos tem nova casa | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
Cultura e qualificações. Duas boas notícias | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
Este é o tempo de avançar! Não façamos do nosso hospital o aeroporto de Lisboa | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
O NOVO HOSPITAL TEM ORDEM PARA AVANÇAR | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
AS FAMÍLIAS PRIMEIRO | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
POBRE DISCURSO | Tribuna Parlamentar de Luís Graça
A produção artística e o património como identidade e economia | Tribuna Parlamentar de Luís Graça
Construir habitação para a classe média, os trabalhadores e os jovens | Tribuna Parlamentar de Luís Graça

O regresso do velho PSD e do centralismo | Tribuna Parlamentar de Luís Graça
Um Orçamento bom para as pessoas [Tribuna Parlamentar de Luís Graça]
200 milhões de euros para garantir água e futuro ao Algarve [Tribuna Parlamentar de Luís Graça]

Mulher no banco.
Economia Nacional

Portugueses ‘correm’ atrás dos Certificados de Aforro: há 2 anos que as poupanças aumentam todos os meses

16:50 23 Outubro, 2026 14:57 23 Outubro, 2026

Os certificados de aforro continuam a atrair as poupanças das famílias portuguesas, levando o Governo a aumentar os limites de emissão

Algarve

Lagoa aprova alteração ao PDM para permitir construção de 743 habitações em Estômbar e Parchal

09:30 23 Outubro, 2026 09:21 23 Outubro, 2026

Projeto prevê 743 habitações em 12 hectares no Calvário, das quais 520 a preços acessíveis, através de investimento privado e alteração ao PDM

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Cultura Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Portugueses ‘correm’ atrás dos Certificados de Aforro: há 2 anos que as poupanças aumentam todos os meses

16:50 23 Outubro, 2026 14:57 23 Outubro, 2026

Os certificados de aforro continuam a atrair as poupanças das famílias portuguesas, levando o Governo a aumentar os limites de emissão

Algarve

Lagoa aprova alteração ao PDM para permitir construção de 743 habitações em Estômbar e Parchal

09:30 23 Outubro, 2026 09:21 23 Outubro, 2026

Projeto prevê 743 habitações em 12 hectares no Calvário, das quais 520 a preços acessíveis, através de investimento privado e alteração ao PDM

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Cultura, Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Últimas Notícias

  • Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
    Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa
  • Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
    Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
  • Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
    Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
  • Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
    Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
  • Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos
    Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal